Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/231
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de suporte básico de vida para estudantes de Medicina: aprendizagem e retenção do conhecimento relacionados ao uso de manequins de alta fidelidade e duração do treinamento
Autor: DETOMI, C. A. D. 
Primeiro orientador: TURCI, M. A.
Primeiro membro da banca: PEIXOTO, JM
Segundo membro da banca: VELOSO, SG
Resumo: Introdução: Suporte Básico de Vida (SBV) pode ser definido como um conjunto de habilidades cognitivas e motoras destinadas à manutenção, suporte ou restabelecimento da oxigenação, ventilação e circulação em pacientes com quadro de parada cardíaca, parada respiratória ou ambos. A simulação é uma estratégia de ensino/aprendizagem utilizada para treinamento dessas habilidades. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar o aprendizado das habilidades em SBV, sobretudo as habilidades de reanimação cardiopulmonar em adultos, crianças e lactentes, utilizando estratégias diferentes em relação à duração do treinamento e ao uso de manequins de alta e baixa fidelidade em estudantes de medicina. Métodos: estudantes do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, em São João del Rei, do primeiro e segundo períodos receberam treinamentos diferenciados quanto ao tempo e ao uso de manequins em aulas práticas de SBV e foram avaliados de forma teórica e prática, quanto aos conhecimentos teóricos e habilidades adquiridas ao término do treinamento. Após 3 meses, os estudantes do segundo período foram reavaliados para verificação da retenção deste conhecimento. Participaram da pesquisa 34 alunos do 1o período e 52 alunos do 2o período. Resultados: os estudantes treinados em SBV, por tempo prolongado (17,5h), apresentaram melhores desempenhos nas provas teóricas e práticas, independentemente dos manequins utilizados; contudo, os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes treinados em SBV, por tempo prolongado, em manequins de alta fidelidade; quanto a avaliação da retenção do conhecimento em SBV, três meses após o treinamento inicial houve um melhor desempenho individual na avaliação prática dos estudantes treinados em manequins de alta fidelidade. Conclusão: maior tempo de treinamento e manequins de alta fidelidade, no ensino de suporte básico de vida, proporcionaram melhoria na aprendizagem e retenção do conhecimento, em alunos de medicina, em nível de graduação.
Abstract: Introduction: Basic Life Support (BLS) can be defined as a set of cognitive and motor skills for the maintenance, support or restoration of oxygenation, ventilation and circulation in patients with cardiac arrest, respiratory arrest or both. Simulation is one teaching / learning strategy used to train these skills. Objective: This study aimed to evaluate the learning of BLS skills, especially cardiopulmonary resuscitation skills in adults, children and infants, using different strategies regarding the duration of training and the use of high and low fidelity manikins in students of medicine. Methods: students from the University Center Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, in São João del Rei, from the first and second periods received differentiated trainings regarding the time and the use of manikins in practical classes of BLS and were evaluated in a theoretical and practical way, theoretical knowledge and skills acquired at the end of the training. After 3 months, students from the second period were re-evaluated to verify the retention of this knowledge. Thirty-four students from the first period and 52 students from the second period participated in the study. Results: the students who were trained in BLS, for a long time, presented the best performances in the theoretical and practical tests, independently of the manikins used; however, the best results were obtained by students trained in BLS, for a long time, on high fidelity manikins; as well as the evaluation of knowledge retention in BLS, three months after initial training there was a better individual performance in the practical evaluation of students trained in high fidelity manikins. Conclusion: a longer training period and the use of high fidelity manikins in Basic Life Support teaching provided improved learning and retention of knowledge in undergraduate medical students.
Palavras-chave: Reanimação Cardiopulmonar. Educação Médica. Simulação.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: DETOMI, C. A. D.. Ensino de suporte básico de vida para estudantes de Medicina: aprendizagem e retenção do conhecimento relacionados ao uso de manequins de alta fidelidade e duração do treinamento. 2019. 58f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/231
Data de defesa: 1-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Carlos final.pdfDocumento principal2,08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.