Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorASSUNÇÃO, D. M.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239327916854059por
dc.contributor.advisor1MOURA, A. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237452333174548por
dc.contributor.referee1IBIAPINA, C. C.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801471773565555por
dc.contributor.referee2AGUILAR, C. R.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0502630065637748por
dc.date.accessioned2019-06-12T17:54:12Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, D. M. Efeito do Treinamento de Habilidades Clínicas usando a Dermatologia Comparativa na acurácia diagnóstica de alunos de Medicina. 2018. 84f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/229-
dc.description.resumoIntrodução: O raciocínio clínico dermatológico baseia-se, em grande parte, na análise das características visuais das dermatoses cutâneas. O processo diagnóstico predominantemente utilizado pelo expert, denominado raciocínio não analítico, baseia-se, portanto, no reconhecimento de padrões. Para alunos de medicina com pouca experiência clínica e, portanto, padrões ainda não muito bem estruturados, a utilização de analogias poderia ajudar a melhorar a acurácia diagnóstica. Objetivo: Avaliar a contribuição da Dermatologia Comparativa como uma estratégia facilitadora na aquisição da acurácia diagnóstica de lesões dermatológicas na graduação. Métodos: Estudo experimental controlado com alunos do 8º período do curso de Medicina da UNIFENAS-BH. Os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grupos – Dermatologia Comparativa (GDC) e Controle (GC). Os alunos responderam a um pré-teste e foram, então, alocados para o treinamento, sendo que o GDC deveria diagnosticar as lesões após a comparação com objetos semelhantes, enquanto o GC diagnosticava dermatoses por meio da descrição das lesões elementares. Ambos os grupos foram avaliados 30 e 90 dias após o treinamento. A acurácia diagnóstica nos três momentos avaliativos foi comparada entre os grupos e dentro do mesmo grupo por meio do método estatístico ANOVA. A habilidade de realizar analogia também foi analisada. Resultados: Foram incluídos 60 alunos, sendo 31 do GDC e 29 do GC. Ambos os grupos apresentaram melhora estatisticamente significativa da acurácia diagnóstica, 30 e 90 dias pós-treinamento. Não houve diferença de desempenho entre os grupos (p = 0,378). As análises estratificadas por diagnósticos novos (p = 0,808) e antigos (p = 0,518), e por dificuldade diagnóstica – fáceis (p = 0,899) e difíceis (p = 0,642) – , também não mostraram diferenças significativas entre os grupos. O GDC teve capacidade de memorizar os objetos trabalhados na fase de treinamento, e melhor desempenho para fazer analogias quando comparado ao GC (p < 0,001). Não houve correlação estatisticamente significativa entre as notas globais obtidas pelo GDC e o escore de identificação de objetos comparativos (p = 0,437). Conclusão: A acurácia diagnóstica foi semelhante entre o GDC e o GC. Observou-se que o grupo que utilizou os objetos de comparação no treinamento teve melhor desempenho em fazer analogias, memorizando os objetos corretos treinados anteriormente, mas parece não ter conseguido fazer a associação desses objetos com o diagnóstico correto das lesões dermatológicas.por
dc.description.abstractIntroduction: The clinical reasoning in dermatology is mostly based on the analysis of the visual characteristics of cutaneous dermatoses. The diagnostic process is predominantly used by the expert called non-analytical reasoning, therefore it is based on pattern recognition. The use of analogies could help medical students with little clinical experience and not well developed reasoning structured patterns to improve diagnostic accuracy. Objective: To evaluate the contribution of Comparative Dermatology as a strategy to facilitate the acquisition of the diagnostic accuracy in dermatological lesions at graduation level. Methods: Controlled experiments with students from the 8th term of UNIFENAS-BH medical school. The students were randomly divided into two groups (Comparative Dermatology (CDG) and Control (CG)). All students answered a pre-test where they needed to identify and diagnose lesions. Students were then placed in two training groups: the CDG should diagnose lesions after comparison with similar objects while the CG should diagnose dermatoses by the description of the elementary lesions. Both groups were evaluated in a posttest at 30 and 90 days after the training. The accuracy of the diagnostic in the three periods of evaluation was compared between the groups and within the same group using the statistical method ANOVA. The ability to make analogy was also analyzed. Results: A total of 60 students were included, of whom 31 were allocated in the CDG and 29 in the CG. Both groups showed a statistically significant improvement in diagnostic accuracy 30 and 90 days post-training. There was no difference regarding performance between groups (p = 0.378). Stratified analyzes by new (p=0,808) or old diagnoses (p = 0,518), and diagnostic difficulty: easy (p = 0,899) and difficult (p = 0,642), also the difference between the groups was not significative. The CDG was able to memorize the objects given in the training phase and performed better when making analogies compared to the CG (p < 0.001). There was no statistically significant correlation between the scores obtained by the CDG and the score for comparative object identification (p = 0,437). Conclusion: The diagnostic accuracy was similar between CDG and CG. It was observed that the group that used the comparison objects in the training performed better in making analogies, memorizing correct objects previously trained, however they appear to have failed to make associations between these objects and the correct diagnosis of dermatological lesions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T19:23:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise.pdf: 2515824 bytes, checksum: a7ed157073da993cf7f278714fe0d32b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:47:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise.pdf: 2515824 bytes, checksum: a7ed157073da993cf7f278714fe0d32b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:54:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise.pdf: 2515824 bytes, checksum: a7ed157073da993cf7f278714fe0d32b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T17:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise.pdf: 2515824 bytes, checksum: a7ed157073da993cf7f278714fe0d32b (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Porto: Paralelo, 2003. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018. BELDA JR., W. et al .Tratado de dermatologia. São Paulo: Atheneu, 2014. 2695p. BLANCHETTE, I.; DUNBAR, K. How analogies are generated: the roles of structural and superficial similarity. Memory & cognition, Austin, v. 28, n. 1, p. 108-124, Jan. 2000. BOWEN, J. L. Educational strategies to promote clinical diagnostic reasoning. New England Journal of Medicine, Boston, v. 355, n. 21, p. 2217-2225, Nov. 2006. BRAVERMAN, I. M. To see or not to see: how visual training can improve observational skills. Clinics in Dermatology, New York, v. 29, n. 3, p. 343-346, May/Jun. 2011. CROSKERRY, P. A universal model of diagnostic reasoning. Academic medicine, [S.l.], v. 84, n. 8, p. 1022-1028, 2009. DERMATOLOGY INFORMATION SYSTEM. Dermis. [S.l.], [2018]. Disponível em: <http://www.dermis.net/dermisroot/en/home/index.htm>. Acesso em: 24 maio 2018. EVA, K. W. What every teacher needs to know about clinical reasoning. Medical Education, Oxford, v. 39, n. 1, p. 98-106, Jan. 2004. KULATUNGA-MORUZI, C.; BROOKS, L. R.; NORMAN, G. R. Coordination of analytic and similarity-based processing strategies and expertise in dermatological diagnosis. Teaching and Learning in Medicine, Hillsdale, v. 13, n. 2, p. 110- 116, 2009. KULATUNGA-MORUZI, C.; BROOKS, L. R.; NORMAN, G. R. Using comprehensive feature lists to bias medical diagnosis. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, Washington, v. 30, n. 3, p. 563, May 2004. MOREIRA, Marcos A. Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 1., Anais .... Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, 2005. NAGEM, R.L.; CARVALHAES, D. O.; DIAS, J.A.Y.T. Uma proposta de Metodologia de Ensino com Analogias. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 14, p. 197-213, 2001. NORMAN, G. R. et al. The development of expertise in dermatology. Archives of Dermatology, Chicago, v. 125, n. 8, p. 1063-1068, Aug. 1989. NORMAN, G. R.; BROOKS, L. R. The non-analytical basis of clinical reasoning. Advances in Health Sciences Education, Dordrech, v. 2, n. 2, p. 173-184, 1997. NORMAN, G.R. Research in clinical reasoning: past history and current trends. Medical Education, Oxford, v. 39, n. 4, p. 418-427, Apr. 2005. NOVO-TORRES, A. et al. Tumoraciones múltiples en cuero cabelludo de presentación familiar. Actas Dermo-Sifiliográficas, [S.l.], v. 98, n. 2, p. 109-111, marzo 2007. OPROMOLLA, D. V. A; URA, S. Atlas de hanseníase. Bauru: Instituto Lauro de Souza Lima, 2002. 80p. PATIL, S. B.; HARSH, S. Múltiplos cilindromas dérmicos, tratamento adequado e revisão da literatura. Revista brasileira de cirurgia plástica, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 148-150, 2017. PENA, G. P.; ANDRADE-FILHO, J. S. Analogies in medicine: valuable for learning, reasoning, remembering and naming. Advances in health sciences education, Dordrech, v. 15, n. 4, p. 609-619, Oct. 2010. REGHER, G. et al. Effect of processing strategy on diagnostic skill in dermatology. Academic Medicine, Oxford, v. 69, n. 10, p. S34-6, Oct. 1994. SAMPAIO, S. A. P.; RIVITTI, E. A. Dermatologia. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2001. 1156p. SANTOS, S. C. S.; TÉRAN, A. F. Aprendizagem significativa, modelos mentais e analogias no contexto construtivista: uma aproximação possível para a educação em ciências. In: ______. Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições, 2010. cap.12, p. 203. SCHMIDT, H. G.; RIKERS, R. M. J. P. Foundations of problem-based learning: some explanatory notes. Medical Education, Oxford, v. 27, n. 5, p. 422-432, 1993. SCHMIDT, H. G.; RIKERS, R. M. J. P. How expertise develops in medicine: knowledge encapsulation and illness script formation. Medical Education, Oxford, v. 41, n. 12, p.1133- 1139, Dez. 2007. SILVA, S. F. da. Atlas dermatológico. [S.l.], 2018. Disponível em:<http://www.atlasdermatologico.com.br/>. Acesso em: 25 maio 2018. STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 591p. VALLARELLI, A. F.; SILVA, V. M. C. F.; SOUZA, E. M. Dermatologia Comparativa. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 74, n. 1, p. 75-6, jan./fev. 1999a. VALLARELLI, A. F.; SILVA, V. M. C. F.; SOUZA, E. M. Dermatologia Comparativa Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 74, n. 6, p. 641- 642, nov./dez. 1999b.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDermatologia. Educação Médica. Diagnóstico Clínicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleEfeito do Treinamento de Habilidades Clínicas usando a Dermatologia Comparativa na acurácia diagnóstica de alunos de Medicinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Denise.pdfDocumento principal2,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.