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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre formação médica e atenção primária: a percepção de gestores, profissionais e usuários do serviço de saúde
Autor: Soares, Luame Ramos e Santos
Primeiro orientador: Moura, Alexandre Sampaio
Primeiro coorientador: Reis, Claudiojanes dos
Primeiro membro da banca: Siqueira, Leila das Graças
Segundo membro da banca: Turci, Maria Aparecida
Resumo: Introdução: a interface entre saúde e educação é essencial para a formação médica e, em razão disso, as instituições de ensino estão adequando seus currículos de forma a inserir o aluno nos serviços de saúde desde os primeiros períodos do curso. A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que valorizam o sistema público de saúde como cenário principal de formação médica e o ensino baseado na comunidade tornam imperativos a interação ensino-serviço e o desenho de um currículo voltado às necessidades de saúde da população. Compreender a percepção de diferentes atores e partes interessadas na interação ensino-serviço é fundamental para o planejamento e execução adequada das atividades previstas no currículo médico. Objetivo: analisar a relação entre a formação médica e a atenção primária em saúde na percepção de gestores, profissionais e usuários do serviço. Metodologia: estudo de natureza qualitativa com abordagem fenomenológica, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas individuais em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com seis médicos, seis enfermeiros/gerentes e seis usuários. Entrevistou-se também o diretor de assistência à saúde e a coordenadora da atenção primária em saúde que atuam em um município do Norte de Minas Gerais. A análise dos dados foi feita pela técnica da análise de conteúdo baseada na categorização temática. Resultados: a interação ensino-serviço-comunidade mostra-se como uma importante estratégia para se alcançarem as mudanças apontadas pelas DCN na formação de profissionais médicos que atendam às necessidades sociais. O planejamento, a execução e a avaliação das ações desenvolvidas devem partir das necessidades de saúde local e incluir a participação de pessoas da comunidade, das equipes de saúde da família e da própria universidade em todas as suas etapas. Foi unânime na percepção dos entrevistados, em relação às características necessárias que definem o perfil do profissional, a formação pautada na humanização, no respeito à ética, que aplique a empatia para criar condições concretas para a formação de médicos capacitados ao cuidado integral, em todos os níveis de atenção. Para os gestores e profissionais é relevante à inserção dos estudantes nos serviços de saúde, desde o início do curso, uma vez que a vivência na atenção primária permite uma análise holística da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades além de torná-los mais resilientes. Para os usuários, a inserção dos estudantes nos campos de prática permitiu uma comunicação e aproximação mais eficazes com a equipe, atendimento mais acolhedor com responsabilidade ética e social com interesse a resolver a queixa do paciente. Conclusão: observa-se a necessidade de institucionalização da interação ensino- serviço-comunidade, bem como da valorização de iniciativas que dinamizem e flexibilizem o ensino em atividades multiprofissionais e interdisciplinares, a fim de que haja o envolvimento de todos os atores - docentes, discentes, profissionais de saúde, usuários e gestores, bem como o compromisso de todas as instituições envolvidas na modificação da formação médica e na transformação dos processos de atenção à saúde.
Abstract: Introduction: the interface between health and education is essential for medical training and, as a result, educational institutions are adapting their curricula in order to insert the student in the health services from the first periods of the course. The implementation of the National Curriculum Guidelines (DCN) which value the public health system as the main setting for medical training and the community-based on education that makes teaching- service interaction and the design of a curriculum geared to the population's health that needs imperative. Understanding the perception of different actors and those in the teaching-service interaction is essential for the proper planning and execution of the activities provided from the medical curriculum. Objective: analyzing the relationship between the medical education and the primary health care in the perception of service managers, professionals and users. Methodology: It is a qualitative study with a phenomenological approach, carried out through individual semi-structured interviews in the basic health units with six doctors, six nurses/managers and six users. The director of the health care and the coordinator of the primary health care who works in a municipality in the North of Minas Gerais who was also interviewed. Data analysis was performed by using the technique of analyzing content based on thematic categorization. Results: the teaching-service-community interaction is shown as an important strategy to achieve the changes pointed out by the DCN in the training of medical professionals who meet social needs. local health and include the participation of people from the community, family health teams and the university itself in all its stages. It was unanimous in the perception of the interviewees, in relation to the necessary characteristics which define the profile of the professional, training based on humanization, respect for ethics, applying for empathy to create concrete conditions for the training of physicians capable of comprehensive care, in all levels of attention. For managers and professionals, the inclusion of students in the health services from the beginning of the course is relevant, since the experience in primary care allows for a holistic analysis of the health of individuals, families and communities, in addition to making them more resilient. For the users, the inclusion of students in the fields of practice allows for more effective communication and approximation with the team, a more welcoming service with ethical and social responsibility, with an interest in resolving the patient's complaint.Conclusion: It is checked out that there is a need to institutionalize the teaching-service-community interaction, as well as the enhancement of initiatives that streamline and make teaching more flexible in multidisciplinary and interdisciplinary activities, so that there is the involvement of all actors - teachers, students , health professionals, users and managers, as well as the commitment of all institutions involved in modifying medical training and transforming health care processes.
Palavras-chave: Educação médica
Papel do médico
Relações comunidade e instituição
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: SOARES, Luame Ramos e Santos. A relação entre formação médica e atenção primária: a percepção de gestores, profissionais e usuários do serviço de saúde. 2021. 90F. Dissertação( Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano, Belo Horizonte.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/309
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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