Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/308
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentimentos estressores em estudantes de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem utilizando a simulação realística: uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): Stressful feelings in nursing students in the teaching-learning process using realistic simulation: a scope review
Autor: Gonçalves, Silvana Aparecida Tasso 
Primeiro orientador: Moura, Alexandre Sampaio
Primeiro membro da banca: Pereira, Alexandre de Araújo
Segundo membro da banca: Oliveira, Suelen Rosa de
Resumo: A simulação de alta fidelidade vem sendo cada vez mais utilizada no ensino da enfermagem com a finalidade de preparar melhor o aluno para as atividades práticas e estágios. Entretanto, esta estratégia educacional pode acarretar ansiedade e estresse nesses alunos durante a prática, com eventuais consequências para a saúde e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi compreender a ocorrência, fatores associados e efeito no desempenho acadêmico da presença de sentimentos estressores em alunos de graduação de enfermagem durante a simulação realística de alta fidelidade. Foi conduzida uma revisão de escopo da literatura por meio de estudos primários em inglês, português e espanhol nas seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO, PubMED e BDENF. A busca foi conduzida por dois pesquisadores, de maneira independente, utilizando os descritores: High fidelity simulation/simulação de alta fidelidade, simulation/simulação, High fidelity/alta fidelidade, students/estudantes, nursing/enfermagem, nurse/ enfermeira/ enfermeiro, anxiety/ansiedade e stress/estresse. Foram filtradas publicações dos últimos 10 anos (estudos mistos, quantitativos, observacionais, randomizado e estudo piloto). Diferentes instrumentos foram utilizados para mensuração dos sentimentos estressores e a maior parte dos estudos apontaram para aumento na ansiedade e no estresse durante a simulação de alta fidelidade. Alguns estudos relataram que esse aumento dos estressores prejudicaram o desempenho final da aprendizagem quando em níveis muito elevados e que alguns fatores podem estar associados aos níveis elevados dos estressores como: medo de errar, inexperiência, cobranças, dentre outros. Conclui-se que a simulação de alta fidelidade, apesar de ser uma ferramenta útil para o ensino durante o curso de enfermagem, pode resultar no surgimento de sentimentos estressores nos alunos durante a execução. Estes sentimentos estão associados a diversos fatores e podem afetar a aprendizagem durante a simulação. A melhor compreensão deste fenômeno é importante para o planejamento das atividades de simulação realística visando potencializar seu efeito benéfico na aprendizagem, minimizando eventuais efeitos deletérios emocionais
Abstract: High-fidelity simulation has been increasingly used in nursing education in order to better prepare students for practical activities and internships. However, this educational strategy can cause anxiety and stress in these students during practice, with possible consequences for health and learning. The aim of this study was to understand the occurrence, associated factors and effect on academic performance of the presence of stressful feelings in undergraduate nursing students during realistic high-fidelity simulation. A scope review of the literature was conducted through primary studies in English, Portuguese and Spanish in the following databases: LILACS, SCIELO, PubMED and BDENF. The search was conducted by two researchers, independently, using the descriptors: High fidelity simulation/high fidelity simulation, simulation/simulation, High fidelity/high fidelity, students/students, nursing/nursing, nurse/nurse/nurse, anxiety / anxiety and stress / stress. Publications from the last 10 years were filtered (mixed, quantitative, observational, randomized and pilot study studies). Different instruments were used to measure stressful feelings and most studies pointed to an increase in anxiety and stress during the high-fidelity simulation. Some studies reported that this increase in stressors impaired the final learning performance when at very high levels and that some factors may be associated with high levels of stressors, such as fear of making mistakes, inexperience, demands, among others. It is concluded that high-fidelity simulation, despite being a useful tool for teaching during the nursing course, can result in the emergence of stressful feelings in students during performance. These feelings are associated with several factors and can affect learning during simulation. A better understanding of this phenomenon is important for the planning of realistic simulation activities aiming to maximize its beneficial effect on learning, minimizing any harmful emotional effects
Palavras-chave: Simulação de alta fidelidade
Alunos de enfermagem
Ansiedade
Estresse
High fidelity simulation
Nursing students
Anxiety
Stress
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Gonçalves, Silvana Aparecida Tasso. Sentimentos estressores em estudantes de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem utilizando a simulação realística: uma revisão de escopo. 2021. 50f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/308
Data de defesa: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Silvana.pdfDocumento Principal672,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.