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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da associação entre inteligência emocional e empatia nos estudantes de medicina – Estudo Transversal Unicêntrico, Brasil, 2019
Título(s) alternativo(s): Association between emotional intelligence and empathy among medical students - a single center cross-sectional study, Brazil, 2019
Autor: Silva, Janaína Teixeira Nunes 
Primeiro orientador: Toledo Jr, Antônio Carlos de Castro
Primeiro membro da banca: Pereira, Alexandre de Araújo
Segundo membro da banca: Navarro, Karen Cecília de Lima Torres
Resumo: A inteligência emocional (IE) e a empatia são duas habilidades essenciais para a medicina centrada na pessoa. Objetivos: avaliar a associação entre IE e empatia e se fatores sociodemográficos e o tempo de curso influenciam o nível de IE e de empatia. Materiais e métodos: estudo transversal em estudantes de Medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de São João del Rei, Minas Gerais. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Teste de autoavaliação de IE de Schutte e os níveis de empatia foram avaliados pela escala de empatia de Jefferson (versão para estudante). Todos os voluntários assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da inclusão no estudo. A análise descritiva utilizou a média, o desvio padrão e a distribuição de frequência e a análise comparativa utilizou o teste de t de Student, ANOVA e a correlação de Pearson. Realizou-se análise de regressão múltipla com as variáveis que apresentaram p<0,25. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: no período de 5 a 30 de agosto de 2019, 193 voluntários, que correspondiam a 85,8% da população total, concordaram em participar da pesquisa. Os escores de IE e empatia foram elevados. O escore do domínio Manejo das próprias emoções (IE) foi maior entre homens (pajustado=0,049) e o escore do domínio Manejo das emoções dos outros (IE) foi maior entre as mulheres (pajustado=0,006). O período do curso influenciou positivamente o escore total da empatia (pajustado=0,022) e o seu domínio Compaixão (pajustado=0,004), com os escores aumentando do início em relação ao meio do curso. Esse domínio também foi influenciado negativamente pela presença de doença grave na família (pajustado=0,044). Os estudantes cujos pais não possuíam curso superior apresentaram escore total da empatia (pajustado=0,038) e do seu domínio Tomada de perspectiva mais elevados (pajustado=0,002). Observou-se correlação positiva moderada entre os escores totais de IE e de empatia (ρ=0,304, p<0,001) e entre o escore total de empatia e o domínio Manejo das emoções dos outros de IE (ρ=0,300, p<0,001). Observou-se também correlação positiva fraca entre o escore total de IE e a maioria dos domínios de empatia. Conclusão: os resultados indicam associação positiva entre inteligência emocional e empatia. O sexo influenciou dois domínios da IE: Manejo das próprias emoções e Manejo das emoções dos outros. A empatia foi influenciada pela escolaridade dos pais, período do curso e pela presença de doença grave familiar
Abstract: Emotional intelligence (EI) and empathy are two essential skills for person-centered medicine. Objectives: To evaluate the association between EI and empathy and to assess whether sociodemographic factors and course year influence the level of EI and empathy. Methods: Cross-sectional study among medical students from a private educational institution in the city of São João del Rei, Minas Gerais. EI levels were assessed using the Schutte IE Self-Assessment Test and empathy levels were assessed using the Jefferson Empathy Scale (student version). All volunteers signed the Informed Consent before the inclusion in the study. Descriptive analysis used the mean, standard deviation and frequency distribution, and the comparative analysis used Student's t test, ANOVA and Pearson's correlation. Multiple regression analysis was performed with the variables presenting p<0.25. A significance level of 0.05 was considered. Results: From August 5th to 30th, 2019, 193 volunteers, corresponding to 85.8% of the total population, agreed to participate in the study. The IE and empathy scores observed were high. The Managing own emotions domain score (EI) was higher among men (padjusted=0.049) and the Managing others' emotions domain score (EI) was higher among women (padjusted=0.006). The course year positively influenced the total empathy score (padjusted=0.022) and its Compassionate care domain (padjusted=0.004), with scores increasing from the beginning in relation to the middle of the course. This domain was also negatively influenced by the presence of severe illness in the family (padjusted=0.044). Students whose parents were not graduated had a higher total empathy score (padjusted=0.038) and a higher Perspective taking score (padjusted=0.002). Moderate positive correlation was observed between the total EI and empathy scores (ρ=0.304, p<0.001) and between the total empathy score and the Managing others' emotions EI domain (ρ=0.300, p<0.001). A weak positive correlation was also observed between the total IE score and most of the empathy domains. Conclusion: The results indicated a positive association between emotional intelligence and empathy. Sex has influenced two domains of EI: Managing own emotions and Managing others' emotions. Parental schooling, course year, and familiar severe disease influenced empathy
Palavras-chave: Educação médica
Estudantes de Medicina
Empatia
Inteligência emocional
Medical Education
Medical students
Empathy
Emotional intelligence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: Silva, Janaína Teixeira Nunes. Avaliação da associação entre inteligência emocional e empatia nos estudantes de medicina – Estudo Transversal Unicêntrico, Brasil, 2019. 2020. 65f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/273
Data de defesa: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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