Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/331
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolha da especialidade médica: revisão integrativa da realidade nacional e o Instrumento SCIB
Autor: Caldeira, Renata Maria Ramos 
Primeiro orientador: Pereira, Alexandre de Araújo
Primeiro membro da banca: Toledo Junior, Antonio Carlos de Castro
Segundo membro da banca: Soares, Taciana de Figueiredo
Resumo: Introdução: a escolha da especialidade médica entre estudantes de Medicina depende de vários fatores e pode ser uma tarefa árdua. Por isso, estratégias de aconselhamento devem ser investigadas. No entanto, a literatura nacional não tem dado importância para esse tema. Objetivo: analisar como a literatura em educação médica brasileira tem tratado o tema da escolha da especialidade médica nos últimos dez anos. Além disso, introduzir, como experiência inicial e inédita em nível nacional, o questionário SCIB (Special Choice Inventory – Brasil) em escolas médicas de Minas Gerais para verificar a aceitação e avaliar a opinião dos alunos quanto ao seu uso enquanto instrumento facilitador na escolha da especialidade médica. Materiais e Métodos: a primeira etapa consistiu na realização de revisão integrativa da literatura nacional e a segunda etapa da aplicação on-line dos questionários pré-SCIB, SCIB e pós-SCIB aos alunos dos dois últimos anos dos cursos de Medicina do Estado de Minas Gerais. Resultados: os 15 artigos levantados na revisão foram divididos e discutidos dentro de três eixos temáticos: Perfil do profissional médico de determinada especialidade, Intervenções Curriculares e Fatores determinantes na escolha da especialidade médica. Houve uma baixa adesão de resposta do questionário SCIB (n = 31) relacionada às limitações nas estratégias de recrutamento impostas pela pandemia bem como pelo desconhecimento da importância desse tipo de ferramenta. Conclusão: o processo de escolha da especialidade médica é um processo multifatorial e contínuo relacionado com o autoconhecimento do futuro profissional e ao papel do tutor. A aplicação do questionário SCIB teve boa aceitação por parte dos alunos e essa experiência inicial e inédita deve servir como base para outros estudos mais aprofundados sobre a inserção dessa e de outras ferramentas padronizadas nas escolas médicas para subsidiar o processo de escolha da especialidade médica.
Abstract: Introduction: the choice of a medical specialty by Medicine students depends on several factors and can be a difficult task. Thus, counseling strategies must be investigated. In spite of that, Brazilian scientific literature has not given importance to this topic. Objective: analyze how the Brazilian medical education literature has dealt with the topic of choosing a medical specialty in the last decade. Moreover, the study aimed to introduce, as an initial and unprecedented experience at the national level, the SCIB (Special Choice Inventory - Brazil) questionnaire in medical schools in Minas Gerais so as to verify its acceptance and evaluate students' opinions regarding the use of this instrument as a facilitator in the choice of the medical specialty. Materials and Methods: the first stage consisted of conducting an integrative review of the national literature and the second one of an online application of the pre-SCIB, SCIB, and post- SCIB questionnaires to students in the last two years of medical courses in the state of Minas Gerais. Results: the 15 articles used in the review were divided and discussed within three thematic axes: Profile of the medical professional of a given specialty, Curricular Interventions, and Determinant factors in the choice of medical specialty. A low response rate to the SCIB questionnaire (n = 31) was found to be due to the limitations in recruitment strategies imposed by the COVID-19 pandemic and by the lack of knowledge about the importance of this type of tool. Conclusion: the process of choosing a medical specialty is multifactorial, continuous, and related to the self-knowledge of the future professional and the role of the tutor. The application of the SCIB questionnaire was well accepted by students and this initial and unprecedented experience should serve as a basis for further studies on the insertion of this questionnaire and other standardized tools in medical schools to support the process of choosing a medical specialty.
Palavras-chave: Escolha profissional
Especialidade Médica
Educação Médica
Medicina
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: CADEIRA, Renata Maria Ramos. Escolha da especialidade médica: revisão integrativa da realidade nacional e o Instrumento SCIB. 2021. 61 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Edson Antônio Velano, Belo Horizonte.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/331
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Renata Caldeira.pdfDocumento principal.950,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons