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Tipo do documento: Dissertação
Título: Manual de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem em ambientes reais de prática na atenção primária à saúde
Título(s) alternativo(s): Manual of teaching-learning methods and techniques in real practice environments in primary health care
Autor: MACHADO, S. C. M. P 
Primeiro orientador: DIAS, Ruth Borges
Primeiro membro da banca: PEIXOTO, José Maria
Segundo membro da banca: SOUZA, R. A
Resumo: A reformulação curricular do ensino médico brasileiro preconiza a inserção do aluno em contextos reais de prática de ensino em complexidade crescente de aprendizado, a partir do primeiro período do curso. Tal recomendação prioriza a Atenção Primária à Saúde e seus ambientes de trabalho como local privilegiado do aprendizado, através da integração ensino-serviço-comunidade. As vivências práticas de aprendizado em locais de serviços de saúde desde os primeiros anos do curso aproximam o aprendiz das realidades do cotidiano profissional podendo ajudanda-los na aquisição do conhecimento técnico e na construção de uma identidade médica condizentes com as necessidades sociais. Um dos desafios da docência médica nos campos de prática após as Diretrizes Curriculares Nacionais diz respeito a quais metodologias de ensino utilizar para o aluno do período pré clínico, que tem como objetivo de aprendizado a aqisição de habilidades de comunicação, gerência, liderança, ética e responsabilidade social. Para os períodos clínicos esta tarefa é um pouco mais fácil, pois a grande maioria das metódologias de ensino prático é direcionada ao período clíncio do ensino, onde entra nos objetivos de aprendizado a aquisição de habilidades técnicas. Métodos que estimulem a reflexão como “O Arco de Maguerez” e “Aprendizado Baseado em Ploblemas” são indicados para estes primeiros anos de curso. Para os anos finais, onde existe a necessidade de práticas específicas da profissão médica, são indicados métodos como “SNAPPS” e “One-Minute Preceptor”. Outro desafio é a escolha dos métodos avalitivos, pois são norteadores e garantem a eficácia do processo ensino-aprendizagem desde que corretamente aplicados, ou seja, que não reflitam apenas o aprendizado cognitivo, pois este não reflete a aprendizagem adquirida. Assim o objetivo desse manual é descrever modelos e estratégias de ensino aprendizagem, selecionados aleatoriamente, mencionados por autores e Institutos de Ensino Superior com base na possibilidade de execução em vários cenários reais de prática norteado o docente em seu dia a dia profissional
Abstract: The curricular reformulation of the Brazilian medical education recommends the insertion of the student in real contexts of teaching practice in increasing complexity of learning, since the very first semester. This recommendation prioritizes Primary Health Care and its work environments as a privileged place of learning through the teaching-service-community integration. Practical learning experiences in health care facilities since the early years of the course bring the learner closer to the realities of professional life and can help them in the acquisition of technical knowledge and the construction of a medical identity consistent with social needs. Based on to the National Curriculum Guideline, one of the medical teaching challenges in the practice fields concerns which teaching methodologies among pre-clinical student. In such a context, learning objective is the acquisition of communication skills, management, leadership, ethics and social responsibility. For clinical periods the task is a little easier, because majority of practical teaching methodologies are directed to the clinical period of teaching. In pre-clinical moment learning is related to acquisition of technical skills. Methods that stimulate reflection such as “The Arc of Maguerez” and “Problem-Based Learning” are recommended for these early years of study. In final years, there is a need for specific medical professional practices, methods such as “SNAPPS” and “One-Minute Preceptor” are indicated. Another challenge is the choice of evaluative methods, as they are guiding and guarantee the effectiveness of the teaching-learning process as long as they are correctly applied, that is, they do not reflect only cognitive learning, as it does not reflect the acquired learning. Thus handbook resulted from this thesis aims to describe randomly selected models and strategies of teaching and learning, mentioned by authors and Institutes of Higher Education based on the possibility of execution in various real practice scenarios guided by the teacher in his daily professional life
Palavras-chave: Educação Médica
Ensino em Cenários Reais de Prática
Ensino-Serviço- Comunidade
Atenção Primária à Saúde
Medical Education
Teaching in Real Practice Scenarios
Teaching-Service- Community
Primary Health Care
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: MACHADO, S. C. M. P. Manual de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem em ambientes reais de prática na atenção primária à saúde. 2019. 115f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/271
Data de defesa: 2-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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