Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/296
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tradução, adaptação transcultural e validação semântica do questionário “Humanities Score” e análise do perfil de exposição de estudantes de medicina da Unifenas - BH às humanidades
Título(s) alternativo(s): Translation, cross-cultural adaptation and semantic validation of the "Humanities Score" questionnaire and analysis of the profile of medical students from Unifenas - BH to the humanities
Autor: Vieira, Ilse Seubert Coelho 
Primeiro orientador: Moura, Eliane Perlatto
Primeiro membro da banca: Moura, Alexandre Sampaio
Segundo membro da banca: Silva, Frederico Martins e
Resumo: Introdução: as humanidades estão associadas ao desenvolvimento pessoal, à redução do estresse e do burnout, bem como à melhora das qualidades pessoais na prática clínica. Assim, o conhecimento sobre a exposição às humanidades pelos estudantes de medicina se faz necessário, para elaborar intervenções educacionais relacionadas às humanidades, que sejam eficazes no sentido de interferir positivamente na vida do estudante e futuro médico. Para tanto, são necessários instrumentos de quantificação confiáveis que forneçam subsídios objetivos para fundamentar tais ações. No entanto, foi constatada a inexistência de um instrumento de investigação em português do Brasil que quantifique a exposição de estudantes de medicina às humanidades. Objetivos: realização da tradução, adaptação transcultural e validação semântica do instrumento “Humanities Score” para tornar possível sua utilização no Brasil e analisar o perfil de exposição dos estudantes de medicina da UNIFENAS-BH às humanidades. Metodologia: Realização da tradução, retrotradução, revisão pelos pesquisadores, pré-teste e verificação das propriedades psicométricas de um questionário estrangeiro. Resultados: O pré-teste utilizou amostra de 31 alunos e o questionário final, para avaliação das propriedades psicométricas, foi aplicado a 237 alunos. Após análise estatística do construto, sua estrutura passou a se constituir de uma “Escala de Exposição às Humanidades” (EEH), com duas subescalas (escala de exposição às humanidades e escala de opinião sobre inserção curricular de humanidades), ambas com respostas do tipo Likert com cinco opções. A análise da escala de frequência de exposição revelou consistência interna satisfatória, com um Coeficiente alfa de Cronbach de 0,689. Observou-se que o índice de exposição dos estudantes às humanidades parece decrescer ao longo do curso e que as variáveis sexo feminino, praticar atividades sociais voluntárias, religião e atividades extracurriculares estão relacionadas com maiores índices de exposição às humanidades e de opinião sobre a importância das ciências humanas no currículo médico. Conclusão: os objetivos propostos pela pesquisa foram cumpridos, com a obtenção de escala em português do Brasil, apta a mensurar a exposição dos estudantes de medicina às humanidades, com o estabelecimento de uma correlação entre o comportamento (ação) e a atitude (intenção) dos alunos quanto à importância que atribuem às humanidades no currículo do curso de medicina
Abstract: Introduction: The humanities are associated with personal development, with stress and burnout reduction, as well as with the improvement of personal qualities in clinical practice. Thus, knowing how medical students react to the exposure to the humanities is necessary in order to develop educational interventions that involve the humanities, and that are effective in positively impacting on the life of medical students and future physicians. Therefore, tools for reliable quantification are indispensable to provide objective subsidies to support such educational actions. However, we found that there was no research tool in Brazilian Portuguese that would quantify the exposure of medical students to the humanities. Objectives: To do the translation, transcultural adaptation and semantic validation of the instrument "Humanities Score" to enable its use in Brazil and analyze the exposure profile to the humanities of medical students at UNIFENAS-BH. Methodology: Translation and back translation processes, review by researchers, pre-testing and verification of the psychometric properties of a foreign language questionnaire. Results: Pre-testing used samples of 31 students and the final questionnaire was administered to 237 medical students to evaluate the psychometric properties. After statistical analysis of the construct, its structure became an "Exposure Scale to the Humanities" (EEH) with two subscales (the actual exposure scale to the humanities and an opinion scale about the curricular inclusion of the humanities), both with five-option answers in a Likert scale format. Exposure frequency scale analysis showed satisfactory internal consistency with a Cronbach's alpha coefficient of 0.689. It was observed that the students’ rate of exposure to the humanities seems to decrease along the medical course; the variables being a female, doing volunteer work, religion and extracurricular activities are related to higher levels of exposure to the humanities and opinion about the importance of human sciences in the medical curriculum. Conclusion: The objectives of this research study have been achieved – we have now a scale in Brazilian Portuguese that can measure the exposure of medical students to the humanities, consequently establishing a correlation between the behavior (action) and attitude (intention) of the students regarding the importance they give to the humanities in the medical curriculum
Palavras-chave: Ciências Humanas
Estudantes de Medicina
Tradução
Estudos de Validação
Humanities
Medical Students
Translating
Validation studies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Vieira, Ilse Seubert Coelho. Tradução, adaptação transcultural e validação semântica do questionário “Humanities Score (Life experiences + atitudes)” e análise do perfil de exposição de estudantes de medicina da Unifenas - BH às humanidades. 2019. 88f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/296
Data de defesa: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Profa Ilse.pdfDocumento Principal2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.