Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/47
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégia empresarial e vantagem competitiva na produção de cafés especiais
Título(s) alternativo(s): Business strategy and competitiva advantage in the production of specialty coffees
Autor: Giacchetta, Jerônimo 
Primeiro orientador: Miranda, José Messias
Primeiro membro da banca: Pozo, Osmar Vicente Chevez
Segundo membro da banca: Barbosa, Wellington Marota
Resumo: Analisou-se uma empresa que atua no setor de produção de cafés especiais, levantando-se os principais aspectos relativos à gestão estratégica da empresa na busca de se obter vantagem competitiva no mercado de cafés especiais. A análise foi realizada na Fazenda Ponto Alegre, empresa constituída para atuar com fins específicos de empresa rural. A Fazenda se localiza no município de Cabo Verde, bairro Coelhos, estado de Minas Gerais. Para a análise da empresa usou-se o método da entrevista semiestruturada, onde os entrevistados foram orientados por dois questionários com um roteiro básico. Um questionário foi voltado para como eram os métodos de trabalho e gestão da empresa quando se produzia cafés tipo commodities, até o ano de 1992, o outro abordou a situação atual da empresa, na produção de cafés especiais. Os questionários foram a base para uma análise comparativa do que mudou nas duas abordagens e o que isto trouxe de vantagens e desvantagens no negócio. De acordo com as informações levantadas através dos questionários e do modelo de extração das cinco forças competitivas, a Fazenda Ponto Alegre utilizou estratégia empresarial para se posicionar de maneira diferenciada no mercado de cafés especiais, alcançando o objetivo de se conseguirem as fontes de vantagem competitiva no meio empresarial como reputação, marca, produto de qualidade superior e geração de valor ao cliente. A fazenda Ponto Alegre é hoje reconhecida pelo mercado comprador de cafés especiais como um fornecedor de confiança, o que contribuiu para que a empresa continuasse na sua atividade, sendo um destaque de excelência que gerou valor aos seus proprietários e aos seus colaboradores.
Abstract: A company engaged in special coffee production was evaluated regarding the main aspects of the strategic business management in order to obtain competitive advantage in the specialty coffee market. The research was conducted at Fazenda Ponto Alegre, in the rural area of the city of Cabo Verde, Coelhos district, state of Minas Gerais, Brazil. A semi-structured interview was carried out when the interviewees were instructed by two questionnaires with a basic guide. One of the questionnaires asked about the work methods and business management at the time when the farm used to produce commodity-type coffees before 1992; the other approached the present situation of the company in the specialty coffee production. Based on the questionnaires, a comparative analysis of the two approaches was made to verify the business advantages and disadvantages. According to information gathered through questionnaires and extraction models of the five competitive forces, the Fazenda Ponto Alegre used sound business strategies to position themselves ahead of the competition in the special coffee market, reaching the goal of getting competitive advantage in business, such as reputation, brand, top quality product, and customer value. The Ponto Alegre farm is recognized by the specialty coffee buyers as a reliable supplier, which contributed for the company to continue their activity in being a model of excellence that generated value to their owners and collaborators.
Palavras-chave: estratégia de negócios
café especial
vantagem competitiva
business strategy
specialty coffee
competitive advantage
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Jose do Rosario Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Ciências Agrárias
Programa: Programa de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária
Citação: GIACCHETTA, Jerônimo. Business strategy and competitiva advantage in the production of specialty coffees. 2011. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Jose do Rosario Vellano, Alfenas, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/47
Data de defesa: 6-Jul-2011
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JeronimoGiacchetta-dissertacao.pdf120,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.