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http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/319
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeito da ferramenta cognitiva slow como estratégia para reduzir viés de confirmação diagnóstica em estudantes de medicina |
Autor: | Garcia, Leandro Diniz e ![]() |
Primeiro orientador: | Moura, Alexandre Sampaio |
Primeiro membro da banca: | Diehl, Leandro Arthur |
Segundo membro da banca: | Peixoto, José Maria |
Resumo: | Introdução: O viés cognitivo é uma importante fonte de erro de diagnóstico, mas é uma área desafiadora para aprender e ensinar. Até o momento, mais de 100 erros cognitivos foram descritos na literatura e pelo menos 38 na área médica. Dentre esses vieses, destacamos o viés de confirmação, também chamado de viés confirmatório ou de tendência de confirmação, que é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais. Objetivos: Verificar o potencial efeito de uma ferramenta de força cognitiva, conhecida como SLOW, na redução de viés cognitivo de confirmação diagnóstica em alunos do 11º período de medicina durante a realização de casos clínicos enviesados. Métodos: Estudo experimental em estudantes de medicina do 11º período, comparando a acurácia diagnóstica na resolução de sete casos clínicos entre um grupo que utilizou a ferramenta cognitiva SLOW (GS) e um grupo controle (GC). Usando apenas casos elaborados com o objetivo de induzir viés de confirmação, ambos os grupos deveriam responder se confirmavam ou não o diagnóstico inicial da etapa 1 e apontando novo diagnóstico caso o diagnóstico inicial não fosse confirmado na etapa 2. Resultados: A acurácia diagnóstica geral, considerando o escore final, foi significativamente diferente entre alunos do GS quando comparados àqueles do GC (2,50 ± 1,47 vs 1,63 ± 1,28, respectivamente, p = 0,037), com os alunos do GS apresentando escores finais médios maiores que os do GC. Ao analisar o escore de confirmação do diagnóstico, observamos que o viés de confirmação ocorreu em 36,3% dos diagnósticos dados inicialmente no GS e em 39,2% no GC. Após a etapa analítica do experimento, os alunos do GC trocaram o diagnóstico inicial enviesado por um diagnóstico alternativo em apenas 9,1% dos casos; entre alunos do GS essa troca ocorreu em 25,0% dos casos analisados, sendo essa diferença estatisticamente significativa (p = 0,019) no GS. Conclusão: Evidenciou-se acurácia diagnóstica superior entre alunos que utilizaram a ferramenta cognitiva SLOW quando comparada à dos alunos do grupo controle, na resolução de casos clínicos construídos de forma a induzir viés de confirmação. |
Abstract: | Introduction: Cognitive bias is an important source of error of diagnostic, but it is a challenging area to learn and teach. Up to the moment, over than 100 cognitive errors have been described in the literature and at least 38 in the medical field. Among these biases, we highlight confirmation bias, also called confirmatory bias or confirmation bias, which is the tendency to remember, interpret or search for information in order to confirm or confirm initial beliefs or hypotheses. Goals: To verify the potential effect of a cognitive strength tool, known as SLOW in reducing the cognitive bias of diagnostic confirmation in the medical students of 11th period, comparing the diagnostic accuracy in the resolution of seven biased clinical cases. Methods: Experimental study in 11th-period medical students, comparing the diagnostic accuracy in solving seven clinical cases between a group that used the SLOW cognitive tool (GS) and a control group (CG). Using only cases elaborated with the objective of inducing confirmation bias, both groups should answer whether or not they confirmed the initial diagnosis in step 1 and indicating a new diagnosis if the initial diagnosis was not confirmed in step 2.Results: The verall diagnostic accuracy, considering the final score, was significantly different between students GS and students CG (2.50 ±1.47 vs 1.63 ± 1.28, respectively, p = 0.037), with students GS presenting final mean scores higher than those of the CG. When analyzing the diagnosis confirmation score, we observed that confirmation bias occurred in 36.3% of the diagnoses initially given in the SG and in 39.2% in the CG. After the analytical stage of the experiment, the CG students exchanged the initial biased diagnosis for an alternative diagnosis in only 9.1% of the cases; among GS students, this exchange occurred in 25.0% of the cases analyzed, this difference being statistically significant (p = 0.019) in the GS. Conclusion: Higher diagnostic accuracy was evidenced among students who used the cognitive tool SLOW when compared to students in the control group, in solving clinical cases constructed in order to induce confirmation bias. |
Palavras-chave: | Medicina clínica Cognição Educação em saúde |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade José do Rosário Vellano |
Sigla da instituição: | UNIFENAS |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
Citação: | GARCIA, Leandro Diniz e. Efeito da ferramenta cognitiva slow como estratégia para reduzir viés de confirmação diagnóstica em estudantes de medicina. 2022. 59 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano, Belo Horizonte. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/319 |
Data de defesa: | 6-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
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