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dc.creatorSilva, Janaína Teixeira Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901800216741722por
dc.contributor.advisor1Toledo Jr, Antônio Carlos de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192040830710780por
dc.contributor.referee1Pereira, Alexandre de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.contributor.referee2Navarro, Karen Cecília de Lima Torres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0404523893145501por
dc.date.accessioned2021-02-09T13:43:47Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationSilva, Janaína Teixeira Nunes. Avaliação da associação entre inteligência emocional e empatia nos estudantes de medicina – Estudo Transversal Unicêntrico, Brasil, 2019. 2020. 65f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/273-
dc.description.resumoA inteligência emocional (IE) e a empatia são duas habilidades essenciais para a medicina centrada na pessoa. Objetivos: avaliar a associação entre IE e empatia e se fatores sociodemográficos e o tempo de curso influenciam o nível de IE e de empatia. Materiais e métodos: estudo transversal em estudantes de Medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de São João del Rei, Minas Gerais. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Teste de autoavaliação de IE de Schutte e os níveis de empatia foram avaliados pela escala de empatia de Jefferson (versão para estudante). Todos os voluntários assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da inclusão no estudo. A análise descritiva utilizou a média, o desvio padrão e a distribuição de frequência e a análise comparativa utilizou o teste de t de Student, ANOVA e a correlação de Pearson. Realizou-se análise de regressão múltipla com as variáveis que apresentaram p<0,25. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: no período de 5 a 30 de agosto de 2019, 193 voluntários, que correspondiam a 85,8% da população total, concordaram em participar da pesquisa. Os escores de IE e empatia foram elevados. O escore do domínio Manejo das próprias emoções (IE) foi maior entre homens (pajustado=0,049) e o escore do domínio Manejo das emoções dos outros (IE) foi maior entre as mulheres (pajustado=0,006). O período do curso influenciou positivamente o escore total da empatia (pajustado=0,022) e o seu domínio Compaixão (pajustado=0,004), com os escores aumentando do início em relação ao meio do curso. Esse domínio também foi influenciado negativamente pela presença de doença grave na família (pajustado=0,044). Os estudantes cujos pais não possuíam curso superior apresentaram escore total da empatia (pajustado=0,038) e do seu domínio Tomada de perspectiva mais elevados (pajustado=0,002). Observou-se correlação positiva moderada entre os escores totais de IE e de empatia (ρ=0,304, p<0,001) e entre o escore total de empatia e o domínio Manejo das emoções dos outros de IE (ρ=0,300, p<0,001). Observou-se também correlação positiva fraca entre o escore total de IE e a maioria dos domínios de empatia. Conclusão: os resultados indicam associação positiva entre inteligência emocional e empatia. O sexo influenciou dois domínios da IE: Manejo das próprias emoções e Manejo das emoções dos outros. A empatia foi influenciada pela escolaridade dos pais, período do curso e pela presença de doença grave familiarpor
dc.description.abstractEmotional intelligence (EI) and empathy are two essential skills for person-centered medicine. Objectives: To evaluate the association between EI and empathy and to assess whether sociodemographic factors and course year influence the level of EI and empathy. Methods: Cross-sectional study among medical students from a private educational institution in the city of São João del Rei, Minas Gerais. EI levels were assessed using the Schutte IE Self-Assessment Test and empathy levels were assessed using the Jefferson Empathy Scale (student version). All volunteers signed the Informed Consent before the inclusion in the study. Descriptive analysis used the mean, standard deviation and frequency distribution, and the comparative analysis used Student's t test, ANOVA and Pearson's correlation. Multiple regression analysis was performed with the variables presenting p<0.25. A significance level of 0.05 was considered. Results: From August 5th to 30th, 2019, 193 volunteers, corresponding to 85.8% of the total population, agreed to participate in the study. The IE and empathy scores observed were high. The Managing own emotions domain score (EI) was higher among men (padjusted=0.049) and the Managing others' emotions domain score (EI) was higher among women (padjusted=0.006). The course year positively influenced the total empathy score (padjusted=0.022) and its Compassionate care domain (padjusted=0.004), with scores increasing from the beginning in relation to the middle of the course. This domain was also negatively influenced by the presence of severe illness in the family (padjusted=0.044). Students whose parents were not graduated had a higher total empathy score (padjusted=0.038) and a higher Perspective taking score (padjusted=0.002). Moderate positive correlation was observed between the total EI and empathy scores (ρ=0.304, p<0.001) and between the total empathy score and the Managing others' emotions EI domain (ρ=0.300, p<0.001). A weak positive correlation was also observed between the total IE score and most of the empathy domains. Conclusion: The results indicated a positive association between emotional intelligence and empathy. Sex has influenced two domains of EI: Managing own emotions and Managing others' emotions. Parental schooling, course year, and familiar severe disease influenced empathyeng
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica Queiroz (kely.alves@unifenas.br) on 2021-02-08T18:29:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Janaína Nunes.pdf: 1182804 bytes, checksum: 4862f42cd00832b77c22f6e93763c8a3 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-09T13:43:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Janaína Nunes.pdf: 1182804 bytes, checksum: 4862f42cd00832b77c22f6e93763c8a3 (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectEstudantes de Medicinapor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectMedical Educationeng
dc.subjectMedical studentseng
dc.subjectEmpathyeng
dc.subjectEmotional intelligenceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação da associação entre inteligência emocional e empatia nos estudantes de medicina – Estudo Transversal Unicêntrico, Brasil, 2019por
dc.title.alternativeAssociation between emotional intelligence and empathy among medical students - a single center cross-sectional study, Brazil, 2019eng
dc.typeDissertaçãopor
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