Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/312
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos efeitos da introdução de videocasts assíncronos na motivação e na aprendizagem de estudantes do internato médico
Autor: Vieira, Fabio Pizzamiglio 
Primeiro orientador: Cardoso Júnior, Aloísio
Primeiro membro da banca: Afonso, Daniela Almeida Freitas
Segundo membro da banca: Peixoto, José Maria
Resumo: Introdução: Os sistemas educacionais estão passando por mudanças significativas, principalmente no que se refere ao ingresso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) enquanto recursos pedagógicos. Em tempos de isolamento social, o ensino a distância tem se mostrado cada vez mais presente nas instituições de ensino superior que antes adotavam modelos tradicionais no ambiente ensino-aprendizagem. Nesse contexto, avaliar a motivação e a aprendizagem pode contribuir para análise e decisão de uma proposta educacional mais eficiente. Objetivo: Avaliar a aprendizagem e a motivação de estudantes de medicina na disciplina de oftalmologia do internato médico por meio da comparação entre aulas tradicionais e videocasts. Metodologia: Trata-se de pesquisa experimental aplicada a 35 alunos do sétimo período do curso de medicina da UNIFENAS, em Alfenas (MG), em 2021. Nos experimentos, foi ministrada aula teórica tradicional (Grupo Tradicional - GT) e aula contendo videocasts (Grupo Videocast - GV) sobre o tema retinopatia diabética. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e ainda um pré-teste (PrT) antes da aula tradicional, sendo que posteriormente os grupos responderam ao Pós-teste 1 (PsT1) acerca desse modelo de aula. Após, os alunos foram divididos aleatoriamente nos grupos GT e GV, sendo que, após 7 dias, a esses grupos foi aplicado um segundo questionário Pós Teste 2 (PsT2). Por meio do questionário IMMS-BRV, as intervenções foram avaliadas no que concerne à motivação dos estudantes, bem como pela retenção do conhecimento (pós-teste imediato e tardio). Resultados: Não foram observadas diferenças significativas (p ? 0,05) em relação às notas obtidas no pré-teste (PrT) e no pós-intervenção (PsT2). No entanto, nas notas obtidas após a aula teórica (PsT1), foram identificados valores significativamente superiores no grupo GV quando comparado com o grupo GT. Quanto à motivação, em ambos os grupo de estudantes, GT e GV, ela encontrou-se elevada, não havendo diferença entre os grupos. Conclusão: A utilização de videocasts assíncronos na disciplina de oftalmologia, resultou em proficiência semelhante àquela obtida pela utilização dos materiais tradicionais de estudo. Houve elevada motivação no grupo de estudantes que utilizaram os videocasts bem como no grupo que foi exposto aos materiais tradicionais de ensino. Assim, ambas as formas de estudo poderão ser utilizadas, respeitando-se o perfil de aprendizagem de cada estudante.
Abstract: Introduction: Educational systems are undergoing significant changes, especially with refer to the admission of Technologies of Information and Communication (TsIC) as pedagogical resources. In times of social isolation, distance learning has been increasingly present in higher education institutions that previously adopted traditional models in the teaching-learning environment. In this context, evaluating motivation and learning can contribute to the analysis and decision of a more efficient educational proposal. Objective: To evaluate the learning and motivation of medical students in the ophthalmology discipline of the medical internship through the comparison between traditional classes and videocasts. Methodology: This is na experimental research applied to 35 students of the (7th) seventh period of the medical course at UNIFENAS, in Alfenas (MG), in 2021. In the experiments, traditional theoretical classes were given (Traditional Group – TG) and a class containing videocasts (Videocast Group – VG) about the topic of diabetic retinopathy. A sociodemographic questionnaire was applied, as well as a pre-test (PrT) before the traditional class, and later the groups answered the Post Test 1 (PsT1) about this class model. Afterwards, the students were randomly divided into the TG and GV groups, and after 7 days, a second questionnaire Post Test 2 (PsT2) was applied to these groups. Through the IMMS-BRV questionnaire, interventions were evaluated accord to student motivation, as well as knowledge retention (immediate and late post-test). Results: According to the study group no significant differences (p ≥ 0.05) were observed in relation to the scores obtained in the pre-test (PrT) and in the post-intervention (PsT2). However, in the grades obtained after the theoretical class (PsT1) significantly higher values were identified in the GV group when compared to the TG group. As for motivation, in both groups of students, TG and VG, it was found to be high, with no difference between the groups. Conclusion: The use of asynchronous videocasts in the ophthalmology discipline resulted in proficiency similar to that obtained by using traditional study materials. There was high motivation in the group of students who used the videocasts as well as in the group that was exposed to traditional teaching materials. Thus, both forms of study will be able to be used, respecting the learning profile of each student.
Palavras-chave: Motivação
Internato Médico
Educação Médica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: VIEIRA, Fabio Pizzamiglio. Avaliação dos efeitos da introdução de videocasts assíncronos na motivação e na aprendizagem de estudantes do internato médico. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano, Belo Horizonte.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/312
Data de defesa: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fábio Pizzamiglio Vieira (1).pdfDocumento principal7,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons