Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSLEUMER, J. P. N.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795351348017678por
dc.contributor.advisor1MOURA, Eliane Perlatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613067362478614por
dc.contributor.referee1PEREIRA, A. A.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, M. M. M.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287156897076261por
dc.date.accessioned2019-06-12T17:59:13Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationSLEUMER, J. P. N. Adaptação transcultural e validação do instrumento Nutrition in Patient Care Survey (NIPS), no Brasil. 2018. 83f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Belo Horizonte, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/230-
dc.description.resumoIntrodução: O hábito nutricional inadequado é considerado importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O médico tem importante papel na modificação e melhoria do comportamento nutricional de seus pacientes e, consequente melhoria da saúde. Neste contexto, é necessário mensurar, através de instrumentos confiáveis, a atitude de estudantes e médicos sobre nutrição no atendimento a pacientes, para subsidiar intervenções educacionais que impactarão na prática clínica. Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o instrumento Nutrition in Patient Care Survey (NIPS), que avalia atitudes no cuidado nutricional na prática clínica, para ser utilizado na população de língua portuguesa falada no Brasil. Metodologia: A versão original NIPS em inglês, inicialmente foi traduzida para a língua portuguesa e submetida a uma adaptação transcultural do vocabulário e da construção linguística. Esta versão foi então retraduzida ao inglês. O questionário foi então aplicado para pré-teste em 30 estudantes de Medicina, com o intuito de eliminar dúvidas quanto à compreensão das perguntas. A versão final do instrumento adaptado foi aplicada a 400 estudantes de Medicina. Foi realizada a análise de confiabilidade e de validade, utilizando-se análise fatorial. Resultado: 400 estudantes responderam a todas as perguntas do NIPS e foram incluídos na análise. Após análise fatorial, foi definida a estrutura final da escala que passou a ter 37 itens, em formato likert de 1 (discordo totalmente) a 05 (concordo totalmente), divididos em dez fatores, diferente do observado na escala original que apresenta cinco fatores. A consistência interna (alfa de Cronbach) para os dez fatores estudados foi superior a 0,60 na maioria deles e o alfa geral foi superior a 0,50. Na análise de validade do construto, a maioria dos coeficientes de correlação se mostrou significativo (valores p<0,005). Com essa estrutura, a escala proposta apresentou consistência interna entendida como favorável, explicando 58,93% das atitudes dos alunos em relação ao cuidado nutricional na assistência ao paciente. Conclusão: A versão em português do instrumento NIPS, após processo de adaptação, mostrou-se útil e adequada para levantar informações relativas à atitude dos estudantes de Medicina no cuidado nutricional do paciente.por
dc.description.abstractIntroduction: Inadequate nutritional habits are considered an important risk factor for the development of chronic noncommunicable diseases (CNCD). The physician plays an important role in modifying and improving the nutritional behavior of his patients and consequently improving of the health. In this context, it is necessary to measure, through reliable instruments, the attitude of students and physicians on nutrition in patient care, to subsidize educational interventions that will impact clinical practice. Objective: To translate, culturally adapt and validate the Nutrition in Patient Care Survey (NIPS), which assesses attitudes in nutritional care in clinical practice, to be used in the Portuguese-speaking population in Brazil. Methodology: The original NIPS version in English was initially translated into Portuguese and submitted to a cross-cultural adaptation of vocabulary and linguistic construction. This version was then retranslated into English. The questionnaire was then applied to pre-test in 30 medical students, in order to eliminate doubts about the comprehension of the questions. The final version of the adapted instrument was applied to 400 medical students. The analysis of reliability and validity has been performed using factorial analysis. Result: 400 students answered all NIPS questions and were included in the analysis. After a factorial analysis, the final structure of the scale was defined, which now has 37 items, in a likert form from 1 (totally disagree) to 05 (totally agree), divided into ten factors, different from the original scale with five factors. The internal consistency (Cronbach's alpha) for the ten factors studied was greater than 0.60 in most of them and the general alpha was greater than 0.50. In the construct validity analysis, the majority of the correlation coefficients were significant (p values <0.005). With this structure, the proposed scale presented an internal consistency understood as favorable, explaining 58.93% of students' attitudes regarding nutritional care in patient care. Conclusion: The version in Portuguese of the NIPS instrument, after an adaptation process, proved to be useful and adequate to gather information regarding the attitude of medical students in the patient's nutritional care.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T19:43:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Juliana Sleumer.pdf: 2933494 bytes, checksum: a8a6f7f392c99a44af62456cedec2e99 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:47:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Juliana Sleumer.pdf: 2933494 bytes, checksum: a8a6f7f392c99a44af62456cedec2e99 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:59:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Juliana Sleumer.pdf: 2933494 bytes, checksum: a8a6f7f392c99a44af62456cedec2e99 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T17:59:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Juliana Sleumer.pdf: 2933494 bytes, checksum: a8a6f7f392c99a44af62456cedec2e99 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesADAMS, K. M.; KOHLMEIER, M.; ZEISEL, S. H. Nutrition Education in U.S. Medical Schools: Latest Update of a National Survey. Academic Medicine, Philadelphia, v. 85, n. 9, AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Understanding attitudes and predicting social behavior. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1980. ALLPORT, F. H.; HARTMAN, D. A. The measurement and motivation of atypical opinion in a certain group. The American Political Review, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 735-760, 1925. ANDERSON, L. W. Attitudes and their Measurement. In: WALBERG, H. J.; HAERTEL, G. D. (Ed.). The International Encyclopedia of Educational Evaluation. Oxford: Pergamon, 1990. P. 368-374. ASSOCIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL. Declaração de Helsinque: princípios éticos para pesquisa clínica envolvendo seres humanos. Edimburgo, 2000. Disponível em:< http://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/declaracao_de_helsinque.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017. BACON, J. G.; SCHELTEMA, K. E.; ROBINSON, B. E. Fat phobia scale revisited: the short form. International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, Hampshire, v. 25, n. 2, p. 252–257, Feb. 2001. BEATON, D. E. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine-affiliated society meeting abstracts, Hagerstown, v. 15, n. 24, p. 3186-3191, Dec. 2000. BEATON, D. et al. Recommendations for the cross-cultural adaptation of health status measures. New York: American Academy of Orthopaedic Surgeons, 2002. BEATON, D. et al. Recommendations for the Cross-Cultural Adaptation of the DASH & Quick DASH Outcome Measures. [S.l.]: American Academy of Orthopaedic Surgeons and Institute for Work & Health, 2007. Disponível em: Disponível em: <http://www.dash.iwh.on.ca/translate2.htm>. Acesso em: 20 mar. 2018. BOOG, M. C. F. Dificuldades encontradas por médicos e enfermeiros na abordagem de problemas alimentares: Revista de Nutrição, Campinas, v. 12, n. 3, p. 261-272, set./dez. 1999. BOWLING, A. Measuring disease: a review of disease specific quality of life measurement scales. 2 nd. Philadelphia: Open University Press, 1997. BRASIL. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro: situação e desafios atuais. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] União, 13 jun. 2013, Seção I, p. 59. CHURCHIL JÚNIOR, G. A. Measuring attitudes, perceptions and preferences. In: ______. Basic Marketing Research. Orlando: Dryden; 1988. p. 418-471. COLARES, M. F. A. et al. Construção de um Instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p.194-203, set./dez. 2002. CROWLEY, J. et al. Doctors' attitudes and confidence towards providing nutrition care in practice: Comparison of New Zealand medical students, general practice registrars and general practitioners. Journal of Primary Health Care, Wellington, N.Z, v. 7, n. 3, p. 244-250, Sep. 2015. GUILLEMIN, F.; BOMBARDIER, C.; BEATON, D. Cross-cultural adaptation of health-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. Journal of clinical epidemiology, Oxford, v. 46, n. 12, p. 1417-1432, Dec. 1993. HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Brookman, 2005. HARZHEIM, E. et al. Consistência interna e confiabilidade da versão em português do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool-Brasil) para serviços de saúde infantil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 1649-1659. 2006. IP, E. H. et al. Measuring Medical Student Attitudes and Beliefs Regarding Obese Patient. Academic medicine, Philadelphia, v. 88, n. 2, p. 282-289, Feb. 2013. KOGAN JR.; SHEA, J. A. Course evaluation in medical education. Teaching and Teacher Education, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 251-264, 2007. KOPELMAN, P.; LENNARD-JONES, J. Nutrition and patients: a doctor’s responsibility. Clinical Medicine, Londres, v. 2, n. 5, p. 391-394, Sep./Oct. 2002. KRIS-ETHERTON, P. M. et al. The need to advance nutrition education in the training of health care professionals and recommended research to evaluate implementation and effectiveness. The American journal of clinical nutrition, Bethesda, v. 99, n. 5, p. 1153S-1166S, May 2014. LAMPERT, J. B. Dois séculos de escolas médicas no Brasil e a avaliação do ensino médico no Panorama atual e perspectivas. Gazeta Médica da Bahia, Salvador, v. 78, sup. 1, p. 31-37, 2008. LESLIE, F. C.; THOMAS, S. Symposium 9: Competent to care Are all doctors competent in nutrition? Proceedings Of The Nutrition Society, Cambridge, v. 68, n. 3, p. 296-299, May 2009. LOOK AHEAD RESEARCH GROUP. Long term effects of a lifestyle intervention on weight and cardiovascular risk factors in individuals with type 2 diabetes: four year results of the Look AHEAD trial. Archives of internal medicine, Chicago, v. 170, n. 17, p. 1566-1575, Set. 2010. MCGAGHIE, W. C. et al. Development of a measure of attitude toward nutrition in patient care. American journal of preventive medicine, Amsterdam, v. 20, n. 1, p. 15-20, Jan. 2001. MIHALYNUK, T. V. et al. Physician informational needs in providing nutritional guidance to patients. Family Medicine, Shawnee Mission, v. 36, n. 10, p.722-726, Nov./Dec. 2004. MIRANDA, S. M. et al. Construção de uma Escala para Avaliar Atitudes de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33, sup. 1, p. 104-110, 2009. MOGRE, V. et al. Nutrition in Medicine: Medical Students' Satisfaction, Perceived Relevance and Preparedness for Practice. Health Professions Education, [S.l.], Fev. 2017. Disponível em:< http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2452301116301109>. Acesso em: 15 jun. 2017. NUNNALLY, J. C. Psychometric theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978. OLIVEIRA, J. E. D.; MARCHINI, J. S. Nutrologia: especialidade médica. Revista Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 54, n. 6, p. 471-486, 2008. ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde. Washington, 2016. p. 1537-1542, Set. 2010. PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. ______. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. esp. p. 992-999, 2009. ______. Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na Educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes; 2011. ______. Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida da Universidade de Brasília, 1996. PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, p. 2013. PEREIRA, A. A.; SANTOS, S. M. E.; FARIA, R. M. D. Versão brasileira do Attribution Questionnare-Adapatação transcultural e validação de propriedades psicométricas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 65, n. 4, p. 314-321, 2016. PETERSON, R. A. A meta-analysis of Cronbach’s coefficient alpha. Journal of Consumer Research, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 381-391, 1994. POLAK, R.; POJEDNIC, R. M.; PHILLIPS, E. M. Lifestyle Medicine Education. American Journal of Lifestyle Medicine, [S.l.], v. 9, n. 5, p. 361-367, 21 Abr. 2015. RAY, S. et al. Evaluation of a novel nutrition education intervention for medical students from across England. BMJ Open, London, v. 2, n. 1, p. 000417, 2014. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277906/pdf/bmjopen-2011-000417.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017. REICHENHEIM, M. E.; MORAES, C. L. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, p. 665-673, 2007. RIBEIRO, M. M. F.; AMARAL, C. F. S. Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado e o poder médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 90-97, jan./abr. 2008 RODRIGUES, A. A psicologia social. Petrópolis: Vozes, 1981. SACKS, F. M. et al. Effects on blood pressure of reduced dietary sodium and the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) diet. New England journal of medicine, Boston, v. 344, n. 1, p. 3-10, Jan. 2001. SANCHES, C.; MEIRELES, M.; SORDI, J. O. Análise qualitativa por meio da lógica paraconsciente: método de interpretação e síntese de informação obtida por escalas likert. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 3., 2011, João Pessoa, Anais... João Pessoa: ENEPQ, 2011. SCHREIBER, K. R.; CUNNINGHAM, F. O. Nutrition education in the medical school curriculum: a review of the course content at the Royal College of Surgeons in Ireland-Bahrain. Irish Journal of Medical Science, Dublin, v. 185, n. 4, p. 853-856, Nov. 2015. SCHULMAN, J. A.; KARNEY, B. R. Gender and Attitudes toward nutrition. American Journal of Health Behavior, Oak Ridge, v. 27, n. 6, p. 623-632, Nov./Dec. 2003. SHAI, I.; SHAHAR, D.; FRASER, D. Attitudes of physicians and medical students toward nutrition's place in patient care and education at Ben-Gurion University. Education for health, Mumbai, v. 14, n. 3, p. 405-415, 2001. SP, H.; MY, W.; LIU, J. F. Nutrition knowledge, attitude and practice among primary care physicians in Taiwan., Journal of the American College of Nutrition, New York, v. 16, n. 5, p. 439-442, Oct. 1997. SPENCER, E. H. et al. Predictors of nutrition counseling behaviors and attitudes in US medical students. The American journal of clinical nutrition, Bethesda, v. 84, n. 3, p. 655-662, Sep. 2006. TAREN, D. L et al. Effect of an integrated nutrition curriculum on medical education, student clinical performance, and student perception of medical-nutrition training1–3. The American journal of clinical nutrition, Bethesda, v. 73, n. 6, p. 1107-1112, Jun. 2001. VASCONCELOS, S. C. Validação do Drug-Taking Confidence Questionnaire para uso no Brasil. 221f. 2015. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria) - Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2015. VETTER, M. L. et al. What Do Resident Physicians Know about Nutrition? An Evaluation of Attitudes, Self-Perceived Proficiency and Knowledge. Journal of the American College of Nutrition, New York, v. 27, n. 2, p. 287-298, Apr. 2008. WALSH, C. O. et al. Nutrition attitudes and knowledge in medical students after completion of an integrated nutrition curriculum compared to a dedicated nutrition curriculum: a quasi-experimental study. BMC Medical Education, Londres, v. 11, p. 58, Aug. 2011.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAconselhamento nutricional. Atitudes. Educação Médicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAdaptação transcultural e validação do instrumento Nutrition in Patient Care Survey (NIPS), no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Sleumer.pdfDocumento principal2,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.