Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJUNQUEIRA, Jonas José Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2738098922683128por
dc.contributor.advisor1DIAS, Ruth Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975520760781554por
dc.contributor.advisor-co1MOURA, Alexandre Sampaio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237452333174548por
dc.contributor.referee1SAVASSI, Leonardo Cançado Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3650989593840814por
dc.contributor.referee2SOUZA, Ricardo Alexandre de-
dc.contributor.referee2Lattes00007370628por
dc.date.accessioned2021-09-14T16:41:44Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Jonas José Oliveira. Análise da capacidade reflexiva e da presença dos componentes do método clínico centrado na pessoa em portifólios discentes da estratégia educacional “prática médica na comunidade”
do curso de medicina da UNIFENAS-BH. 2021. 72f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/298-
dc.description.resumoIntrodução: A importância de se desenvolver na formação médica os quatro componentes do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) fundamenta-se na necessidade dos profissionais compreenderem a dimensão subjetiva do paciente em relação ao processo de saúde e doença. A estratégia educacional de Prática Médica na Comunidade, presente nos dois primeiros anos do curso de medicina da Unifenas-BH, envolve visitas a diferentes cenários de prática com oficinas de trabalho, oferecendo um espaço curricular importante para desenvolvimento dos componentes do MCCP, considerados essenciais para a formação de profissionais mais qualificados para atender a população de uma forma mais ampla e humana. Objetivos: Avaliar o desenvolvimento dos componentes do MCCP na estratégica educacional Prática Médica na Comunidade ao longo dos dois primeiros anos do curso de Medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, qualitativo-quantitativo, feito através da análise do conteúdo de portfólios da estratégia educacional Prática Médica na Comunidade, dos alunos do 1º, 3º e 4º período do curso de Medicina da Universidade José Do Rosário Vellano – Unifenas, campus Belo Horizonte. Utilizou-se análise de conteúdo com a técnica análise categorial temática para elaboração deste projeto. Resultados: Incialmente foi feita a análise de conteúdo dos 1848 portfólios referentes ao registro eletrônico dos 320 acadêmicos do 1º, 3º e 4º período, sendo possível observar a presença dos quatro componentes do MCCP dentro da estratégia PMC do curso de medicina da Unifenas Belo Horizonte em consonância com os objetivos de aprendizagem das oficinas de trabalho que fazem parte da estratégia educacional e uma melhora da capacidade reflexiva do aluno, conforme passa para os períodos seguintes, sobre a estratégia e o seu aprendizado. Considerações finais: O aprendizado ultrapassa o limite das salas de aula através da PMC, desenvolvendo um olhar acadêmico crítico e reflexivo, aproximando o aluno da realidade clínica profissional e de sua própria experiência humanística, empática e de autoconhecimento. O qual contribui para o processo de sedimentação do conhecimento e aquisição de competências necessárias à aplicação dos componentes do MCCPpor
dc.description.abstractIntroduction: In medical training, the importance of developing the four components of the Person-Centered Clinical Method (MCCP) is based on the professionals´ need to understand the patient´s subjective dimension related to the health and disease process. The Clinical Practice in the Community, an educational approach that takes place in the first two years of medical school at Unifenas-BH, involves visits to different practice scenarios through workshops and offers an important curricular space for the development of MCCP components, considered essential for the training of more qualified professionals that can care for the population more broadly and humanely. Objectives: To evaluate the development of the MCCP components in the Clinical Practice in the Community educational approach over the first two years of medical school. Methodology: This is a cross-sectional, descriptive, qualitative-quantitative study carried out by analyzing the content of portfolios of the Clinical Practice in the Community educational approach, of students in the 1st, 3rd, and 4th terms of Medical School at José Do Rosário Vellano University - Unifenas, at Belo Horizonte campus. Content analysis using the thematic categorical analysis technique was used to design this project. Results: Concerning the content analysis of the 1848 portfolios, of the electronic registration of 320 students, the presence of the four components of the MCCP within the PMC educational approach in the first two years of the medical school at Unifenas - Belo Horizonte was observed. This was in accordance with the learning objectives of the workshops that are part of the educational approach. It was also noticed that as the student moves on to the following periods, his ability to reflect on the strategy and his learning improves. Final considerations: Learning goes beyond the limit of classrooms through the PMC, developing a critical and reflective academic perspective. PMC helps bring students closer to professional clinical reality and their own humanistic, empathic, and self-awareness experience. This contributes to the process of sedimentation of knowledge and acquisition of skills necessary to apply the MCCP componentseng
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-09-14T16:41:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Jonas José.pdf: 1721226 bytes, checksum: b605c1d52632166846575f6268926db3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-09-14T16:41:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Jonas José.pdf: 1721226 bytes, checksum: b605c1d52632166846575f6268926db3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-09-14T16:41:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Jonas José.pdf: 1721226 bytes, checksum: b605c1d52632166846575f6268926db3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T16:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Jonas José.pdf: 1721226 bytes, checksum: b605c1d52632166846575f6268926db3 (MD5) Previous issue date: 2021-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectAvaliação do ensinopor
dc.subjectCuidado centrado no pacientepor
dc.subjectMedical educationeng
dc.subjectTeaching evaluationeng
dc.subjectPatient-centered careeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAnálise da capacidade reflexiva e da presença dos componentes do método clínico centrado na pessoa em portifólios discentes da estratégia educacional “prática médica na comunidade”
do curso de medicina da UNIFENAS-BHpor
dc.title.alternativeAnalysis of reflective ability and presence of components of the person-centered clinical method in student portfolios of the "clinical practice in the community" educational approach of the Unifenas-BH Medical Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jonas José.pdfDocumento Principal1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.