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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de curso semipresencial sobre metodologias ativas para preceptores do ensino em saúde.
Autor: Brandão, Fabrizia Reis Pinto 
Primeiro orientador: Dias, Ruth Borges
Primeiro membro da banca: Pereira, Alexandre de Araújo
Segundo membro da banca: Souza, Nathan Mendes
Resumo: Introdução. A formação dos profissionais de saúde é um processo contínuo e desafiador, que requer a adoção de metodologias eficazes para o ensino e aprimoramento dos futuros profissionais. Nesse contexto, as metodologias ativas têm se destacado como abordagens inovadoras que promovem a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades práticas e a construção de conhecimentos significativos. Os preceptores são fundamentais na formação dos estudantes, justificando a oferta de suporte e orientação a esses profissionais. Objetivo: propor um curso semipresencial sobre metodologias ativas de ensino para preceptores do ensino em saúde. Metodologia: o desenvolvimento da proposta de um curso foi realizado em duas etapas. A primeira parte foi composta por uma revisão de escopo para mapear as metodologias ativas para cenários reais do ensino em saúde. Na segunda etapa, os pesquisadores construíram uma proposta de curso híbrido, a partir das metodologias encontradas na revisão de escopo, utilizando o referencial metodológico do modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate) para estruturar esta proposta. Resultados e discussão. A revisão de escopo evidenciou oito tipos diferentes de metodologias ativas nos estudos selecionados, as quais compuseram a proposta do curso. Foram abordadas as seguintes temáticas a partir de três módulos teórico-práticos: 1) Cenário real de prática do ensino em saúde. 2) Metodologias ativas de aprendizagem para cenário real do ensino em saúde; 3) Planejamento de metodologias ativas de ensino em saúde para cenários reais de acordo com os objetivos de aprendizagem; 4) Estratégias para a prática do ensino em saúde no cenário real. Desta forma, propôs-se um curso híbrido para preceptores do ensino em saúde, que foi baseado no referencial teórico da revisão de escopo. Conclusão. A proposta do curso semipresencial possibilitou o fortalecimento das competências pedagógicas dos preceptores, capacitando-os para aplicar, efetivamente, as metodologias ativas, no contexto da prática em saúde. Desta forma, a capacitação pode contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de saúde.
Abstract: Introduction: The training of healthcare professionals is an ongoing and challenging process that requires the adoption of effective methodologies for teaching and enhancing future professionals. In this context, active methodologies have stood out as innovative approaches that promote active student participation, the development of practical skills, and the construction of meaningful knowledge. Preceptors play a fundamental role in student training, justifying the provision of support and guidance to these professionals. Objective: to propose a blended course on active teaching methodologies for healthcare preceptors. Methodology: the development of the course proposal was carried out in two stages. The first part consisted of a scoping review to map active methodologies for real-world healthcare education scenarios. In the second stage, the researchers constructed a hybrid course proposal based on the methodologies found in the scoping review, using the methodological framework of the ADDIE model (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate) to structure this proposal. Results and discussion: The scoping review evidenced eight different types of active methodologies in the selected studies, which composed the course proposal. The following topics were addressed through three theoretical-practical modules: 1) Real practice scenario in healthcare education. 2) Active learning methodologies for real-world healthcare education scenarios; 3) Planning active teaching methodologies in healthcare for real-world scenarios according to learning objectives; 4) Strategies for healthcare teaching practice in the real world setting. Thus, a blended course was proposed for healthcare preceptors, based on the theoretical framework of the scoping review. Conclusion: The proposal for the blended course allowed the strengthening of pedagogical skills for preceptors, enabling them to effectively apply active methodologies in the context of healthcare practice. Therefore, this training can contribute to improving the quality of healthcare student education.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Educação médica
Docentes de Medicina
Preceptores
Estudo e ensino (Estágio)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: BRANDÃO, Fabrizia Reis Pinto. Proposta de curso semipresencial sobre metodologias ativas para preceptores do ensino em saúde. 2023. 76 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano, Belo Horizonte.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/337
Data de defesa: 25-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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