Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/25
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Ricardo Bernardes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3293605922415681por
dc.contributor.advisor1Silva, Roberta Bessa Veloso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751378355325825por
dc.contributor.referee1Pozo, Osmar Vicente Chevez-
dc.contributor.referee2Portugal, Nilton dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094883400589852por
dc.date.accessioned2016-05-02T13:53:59Z-
dc.date.available2015-09-21-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationMELLO, Ricardo Bernardes de. Information systems in the coffee marketing in an agricultural cooperative in southern Minas Gerais. 2014. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Jose do Rosario Vellano, Alfenas, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/25-
dc.description.resumoA tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e sendo assim este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso exploratório com uma pesquisa descritiva, o perfil tecnológico dos produtores de café, sócios da Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (CAPEBE). Tal análise se fez necessária, mediante o crescimento do uso de tecnologia por praticamente todos os setores da economia mundial. A principal finalidade desta pesquisa é saber o quanto o uso de sistemas de informação está presente na vida dos produtores. O propósito foi conseguido através de uma pesquisa de campo, realizada com 104 cooperados. O estudo demonstrou que cerca de 60% dos pesquisados possuem um computador, mas ainda assim, o uso de sistemas de informação é restrito, pois a grande maioria realiza de forma manual as rotinas administrativas da propriedade. Foi possível observar que, cerca de 59% das propriedades possuem acesso à internet e o tipo de conexão mais utilizado é via rádio. A pesquisa revelou ainda, que a tecnologia mais utilizada por eles é o uso de smartphones para auxílio às rotinas da propriedade. Cerca de 76% do público concorda que a utilização de recursos tecnológicos para comercialização do café pode garantir um melhor preço. O estudo evidenciou a necessidade da prudência em atender com recursos tecnológicos a comercialização de café devido ao fato dos cooperados ainda necessitarem de uma maior capacitação para utilização de sistemas de informação em suas propriedades, bem como ter cautela na disponibilização dos serviços online, antes é necessário conhecer o perfil dos seus cooperados, e não somente seguir a tendência de cooperativas concorrentes.por
dc.description.abstractThis paper analyzes, through a descriptive research, technological profile of coffee farmers, cooperative members of CAPEBE. This analysis was needed by the growing use of technology, by virtually all sectors of the world economy. The main purpose of this research is to know how much the use of information systems is present in the lives of producers. The purpose was achieved through a field survey conducted with 104 members. The study showed that about 60% of respondents have a computer, but still, the use of information systems is limited because the vast majority done manually administrative routines of the property. It was observed that about 59% of the properties have access to the internet and the most widely used type of connection is via radio. The survey also revealed that the technology being used by them, to aid the routines of the property, is the use of smartphones. About 76% of the public agree that the use of technology to coffee marketing can ensure a better price. The study showed the need for prudence in meeting with technological resources to marketing of coffee. The cooperative still need further training for use of information systems in its properties as well as the cooperative can´t leave providing services over the Internet without knowing your target audience (cooperative) even if they are adjusting due to competition from other cooperatives.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-02T13:53:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Bernardes de MelloDissertacao.pdf: 2038234 bytes, checksum: e40cddf7c76fc602f65fc5f76320c4ef (MD5) Previous issue date: 2014-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Jose do Rosario Vellanopor
dc.publisher.departmentCiências Agráriaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsistema de Informaçãopor
dc.subjectcafépor
dc.subjectcomercializaçãopor
dc.subjectcooperativapor
dc.subjecttomada de decisãopor
dc.subjectcoffeeeng
dc.subjectcommercializationeng
dc.subjectcooperativeeng
dc.subjectdecision makingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleSistemas de informação na comercialização do café em uma cooperativa agrícola no Sul de Minas Geraispor
dc.title.alternativeInformation systems in the coffee marketing in an agricultural cooperative in southern Minas Geraiseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ricardo Bernardes de MelloDissertacao.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.