Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/289
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estruturação de currículo baseado em competências e atividades profissionais confiáveis para formação do especialista em pneumologia da Santa Casa de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Structuring a curriculum based on competencies and entrustable professional activities for the training of pulmonology specialists at Santa Casa de Belo Horizonte
Autor: Rosa, Raquel Felisardo 
Primeiro orientador: Faria, Rosa Malena Delbone de
Primeiro membro da banca: Moura, Alexandre Sampaio
Segundo membro da banca: Andrade, Marcus Vinícius Melo de
Resumo: O programa de especialização em Pneumologia da Santa Casa de Belo Horizonte (SCBH), criado em 1984, propôs ter bem estabelecidas as competências que caracterizam o médico pneumologista ali formado, assim como as atividades profissionais a ele confiadas. O presente trabalho teve como propósito estruturar um currículo baseado em atividades profissionais confiáveis (EPA - entrustable professional activities) para formação do médico especialista em pneumologia da Santa Casa de Belo Horizonte. O estudo envolveu elaboração de uma matriz de competências essenciais à formação de um especialista a partir do perfil almejado para o egresso do programa de especialização em pneumologia. Esta matriz de competência foi embasada na matriz de competências de Pneumologia publicada pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação do Brasil (CNRM/MEC), no programa educacional baseado em competências desenvolvido pela Unidade de Ensino e Pesquisa da SCBH e na matriz do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada (CanMeds). As competências foram agrupadas em seis grandes domínios: 1. Autogestão do Conhecimento; 2. Comunicação; 3. Expertise Técnica; 4. Liderança Colaborativa; 5. Profissionalismo; 6. Responsabilidade Social. Posteriormente, foram definidas e elaboradas as Atividades Profissionais Confiáveis (EPA – entrustable professional activities) que foram usadas para a formação do espectro de construção e atuação do especialista em pneumologia da SCBH. Em um segundo momento, as EPAs elaboradas foram discutidas e aprimoradas com um comitê de especialistas em pneumologia. Obteve-se uma matriz de competências com 143 objetivos educacionais distribuídos pelos seis domínios: autogestão do conhecimento (4%), comunicação (17%), expertise técnica (64%), liderança colaborativa (4%), profissionalismo (5%) e responsabilidade social (5%). A partir desta matriz, foram elaboradas 11 EPAs: 1 – Cuidado clínico ao paciente com problemas respiratórios em qualquer cenário; 2 – Registro em prontuário médico; 3 – Prescrição médica do paciente com problemas respiratórios; 4 – Solicitação e interpretação de exames complementares; 5 – Cuidado ao paciente com insuficiência respiratória; 6 – Interconsulta e cuidado ambulatorial de pacientes com problemas respiratórios complexos; 7 – Cuidado ao paciente crítico; 8 – Manejo dos testes de função pulmonar; 9 – Análise diagnóstica do tórax pela imagem; 10 – Condução na alta responsável; 11 – Procedimento em situação de óbito. A obtenção do currículo baseado em EPAs para formação do especialista em pneumologia da Santa Casa BH favorecerá a avaliação dos especializandos no cenário do serviço e contribuirá para a excelência do cuidado aos portadores de doenças respiratórias
Abstract: The specialization program in Pulmonology at Santa Casa de Belo Horizonte (SCBH), created in 1984, needed to have well-established skills that characterize the pulmonologists trained there, as well as the professional activities entrusted to them. This work aimed at structuring a curriculum based on entrustable professional activities (EPA) for the training of the pulmonology specialists at Santa Casa de Belo Horizonte. This is a study applied to the reality of the health service, which involved the organization of a matrix of essential competencies for the formation of a specialist in pulmonology from the desired profile of the egress of the pulmonology specialization program, using as reference the matrix of competencies of Pulmonology published by the National Commission of Medical Residency of the Brazilian Ministry of Education (CNRM/MEC - Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação do Brasil), the competency-based educational program developed by the Teaching and Research Unit of SCBH, and the matrix of the Royal College of Physicians and Surgeons of Canada (CanMeds). The competencies were grouped into six major domains: 1. Self-Management of Knowledge; 2. Communication; 3. Technical Expertise; 4. Collaborative Leadership, 5. Professionalism; 6. Social Responsibility. Sequentially, the Entrustable Professional Activities (EPA) were defined and elaborated, characterizing the spectrum of training and practice of specialists in pulmonology by the SCBH. The elaborated EPAs were then discussed and improved by a committee of specialists in pulmonology. A competency matrix was obtained with 143 educational objectives distributed across the six domains: self-management of knowledge (4%), communication (17%), technical expertise (64%), collaborative leadership (4%), professionalism (5%) and social responsibility (5%). From the matrix, 11 EPAs were developed: 1 - Clinical care for patients with respiratory problems in any scenario; 2 - Data entry in medical records; 3 - Medical prescription for the patient with respiratory problems; 4 - Request and interpretation of complementary tests; 5 - Care of the patient with respiratory failure; 6 - Referral and outpatient care of patients with complex respiratory problems; 7 - Care of the critically ill patient; 8 - Management of pulmonary function tests; 9 - Diagnostic image analysis of the thorax; 10 - Responsible discharge; 11 - Procedure in the event of death. The development of the curriculum based on EPAs in the formation of pulmonology specialists at SCBH will favor the evaluation of future specialists in the service scenario and contribute to the excellent care of those with respiratory diseases
Palavras-chave: Competência
Atividades profissionais confiáveis
Residência médica em pneumologia
Competency
Entrustable professional activities
Medical residency in pulmonology/respiratory medicine
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Rosa, Raquel Felisardo. Estruturação de currículo baseado em competências e atividades profissionais confiáveis para formação do especialista em pneumologia da Santa Casa de Belo Horizonte. 2020. 93f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/289
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raquel Felisardo.pdfDocumento Principal1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.