Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbbade, Rosane Carvalho da Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951743339687897por
dc.contributor.advisor1Moura, Alexandre de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237452333174548por
dc.contributor.advisor-co1Said, Camila do Carmo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258065654542279por
dc.contributor.referee1Faria, Rosa Malena Delbone-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025019310659967por
dc.contributor.referee2Melo, Renato Miranda de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028648748702062por
dc.date.accessioned2021-08-16T12:24:36Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationAbbade, Rosane Carvalho da Silveira. Desejo e Saber: Desejo de Saber nas trilhas de Freud e Freire. 2020. 62f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/295-
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a reflexão sobre as interfaces entre as áreas da Educação e da Psicanálise. Para tanto, explorou-se o conceito de desejo em psicanálise, mais precisamente, o desejo de saber no campo da educação. Abordou-se primeiramente o campo da Psicanálise. Nesse sentido, seguiram-se as pegadas de Freud no desvendando do psiquismo humano e na construção de conceitos fundamentais para essa interlocução com a educação. Buscou-se também analisar se o desejo de saber é condição para que o aluno se torne protagonista de sua aprendizagem e se a posição em que o professor se coloca favorece esse protagonismo, a partir da análise do efeito do processo de transferência bem como da influência de transição de diferentes tipos de currículos (Tradicional versus a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP) nesse desenvolvimento. Utilizaram-se como instrumento, para a coleta de dados, as rodas de conversas, para as quais foram convidados dois grupos de docentes e dois de discentes do primeiro ano dos cursos de Medicina da Unifenas, câmpus de Alfenas e de Belo Horizonte. As conversas abordaram temas como: o que é e como é melhor aprender; o que é ensinar e como se acha que os alunos aprendem melhor e como se poderia estabelecer uma relação mútua entre ensinar e aprender. O desejo de saber de fato mostrou-se importante influência no protagonismo do aluno, bem como o processo transferencial entre aluno e professor. Os cursos, apesar de apresentarem diferentes metodologias de ensino, não apresentaram diferenças significativas na percepção de alunos e de professores em relação à forma como desejo se associa ao protagonismopor
dc.description.abstractThe study focuses on the reflection about the multiple interfaces between Education and Psychoanalysis. Thus, the study explored the concept of desire in psychoanalysis, more precisely the desire for knowledge in the field of education. It first approached the field of Psychoanalysis. In this sense, the footsteps of Freud were followed in unraveling the human psyche and in the construction of fundamental concepts for the dialogue with education. We also sought to analyze if the wish for knowledge is a condition for students to become protagonists of their own learning and also if the teacher’s orientation favors this protagonism, through the analysis of the effect of the transfer process, as well as the influence of transition of different types of curriculum (Traditional versus Problem-Based Learning - PBL) in this development. As instrument for data collection, roundtables were used with two groups of teachers and two groups of students from the first year of the medicine courses at both Unifenas campuses of Alfenas and Belo Horizonte. The roundtables addressed topics such as: what it is, what is the best way to learn. What teaching is like, how it is thought that students learn best, and how we could establish a mutual teaching and learning relationship. The desire for knowledge actually proved to have important influence on the student centered learning as well as the process of transfer between teachers and students. Despite using different teaching methodologies, the courses have not presented significant differences between the students’ and teachers’ perceptions of how the desire is associated to student centered learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-01-18T17:36:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rosane Abbade.pdf: 775401 bytes, checksum: d900e930e528e43f813d499e08ad4ea2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Samira Ramos (samira.ramos@unifenas.br) on 2021-08-16T12:21:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rosane Abbade.pdf: 775401 bytes, checksum: d900e930e528e43f813d499e08ad4ea2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Samira Ramos (samira.ramos@unifenas.br) on 2021-08-16T12:24:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rosane Abbade.pdf: 775401 bytes, checksum: d900e930e528e43f813d499e08ad4ea2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T12:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rosane Abbade.pdf: 775401 bytes, checksum: d900e930e528e43f813d499e08ad4ea2 (MD5) Previous issue date: 2020-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectDesejo de saberpor
dc.subjectProtagonismo do alunopor
dc.subjectMetodologia Ativapor
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectWish to knoweng
dc.subjectStudent centeredeng
dc.subjectActive Methodologyeng
dc.subjectProblem-Based Learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleDesejo e Saber: Desejo de Saber nas trilhas de Freud e Freirepor
dc.title.alternativeDesire and Knowledge: Desire to Know on the Freud and Freire trailseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rosane Abbade.pdfDocumento Principal757,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.