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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso da reflexão deliberada como estratégia para reduzir o viés de confirmação diagnóstica em residentes de ortopedia
Título(s) alternativo(s): Use of deliberate deep thinking as a strategy to reduce diagnostic validation bias in orthopedic residents
Autor: Chaves, Antônio Barbosa
Primeiro orientador: Moura, Alexandre Sampaio
Primeiro coorientador: Delbone, Rosa Malena
Primeiro membro da banca: Peixoto, José Maria
Segundo membro da banca: Pardini Júnior, Arlindo Gomes
Resumo: Introdução: O raciocínio clínico, assim como outros processos de tomada de decisão, parece estar sujeito a vieses cognitivos, dentre os quais se destaca o viés de confirmação. Estratégias que estimulam a reflexão sobre a tomada de decisão de maneira estruturada podem auxiliar na redução desses vieses e sua utilização na resolução de casos de trauma em ortopedia precisa ser avaliada. Objetivos: Verificar se a reflexão deliberada reduz o viés de confirmação e aumenta a acurácia diagnóstica entre residentes de ortopedia na resolução de casos clínicos escritos. Métodos: Estudo experimental comparando a acurácia diagnóstica na resolução de oito casos clínicos entre um grupo que utilizou a reflexão deliberada (GR) e um grupo controle, que refletiu de maneira livre (GC). Para induzir viés de confirmação, em todos os casos, foi mencionado um diagnóstico de encaminhamento, sendo que, para a metade dos casos, esse diagnóstico estava correto e para a outra metade, incorreto. Resultados: Participaram do estudo 55 residentes do terceiro ano de ortopedia, sendo 27 alocados no GR e 28 no GC. Em relação à acurácia diagnóstica, o GR apresentou escores maiores que os encontrados no GC, nos casos clínicos em que o encaminhamento apresentava o diagnóstico correto (62,0 ± 20,1 vs. 49,1 ± 21,0 respectivamente; p=0,021). Nos casos com diagnóstico de encaminhamento incorreto, a acurácia diagnóstica foi semelhante entre os residentes do GR e aqueles do GC (39,8 ± 24,3 vs. 44,6 ± 26,7 respectivamente; p=0,662). Analisando a resposta de ambos os grupos em relação aos casos que continham diagnóstico de encaminhamento incorreto, observou-se a ocorrência de viés de confirmação em 26% dos diagnósticos fornecidos inicialmente e em 19,5% dos diagnósticos finais. Os residentes do GR apresentaram uma redução de confirmação do diagnóstico incorreto de encaminhamento, comparando o diagnóstico dado de maneira não analítica com o diagnóstico final, fornecido após a reflexão deliberada (25,9 ± 17,7 vs. 17,6 ±18,1, respectivamente; Cohen d: 0,46; p=0,003). No GC, a redução na confirmação do diagnóstico incorreto, comparando o diagnóstico não analítico com o fornecido após a reflexão livre, não foi estatisticamente significativo. Conclusão: O GR apresentou maior acurácia diagnóstica do que o GC, na resolução de casos com encaminhamento correto. Verificou-se a presença do viés de confirmação nos casos clínicos com encaminhamentos incorretos e a reflexão deliberada contribuiu para reduzir esse viés. Apesar da redução do viés de confirmação, a acurácia diagnóstica dos residentes do GR foi semelhante à do GC, na resolução desse conjunto de casos
Abstract: Introduction: Clinical reason as well as other decision-making processes seems to be subject to cognitive bias, among which validation bias stands out. Strategies, which stimulate deep thinking on decision-making in a structured manner, can help to reduce these biases and their use in orthopaedic trauma resolution cases need deeper evaluation. Objectives: To verify whether deliberate deep thinking reduces validation bias and increases diagnostic accuracy among orthopaedic residents in resolution of written clinical cases. Methods: An experimental study comparing diagnostic accuracy in resolution of eight clinical cases among a group that used deliberate deep thinking (GR) and a control group that reflected freely (GC). To induce validation bias, in all cases a referral diagnosis was mentioned, and for half of the cases this diagnosis was correct and for the other half, incorrect. Results: 55 third year orthopaedic residents participated in the study, 27 of whom were assigned to GR and 28 to GC. Regarding diagnostic accuracy, GR has shown higher scores than those encountered in GC, in clinical cases where the referral presented the correct diagnosis (62.0 ± 20.1 vs. 49.1 ± 21.0 respectively; p=0.021). In cases with incorrect referral diagnosis, the diagnostic accuracy was similar amongst residents of GR and those of GC (39.8 ± 24.3 vs. 44.6 ± 26.7 respectively; p=0.662). By the response analysis in both groups concerning cases containing incorrect referral diagnosis, a validation bias was observed in 26% of the initially provided diagnoses and 19.5% on final diagnoses. GR residents showed a reduction of validation of incorrect referral diagnosis, comparing the diagnosis given in a non-analytical manner with the final diagnosis, provided after deliberate deep thinking (25.9 ± 17.7 vs. 17.6 ±18.1, respectively; Cohen d: 0.46; p=0.003). In GC, the diagnosis incorrect validation reduction compared with the non-analytical diagnosis provided after free deep thinking was not statistically significant. Conclusion: GR showed greater diagnostic accuracy than GC in correct referral cases resolution. Validation bias presence was verified in clinical cases with incorrect referrals, and deliberate deep thinking contributed to reducing this bias. Despite the reduction of validation bias, the diagnostic accuracy of the GR residents was similar to that of the GC in resolution of this set of cases
Palavras-chave: Raciocínio clínico
Viés
Reflexão deliberada
Educação médica
Médico residente
Clinical reasoning
Bias
Deliberate deep thinking
Medical education
Resident physician
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Chaves, Antônio Barbosa. Uso da reflexão deliberada como estratégia para reduzir o viés de confirmação diagnóstica em residentes de ortopedia. 2020. 50f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/304
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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