Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/302
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relatos de agressões, abusos e maus tratos durante a graduação em medicina: um estudo transversal conduzido durante a Pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Reports of aggression, abuses and mistreatment during medical graduation: a cross-sectional study conducted during the COVID-19 Pandemic
Autor: Santos , Thomás Luiz 
Primeiro orientador: Pereira, Alexandre de Araújo
Primeiro coorientador: Turci, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Oliveira, Helian Nunes de
Segundo membro da banca: Moura , Alexandre Sampaio
Resumo: Introdução: Estudos demonstram alta prevalência de agressões, abusos e maus-tratos contra estudantes de medicina e que a exposição à violência tem impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Estudos sobre esse problema no Brasil são escassos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a percepção dos acadêmicos sobre agressões, abusos e maus tratos durante a graduação em medicina bem como identificar os perpetradores, principais tipos de violência e relacionar as variáveis acadêmicas e sociodemográficas aos tipos de agressões. Metodologia: Estudo educacional, observacional, transversal e de caráter quantitativo com estudantes de medicina de Minas Gerais matriculados do 3º ao 12º períodos entre 01 de novembro de 2020 a 31 de março de 2021. Foi enviado para todos os alunos questionário via on-line, obtivemos uma taxa de resposta de 264 respondentes, destes 237 foram incluídas na análise. Resultados: Os principais perpetradores de violência foram os próprios alunos 89,2% seguido pelos professores com 87,1%. Os tipos de agressões mais frequentes relatadas foram a depreciação ou humilhação 77,9% e os comentários negativos por ser aluno do curso 71,7%. Em nosso trabalho 67,2% dos respondentes desconheciam instâncias de acolhimento psicológico existentes em suas instituições. Foram estatisticamente significativos a maior frequência de violência psicológica (96,2%) e sexual (67,6%) no sexo feminino, maior frequência de violência verbal (68,9%), violência psicológica (97%) e violência sexual (68,2%) nos respondentes insatisfeitos com a aparência. A agressão física foi relatada por 4,2% e a ameaça de agressão física por 10,4% dos respondentes. Conclusão: a frequência percebida de agressões, abusos e maus-tratos foi alta na população estudada. A depreciação ou humilhação foi a agressão mais frequente e os próprios estudantes foram os principais perpetradores, seguidos de perto pelos professores. Torna-se importante que as instituições definam um código de conduta ética adequada que seja conhecido pelos alunos e corpo docente e que existam ouvidorias capacitadas na escuta atenta aos alunos e efetiva na resposta às possíveis situações de violência vivenciadas
Abstract: Introduction: Studies show a high prevalence of aggression, abuse and mistreatment against medical students, and indicate that exposure to violence has an adverse impact on students' mental health. Studies on this problem in Brazil are scarce. This study aimed to assess the students' perception of aggression, abuse and mistreatment during medical graduation, as well as to identify the perpetrators and the main violence types, and correlate academic and sociodemographic variables with aggression types. Methodology: Educational, observational, cross-sectional and quantitative study carried out on Minas Gerais’s medical students enrolled in the 3rd through to the 12th terms between November 1, 2020, and March 31, 2021. An online questionnaire was sent to all students; replies were obtained from 264 respondents, 237 of which were included in the analysis. Results: The main violence perpetrators were students themselves with 89.2%, followed by teachers with 87.1%. The most frequent aggression types reported were depreciation or humiliation with 77.9%, and negative comments for being a student in the course with 71.7%. Our study found that 67.2% of the respondents were unaware of the existence of psychological support centers for medical students in their institutions. A higher frequency of psychological violence (96.2%) and sexual violence (67.6%) against the female gender, as well as a higher frequency of verbal violence (68.9%), psychological violence (97%) and sexual violence (68.2%) among respondents dissatisfied with their appearance, were found statistically significant. Physical aggression was reported by 4.2% of the respondents, and the threat of physical aggression by 10.4% of respondents. Conclusion: the perceived frequency of aggression, abuse and mistreatment was high among the population studied. Depreciation or humiliation was the most frequent aggression type, and students themselves were the main perpetrators, closely followed by teachers. Institutions must define a code of proper ethical conduct that is known by students and faculty alike, and that there are ombudspersons trained in attentive listening to students and effective response to possibly experienced situations of violence
Palavras-chave: Educação médica
Violência
Agressão
Bullying
Estudantes de medicina
Medical education
Violence
Aggression
Bullying
Medical students
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Santos, Thomás Luiz. Relatos de agressões, abusos e maus tratos durante a graduação em medicina: um estudo transversal conduzido durante a Pandemia de COVID-19. 2021. 90f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/302
Data de defesa: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Thomás.pdfDocumento Principal3,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.