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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto do isolamento social pela pandemia de Covid-19 na saúde mental dos estudantes de medicina e percepção quanto ao ensino remoto em uma escola médica brasileira
Título(s) alternativo(s): The impact of social isolation caused by Covid-19 pandemic in mental health of the medical students' and the perception of remote teaching in a Brazilian medical school
Autor: Silva, Eumara Barbosa 
Primeiro orientador: Pereira, Alexandre de Araújo
Primeiro membro da banca: Moura, Alexandre Sampaio
Segundo membro da banca: Oliveira, Helian Nunes de
Resumo: Introdução: A pandemia pelo coronavírus SARS-Cov2 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, gerando um alerta global para que medidas fossem tomadas, ativando e intensificando mecanismos emergenciais. Enquanto as preocupações iniciais ocorriam na esfera viral, a saúde mental passou a ser destaque e o grupo dos jovens parece ter sido um dos mais atingidos. Na linha de frente para o combate a esta nova doença estão os profissionais de saúde que, além do adoecimento físico, têm sido impactados emocionalmente. A classe médica desde sua formação é uma das mais atingidas no que diz respeito à saúde mental e os estudantes de medicina são um ponto crítico deste processo. Objetivos: avaliar o impacto do isolamento social na ansiedade e qualidade de vida dos estudantes de medicina, identificar a percepção dos alunos quanto ao ensino remoto e propor ações que possam promover a saúde mental no retorno às aulas presenciais. Métodos: Estudo longitudinal em estudantes do 4º período do curso de medicina, com amostra inicial de 117 alunos e final de 91, realizado entre fevereiro e julho/2020 na UNIFENAS, uma escola médica privada de Belo Horizonte, Brasil. O estudo foi iniciado presencialmente e finalizado em modo remoto, com análise de dados sociodemográficos (QUALIMED), sintomas de ansiedade (BAI), percepção da qualidade de vida (WHOQOL-abreviado) e questionário formulado para entender como os alunos enfrentaram o isolamento social. Resultados: Encontrou-se, 37,4% dos alunos com nível de ansiedade moderado e grave (GAG) e o restante com nível de ansiedade leve (GAL). A partir do isolamento social, foi observado no GAG melhora dos sintomas de ansiedade e da qualidade de vida em praticamente todos os domínios. No GAL, observou-se piora dos sintomas de ansiedade ao ser decretada a quarentena e melhora nos domínios psicológico e do meio ambiente para a qualidade de vida, à medida que o isolamento social se estendeu. A sensação de não estar aprendendo (84,6%), seguida por falta de motivação (71,4%) e procrastinação nos estudos (69,2%), foram os três motivos que mais afetaram os alunos durante o ensino remoto. Para 91,2% deles, a ausência de mensagens claras pelos governantes, a respeito da pandemia, contribuiu para piorar o nível de estresse percebido. Sete propostas de intervenção foram apresentadas pelo autor, considerando tanto o regime presencial do curso quanto o modo online. Conclusão: Estudantes de medicina em isolamento social evoluíram com melhora dos sintomas de ansiedade e na percepção da qualidade de vida. O ensino remoto foi percebido como uma barreira ao aprendizado
Abstract: Introduction: The SARS-Cov2 coronavirus pandemic was declared by the World Health Organization (WHO) on March 11, 2020, generating a global alert that measures must be taken, activating and intensifying emergency strategies. While the initial concerns were most in the viral sphere, mental health became a highlight, and the youth group seems to have been one of the most affected. At the forefront of combating this new disease are health professionals who, in addition to physical illness, have been emotionally impacted. The medical class, since its university training period, is one of the hardest affected in terms of mental health and medical students are a critical point in this process. Objectives: to evaluate the impact of social isolation on the anxiety and quality of life of medical students; to identify students' perception of remote education; to propose actions that can promote mental health when returning to face-to-face classes. Methods: Longitudinal study in students enrolled in the 4th period of the medical course, with an initial sample of 117 students and a final sample of 91, carried out between February and July/2020 at students (n=91) at UNIFENAS, a private medical school in Belo Horizonte, Brazil. The study was initiated in person and ended remotely, with analysis of sociodemographic data (QUALIMED), anxiety symptoms (BAI), perception of quality of life (WHOQOL-abbreviated) and a questionnaire designed to understand how students faced social isolation. Results: We found 37,4% of students with moderate and severe anxiety level (GAG) and the rest with mild anxiety level (GAL). From the social isolation, for the GAG, an improvement in anxiety symptoms and quality of life was observed in in practically all domains. In GAL, there was a worsening of anxiety symptoms when the quarantine was decreed and an improvement in the psychological and environmental domains for quality of life, as social isolation period was extended. The feeling of not learning (84.6%), followed by lack of motivation (71.4%) and procrastination in studies (69.2%), were the three reasons that most affected them during remote education period. Besides that, for 91.2% of them, the lack of clear messages from governments officials about the pandemic contributed to worsen the level of perceived stress. Seven intervention proposals were presented by the author, considering both the face-to-face course or the online one. Conclusion: Medical students in social isolation evolved with improvement in anxiety symptoms and in the perception of quality of life. Remote education was perceived as a barrier to learning.
Palavras-chave: Educação Médica
Pandemia
Isolamento Social
Saúde Mental
Estudantes de Medicina
Medical Education
Pandemic
Social Isolation
Mental Health
Medical Students
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Silva, Eumara Barbosa. Impacto do isolamento social pela pandemia de Covid-19 na saúde mental dos estudantes de medicina e percepção quanto ao ensino remoto em uma escola médica brasileira. 2021. 102f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/307
Data de defesa: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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