Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGobbi, Danielly Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3911480285351734por
dc.contributor.advisor1Cardoso Junior, Aloisio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112472754877872por
dc.contributor.referee1Oliveira , Maria Cecília Souto Lúcio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656739381303341por
dc.contributor.referee2Cruzeiro, Paulo Custódio Furtado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5056264597620124por
dc.date.accessioned2021-08-09T16:21:27Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationGobbi, Danielly Alves. Avaliação da motivação de estudantes de medicina em relação às videoaulas de anatomia humana ministradas no curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (campus Belo Horizonte) no primeiro semestre de 2020. 2021. 70f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/282-
dc.description.resumoA motivação é considerada um dos principais determinantes do rendimento individual. O estudante devidamente motivado apresenta maior probabilidade de atingir melhor desempenho acadêmico. Este estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos estudantes de medicina em relação às videoaulas assíncronas sobre anatomia humana, assistidas durante o isolamento social da pandemia de Covid-19, no primeiro semestre de 2020. Utilizou-se o questionário Instructional Materials Motivation Survey, versão validada no Brasil (IMMS-BRV), para avaliação da motivação. Participaram do estudo 211 estudantes, 143 (67,8%) do sexo feminino e 68 (32,2%) do sexo masculino matriculados no primeiro, terceiro e quarto períodos do curso de medicina. O questionário foi aplicado no final do primeiro semestre de 2020 por meio do aplicativo google forms. As videoaulas foram moderadamente motivadoras e muito motivadoras para 72% dos estudantes avaliados. Houve maior motivação nos estudantes do primeiro período quando comparados àqueles do terceiro e quarto períodos. Estudantes do sexo feminino mostraram maior escore médio na dimensão atenção e aqueles que concluíram outro curso superior, previamente, apresentaram maior escore médio na dimensão expectativa do IMMS-BRV. O ensino remoto é um recurso tecnológico facilitador e motivador nas aulas de anatomia combinando linguagem verbal e visual, possibilitando que o estudante administre o seu processo contínuo de aprendizagempor
dc.description.abstractThe motivation is a behavior process which is considered to be one of the main determinants of the individual learning achievement. The student who has been accurately motivated has better chance of achieving forward-thinking performance. This study aimed at evaluating the motivation of students of the human anatomy asynchronous video classes, which were carried out during the social isolation due to the Covid-19 pandemic, in the first school semester of the year 2020. The Instructional Materials Motivation Survey questionnaire, on its validated version in Brazil (IMMS-BRV), was used as research instrument to assess the participants’motivation. A number of 211 students were the participates in this study, 143 (67.8%) females and 68 (32.2%) males. The studied academics were enrolled in the first, third and fourth graduation periods of the medical course. The questionnaire was applied at the end of the first half of the year of 2020 by means of google forms application. Female students presented a higher average score in the attention dimension and those who completed another higher education course previously had a higher average score in the expectation dimension of the IMMS-BRV. The findings revealed that the video classes were moderately motivating and very motivating for 72% of the evaluated students. There was greater motivation in students in the first graduation period when compared to those in the third and fourth graduation periods. Female students had a higher average score in the attention dimension and those who completed another higher education course, a higher average score in the expectation of the IMMS-BRV. The remote teaching is a facilitating and motivating technological resource in anatomy classes, enabling the combination of verbal and visual language, qualifying the students to accomplish their continuous learning processpor
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-08-09T16:20:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Danielly.pdf: 1415325 bytes, checksum: 51a4c45d05e2800a7e4d50063bd04867 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-08-09T16:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Danielly.pdf: 1415325 bytes, checksum: 51a4c45d05e2800a7e4d50063bd04867 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-08-09T16:21:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Danielly.pdf: 1415325 bytes, checksum: 51a4c45d05e2800a7e4d50063bd04867 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-09T16:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Danielly.pdf: 1415325 bytes, checksum: 51a4c45d05e2800a7e4d50063bd04867 (MD5) Previous issue date: 2021-05-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEstudantes de medicinapor
dc.subjectAnatomia Humanapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectVideoaulapor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectMedical Studentseng
dc.subjectHuman anatomyeng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.subjectVideo lessonseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação da motivação de estudantes de medicina em relação às videoaulas de anatomia humana ministradas no curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (campus Belo Horizonte) no primeiro semestre de 2020por
dc.title.alternativeEvaluation of medicine students motivation related to the human anatomy video lessons taught at Universidade José do Rosário Vellano’s medicine school (Belo Horizonte campus) in the first semester of 2020eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Danielly.pdfDocumento Principal1,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.