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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparação da confiabilidade entre três escalas para avaliação de habilidades clínicas em laboratório de simulação e três tipos diferentes de avaliadores. Estudo experimental unicêntrico, 2019
Título(s) alternativo(s): Comparison of reliability between three scales for assessing clinical skills in a simulation laboratory and three different types of evaluators. Unicentric experimental study, 2019
Autor: Garcia, Layara Maria 
Primeiro orientador: Toledo Jr, Antônio Carlos de Castro
Primeiro membro da banca: Barra, Juliana Silva
Segundo membro da banca: Turci, Maria Aparecida
Resumo: A incorporação do treinamento de habilidades clínicas através da simulação nos currículos das escolas médicas foi uma inovação importante para educação, permitindo que os estudantes se capacitem de forma ética em ambiente seguro e sem oferecer riscos aos pacientes. A melhor forma de avaliar habilidades em ambiente simulado não está totalmente definida. Poucos estudos compararam escalas de avaliação e avaliadores em relação a sua confiabilidade. Objetivo: descrever como diferentes escalas de avaliação de habilidades clínicas em laboratório de simulação e diferentes perfis de avaliadores interferem na confiabilidade da avaliação. Metodologia: foram recrutados 28 alunos do terceiro e 20 alunos do sexto anos do curso de medicina da UNIFENAS-BH. Os estudantes realizaram uma prova prática de habilidades sobrea antropometria do recém-nascido no laboratório de habilidades, onde foram filmados para posterior avaliação do desempenho através de três escalas: escala de avaliação do nível de treinamento (NT), escala de classificação global (EG) e lista de verificação ou checklist (CL). Foram selecionados nove avaliadores divididos em três perfis: três pediatras sem experiência em ensino de habilidades, três pediatras com experiência em ensino de habilidade e três professores de habilidades que não eram pediatras. Um avaliador de cada perfil utilizou apenas uma das três escalas propostas, de forma que as três escalas foram utilizadas em cada um dos três perfis de avaliadores. Foi calculado o escore total para cada uma das escalas, num total possível de 9 pontos. Resultados: ao comparar as diferentes escalas, independentemente do perfil do avaliador, observou-se apenas que a nota isolada do CL foi capaz de discriminar os alunos do terceiro e do sexto anos. A análise multivariada mostrou que a NT, isolada (p=0,346) ou total (p=0,407), foi à única escala que não foi influenciada pelo perfil do avaliador. A análise de confiabilidade realizada de acordo com as escalas isoladas demonstrou que apenas a NT apresenta boa confiabilidade. O acréscimo da nota das medidas antropométricas aumentou a confiabilidade entre as escalas e avaliadores. Conclusão: existe diferença na confiabilidade entre as escalas. A NT acrescida de dados antropométricos foi a de maior confiabilidade. O perfil do avaliador interferiu diretamente na confiabilidade das escalas, porém os avaliadores especialistas apresentaram confiabilidade aceitável quando a escala foi somada aos dados objetivos. Apenas a NT foi capaz de discriminar corretamente os dois grupos e não foi influenciada pelo perfil do avaliador
Abstract: The use of clinical skills training through simulation into medical school curricula has been a major innovation for education, enabling students to train ethically in a safe environment without risk to patients. The best way to evaluate skills in a simulated environment is not well defined. Few studies have compared teachers and rating scales reliability. Objective: To describe how different clinical skill assessment scales in simulation laboratory and different teachers profiles interfere with assessment reliability. Methodology: 28 students from the third year and 20 students from the sixth year of UNIFENAS-BH Medical School were recruited. Students performed a practical skills test on newborn anthropometry in the simulation laboratory, where they were filmed for further performance assessment using three scales: Training Level Rating Scale (TL), Global Rating Scale (EG); and checklist (CL). Nine evaluators were selected divided into three profiles: three pediatricians with no experience in teaching skills, three pediatricians with experience in teaching skills, and three skill teachers who were not pediatricians. One teacher from each profile used only one of the three proposed scales, so that the three scales were used in each of the three profiles. The total score for each of the scales was calculated, with a possible total of 9 points. Results: when comparing the different scales, regardless of the teacher profile, it was observed only that the isolated grade of the CL was able to discriminate the third and sixth year students. Multivariate analysis showed that TL, isolated score (p = 0.346) or total score (p = 0.407), was the only scale that was not influenced by the teacher profile. The reliability analysis performed according isolated scales score showed that only the TL has good reliability. The addition of anthropometric measurements increased the reliability of scales and teachers. Conclusion: there is a difference in reliability between the scales. TL plus anthropometric measurements was the most reliable. The teacher profile directly affected the reliability of the scales, but the expert teachers showed acceptable reliability when anthropometric measurements were added to the scales. Only TL was able to correctly discriminate the two groups and was not influenced by teacher profile
Palavras-chave: Avaliação educacional
Competência clínica
Simulação
Treinamento por simulação
Educational Measurement
Clinical Competence
Simulation
Simulation Training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Garcia, Layara Maria. Comparação da confiabilidade entre três escalas para avaliação de habilidades clínicas em laboratório de simulação e três tipos diferentes de avaliadores. Estudo experimental unicêntrico, 2019. 2019. 55f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/294
Data de defesa: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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