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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Ludmila Leite Sant’Anna Vaz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0965691305725866por
dc.contributor.advisor1Turci, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0507871671078661por
dc.contributor.advisor-co1Said, Camila do Carmo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258065654542279por
dc.contributor.referee1Moura, Eliane Perlatto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613067362478614por
dc.contributor.referee2Damázio, Laila Cristina Moreira-
dc.date.accessioned2021-10-27T13:15:46Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationMello, Ludmila Leite Sant’Anna Vaz de. Percepções de discentes, usuários e profissionais de saúde sobre a integração Ensino – Serviço – Comunidade: um relato de experiência na cirurgia ambulatorial da Universidade Federal de São João Del-Rei no município de Tiradentes. 2020. 103f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/303-
dc.description.resumoIntrodução: As DCNs do Curso de Graduação em Medicina (BRASIL, 2014a) estão voltadas para atenção básica de saúde. Segundo elas, o eixo do desenvolvimento curricular deve ser o das necessidades de saúde da população, promovendo integração entre ensino, serviço e comunidade, preferencialmente nos serviços do SUS. Considerando todos esses aspectos, a rede básica de saúde é um cenário privilegiado de ensino-aprendizagem, pois proporciona aos alunos vivenciarem as políticas de saúde de organização da prática e do trabalho de equipe multiprofissional, além de possibilitar a oportunidade de lidar com problemas reais e vincular, por meio da integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS (BRASIL, 2014a). Objetivos: Analisar as características da integração ensino-serviço que contribuem para a universidade, serviços de saúde e comunidade, as suas dificuldades e os seus desafios através da percepção dos discentes, usuários e profissionais de saúde envolvidos no ambulatório de cirurgia ambulatorial e projeto de extensão da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) nas unidades de saúde em Tiradentes-MG. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com usuários, discentes e profissionais de saúde sobre a percepção da Integração ensino serviço comunidade (IESC). Para a análise dos dados, empreendeu-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados e Discussão: A IESC permitiu melhorar a qualidade do trabalho no serviço, qualificar os profissionais ali presentes, além de trazer realização pessoal aos atores dessa interação. Também trouxe melhorias à atenção primária a saúde, possibilitando compreensão do processo aos envolvidos e maior resolubilidade da unidade básica. Ainda, foi possível uma percepção dos desafios e impasses dessa integração a serem superados como: falta de estrutura e materiais, desconforto minoritário, mas, não menos importante, de pacientes a serem atendidos pelos estudantes e confronto da rotina dos profissionais de saúde locais com a universidade. Conclusão: A universidade, inserida dentro da realidade social e dos serviços de atenção primária, forma profissionais mais capacitados para os problemas mais prevalentes e comuns, familiarizados com os princípios do SUS e beneficia a população e as equipes de saúde locais com melhoria da atenção à saúde, da resolubilidade e da satisfação da comunidade localpor
dc.description.abstractIntroduction: National Curriculum Guidelines (DCN in Brazilian Portuguese) for Medical School in Brazil (BRASIL, 2014a) focus on essential healthcare, with a main curricular axis developing from the population’s health needs, integrating education, health, and community, preferably using the unified public health system known as SUS in Brazil. Considering such aspects, basic health network is a privileged teaching and learning scenery, as students experience health policies arranging their practice, especially in multiskilled teams. Furthermore, students can hence face real issues, connecting their learning work experience within their academic medical education to social health needs, focusing on public health (BRASIL, 2014a). Aims: To analyze work-learning integration features contributing to the university, as well as the community and their health issues, hardships, and challenges health users, students, and professionals observe in ambulatory surgery and the University (UFSJ) projects for the community in health units in the city of Tiradentes, in the state of Minas Gerais, southeastern Brazil. Methods: Qualitative study using data from semistructured interviews with health users, professionals, and students concerning their perception of integrating educational community service (IESC in Brazilian Portuguese). The research employed the content analysis technique to analyze data. Results and discussion: IESC helped improve work quality during service while qualifying professionals. In addition, it brought about self-realization to those therein interacting. It also brought about improvements to primary healthcare, enabling those involved to better comprehend the process toward greater solvability in the basic unit. Another aspect standing out in the research concerned challenges and halting hazards in this integration yet to be overcome, such as the lack of structure and materials, minority discomfort, and, last but not least importantly, concerning patients students attended to while facing the work routine of local health professionals with the university. Conclusion: The University inserted in the social reality, providing primary care services, help to better enable professionals to deal with more prevalent common issues, familiarizing them with public health principles, to the benefit of the population and local health teams, improving healthcare and solvability toward local community satisfactioneng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectEnsino-Serviço-Comunidadepor
dc.subjectAprendizagem na comunidadepor
dc.subjectMedical Educationeng
dc.subjectCommunity Learning Serviceeng
dc.subjectCommunity Learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titlePercepções de discentes, usuários e profissionais de saúde sobre a integração Ensino – Serviço – Comunidade: um relato de experiência na cirurgia ambulatorial da Universidade Federal de São João Del-Rei no município de Tiradentespor
dc.title.alternativePerceptions of discents, users and health professionals about Integrating Education-Service–Community (IESC in Brazilian Portuguese): a report of experience in ambulatory surgery from the Universidade Federal São João Del-Rei in the county of Tiradenteseng
dc.typeDissertaçãopor
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