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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparação entre testes escritos e testes realizados no computador: estresse, satisfação e desempenho dos alunos do curso de Medicina da Unifenas – Alfenas, cursando Ginecologia e Obstetrícia
Título(s) alternativo(s): Comparison between written tests and computer tests: stress, satisfaction and performance among medical students attending Gynecology and Obstetrics Course at UNIFENAS - Alfenas/MG
Autor: RODRIGUES, M. 
Primeiro orientador: TURCI, M. A.
Primeiro membro da banca: MOURA, A. S.
Segundo membro da banca: OZANAN, Gabriel Costa
Resumo: Introdução: As avaliações usando tecnologia estão presentes nas escolas em vários países, e seu uso se popularizou nas últimas duas décadas, sendo utilizadas no exame para licença médica nos Estados Unidos desde 1999. O potencial que as avaliações aprimoradas por tecnologia trazem para o mundo acadêmico foi o que motivou a realização deste estudo, e o conhecimento advindo de uma conferência específica sobre essas tecnologias trouxe o incentivo para persistir nessa linha de pesquisa. Método: Este estudo tem por objetivo comparar o estresse, a satisfação e o desempenho dos acadêmicos durante o primeiro semestre de 2018, ao realizarem provas escritas convencionais e provas no computador na disciplina de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano, campus Alfenas. Foram avaliadas as turmas do décimo segundo período e sétimo período, totalizando uma amostra de 135 alunos. Tratou-se de um estudo experimental randomizado em que os alunos foram divididos em dois grupos para as avaliações e foram-lhes aplicados questionários pré-definidos e presenciais. Antes da prova, foram entregues aos alunos perguntas específicas para avaliar o estresse envolvido em sua realização. Ao término da prova, foram aplicadas as questões que avaliaram a satisfação com o tipo de prova realizada. Foram ainda registradas as notas obtidas nos dois tipos de avaliação. Cada aluno fez uma avaliação escrita convencional e uma avaliação via computador. Resultados: Os acadêmicos avaliados demonstraram maior estresse e menor satisfação com a prova no computador, comparando-a com a prova escrita convencional. O tipo de prova não esteve associado ao desempenho acadêmico. Conclusão: A falta de familiaridade e treinamento com a metodologia, antes da aplicação das avaliações, causou aumento no estresse nos acadêmicos envolvidos no presente estudo, o que interferiu na satisfação, ao fazer a prova usando tecnologia, embora não tenha havido diferença nos escores de desempenho. As informações coletadas serão utilizadas para reestruturação do formato dos testes oferecidos no departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFENAS, campus Alfenas, com o intuito de aprimorar a avaliação teórica que se realiza na Universidade.
Abstract: Introduction: Evaluations using technology are present in schools in several countries and have become popular in the last two decades and have been used in the United States medical license examination since 1999. The potential that improved technology assessments bring to the academic world motivated the carrying out of this study, and the knowledge from a specific conference on these technologies brought the incentive to persist in this research line. Method: This study aims to compare the stress, satisfaction and performance of academics during the first semester of 2018, when conducting conventional written tests and computer tests in the course of Gynecology and Obstetrics of the medical program of the University of José do Rosário Vellano, Alfenas campus, a total sample of 135 students. It was a randomized experimental study in which the students were divided for the evaluations and pre-defined and class-based questionnaires were applied. Prior to the test, specific questions were given to students to assess the stress involved in their achievement. At the end of the test, the questions were answered to evaluate the satisfaction with the type of the test they took. Each student did a conventional written assessment and a computer assessment. Results: The evaluated students showed greater stress and less satisfaction with the computer-based test compared to the conventional written test, although there was no statistical difference in performance when comparing both. Conclusion: Lack of familiarity and training with the methodology prior to test application resulted an increase in students’ stress in the present study, which interfered in the satisfaction with the test using technology, even though there was no difference in the performance scores. The collected information will be used to restructure the format of the tests offered in the Department of Gynecology and Obstetrics of UNIFENAS, Campus Alfenas, in order to improve the theoretical evaluation performed at the University.
Palavras-chave: Computador. Estudantes de Medicina. Avaliação por computador. Avaliação aprimorada pelo computador.
Assessment. Computer. Medical Students. Computer Based Test. Technology Enhanced Evaluation. Computer assisted assessment.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: RODRIGUES, M. Comparação entre testes escritos e testes realizados no computador: estresse, satisfação e desempenho dos alunos do curso de Medicina da Unifenas – Alfenas, cursando Ginecologia e Obstetrícia. 2019. 62f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/262
Data de defesa: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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