Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, R. A. A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2937893946715690por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, A. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.contributor.referee1ROCHA, A. M. C.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6753120473010454por
dc.contributor.referee2ELÓI-SANTOS, S. M.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3155049426520303por
dc.date.accessioned2019-06-12T17:52:20Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationNUNES, R. A. A. Perfil da empatia médica de residentes do 3º ano de Ortopedia e Traumatologia. 2018. 58f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/228-
dc.description.resumoObjetivos: Validar a Escala Jefferson de Empatia Médica para médicos residentes em Ortopedia e Traumatologia para esse estudo e identificar o perfil de empatia dos médicos residentes no contexto da realidade brasileira. Métodos: O questionário Escala Jefferson de Empatia Médica desenvolvido para avaliar o nível de Empatia foi aplicado a 271 residentes do 3º ano de Ortopedia e Traumatologia presentes no Congresso Brasileiro da respectiva Sociedade no ano de 2016, em Belo Horizonte. Com o objetivo de validar essa escala para médicos, realizou-se a Análise Fatorial exploratória pelo método de extração de componentes principais e rotação Varimax. Resultados: A Análise Fatorial dos dados obtidos através da aplicação do questionário evidenciou fragilidades que foram corrigidas pela exclusão de cinco de seus itens, possibilitando a determinação de fatores consistentes e, consequentemente, de correlações entre as variáveis e a empatia. Foi encontrado um escore mínimo de 36 e máximo de 105 durante o estudo, sendo o grau médio de empatia de 82,6 com de um total de 105 possíveis na escala de avaliação, o que pode ser considerado um resultado alto. Conclusões: Após a readequação do questionário, obteve-se uma validação satisfatória e robusta, que forneceu informações confiáveis sobre o perfil da empatia expressa pelos médicos residentes. Diversas variáveis como sexo, a paternidade e a maternidade, a graduação em outra especialidade, a indisponibilidade de biblioteca no serviço de residência, a avaliação dos serviços de residência na perspectiva do residente, o domínio de língua estrangeira, o recebimento de bolsa de estudos, a aprovação prévia em concurso público ou possuir laptops ou tablets apresentaram associações à empatia.por
dc.description.abstractObjectives: The present article has as objective; validate the Jefferson Scale of Medical Empathy for physicians residing in Orthopedics and Traumatology field and identify the empathy profile of resident physicians in the Brazilian context. Methods: The Jefferson Scale of Medical Empathy questionnaire developed to evaluate the level of Empathy was applied to 271 residents of the 3rd year of Orthopedics and Traumatology present at the Brazilian Congress of the respective Society in 2016 in Belo Horizonte. An exploratory factorial analysis was performed in order to validate this scale for physicians, using the main component extraction method and Varimax rotation. Results: The factorial analysis data obtained through questionnaire application revealed weaknesses further corrected by the exclusion of five of its items, allowing outlining consistent factors and, consequently, correlations between variables and empathy. A minimum score of 36 and a maximum score of 105 was found during the study, with the mean degree of empathy being 82.6 with a total score of 105 on the score scale, which may be considered a high score. Conclusions: After the re-adaptation of the questionnaire, a satisfactory and robust validation was obtained, which provided reliable information about the empathy profile expressed by resident physicians. Various variables such as gender, parenthood and maternity, graduation in another specialty, unavailability of library in the residence service, evaluation of residence services from the perspective of the resident, foreign language mastery, receipt of scholarship, prior approval in public contest or owning laptops or tablets are associated with empathy feelings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T19:09:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rogério Nunes.pdf: 1670961 bytes, checksum: ed501c36ec1c377402835ceadeea9788 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:45:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rogério Nunes.pdf: 1670961 bytes, checksum: ed501c36ec1c377402835ceadeea9788 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:52:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rogério Nunes.pdf: 1670961 bytes, checksum: ed501c36ec1c377402835ceadeea9788 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T17:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rogério Nunes.pdf: 1670961 bytes, checksum: ed501c36ec1c377402835ceadeea9788 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ALVES, A. N. O. et al. A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de Medicina da UFRN – Natal – RN – Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33, n. 4, p. 555-561, 2009. AMERICAN BOARD OF INTERNAL MEDICINE. Medical professionalism in the new millennium: a physician charter. Annals of internal medicine, Philadelphia, v. 36, n. 3, p. 243-246, Feb. 2002. ANAYA, M. V. M.; AMADOR, L. R. T.; MARTÍNEZ, F. G. Factores relacionados con la empatía en estudiantes de medicina de la Universidad de Cartagena. Revista Clínica de Medicina Familiar, Albacete, v. 8, n. 3, p. 185-192, oct. 2015. ARING, C. D. Sympathy and empathy. JAMA, Chicago, v. 167, n. 4, p. 448-452, May1958. ASSOCIAÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE MINAS GERAIS. Manual das comissões de Residência Médica COREMES: orientações para credenciamento e funcionamento de programas de residência médica. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.aremg.org.br/detalhes-do-processo/aremg-disponibiliza-manual-para-as-comissoes-de-residencia-medica--coremes/3>. Acesso em: 21 out. 2018. BASCH, M. F. Empathic understanding: a review of the concept and some theoretical considerations. Journal of the American Psychoanalytic Association, Thousand Oaks, v. 31, n. 1, p. 101-126, 1983. BECKMAN, H. et al. The doctor-patient relationship and malpractice. Lessons from plaintiff depositions. Archives of internal medicine, Chicago, v. 154, n. 12, p. 1365-1370, Jun. 1994. BELLINI, L. M.; BAIME, M.; SHEA, J. A. Variation of mood and empathy during internship. JAMA, Chicago, v. 287, n. 23, p. 143-146, Jun. 2002. BELLODI, P. L. O clínico e o cirurgião: estereótipos, personalidade e escolha de especialidade médica. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicologo, 2001. BELLINI, L. M.; BAIME, M.; SHEA, J. A. Variation of mood and empathy during internship. JAMA, Chicago, v. 287, n. 23, p. 143-146, Jun. 2002. BROENELL, K.; COTE, L. Senior residents' views on the meaning of professionalism and how they learn about it. Academic Medicine, Philadelphia, v. 76, n. 7, p. 734-737, Jul. 2001. BURNS, D.; AUERBACH, A. Therapeutic empathy in cognitive-behavioral therapy: does it really make a difference? In: SALKOVSKIS, P. M.; RACHMAN, S. (Org.). Frontiers of Cognitive Therapy. Guildford, 1996. p. 135-163. CHEN, D. et al. A cross-sectional measurement of medical student empathy. Journal of general internal medicine, Secaucus, v. 22,n. 10, p. 1434-1438, Oct. 2007. CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE SÃO PAULO. Denúncias e processos relacionados ao exercício profissional da Medicina no Estado de São Paulo no período de 2000 a 2006. São Paulo, 2007. Disponível em:< p://www.cremesp.org.br/library/módulos/sala_imprensa/arquivos/denuncias_cremesp.pdf >. Acesso em: 20 set. 2017. DAVIS, M. H. Measuring individual differences in empathy: Evidence for a multidimensional approach. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 44, n. 1, p. 113-126, 1983. DARVASI, P. Empathy, Perspective and Complicity: how digital games can support peace education and conflict resolution. Nova Deli: Unesco, 2016. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002599/259928e.pdf>. Acesso em: 20 maio 2018. DECETY, J.; YANG, C.; CHENG, Y. Physicians down-regulate their pain empathy response: an event-related brain potential study. NeuroImage, Orlando, v. 50, n. 4, p. 1676-1682, May 2010. DYMOND, R. E. A escala para a medição da capacidade de empatia. Journal of Consulting Psicologia, [S.l.], v. 14, p. 127-133, 1949. ESQUERDA M. et al. La empatía médica, ¿nace o se hace? evolución de la empatía en estudiantes de medicina. Aten Primaria, [S.l.], v. 48, n. 1, p. 8-14, 2016. EISENBERG, N. Empathy and Related Emotional Response. San Francisco, Jossey-Bass, 1989. FALCONE, E. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 1, jun. 1999. FALCONE, E. et al. Inventário de Empatia (IE): desenvolvimento e Validação de uma medida brasileira. Avaliação Psicológica, Ribeirão Preto, v. 7, n. 3, p. 321-334, dez. 2008. HARPERN, J. Empathy and Patient–Physician Conflicts. Journal of general internal medicine, Secaucus, v. 22, n. 5, p. 696-700, May 2007. HART, C. N. et al. Enhancing parent-provider communication in ambulatory pediatric practice. Patient education & consueling, Limerick, v. 63, n. 1/2, p. 38-46, Out. 2006. HAS, S.; FAN, Y.; MAO, L. Gender difference in empathy for pain: an electrophysiological investigation. Brain Research, Amsterdam, v. 1196, p. 85-93, Feb. 2008. HEHAZI, I.; WILSON, I. Maintaining empathy in medical school: it is possible. Medical teacher, London, v. 35, n. 12, p. 1002-1008, Dec. 2013. HOJAT, M. et al. Physician Empathy: definition, components, measurement, and relationship to gender and specialty. The American journal of psychiatry, Arlington, v. 159, n. 9, p. 1563-1569, Sep. 2002. HOFFMAN, M. L. The development of empathy. In: RUSHTON J.; SORRENTINO, R. (Ed.). Altruism and Helping Behavior: social personality developmental perspectives. Hillsdale: Erlbaum, 1981. p. 41– 63. HOJAT, M. et al. The Jefferson Scale of Physician Empathy: development and preliminary psychometric data. Educational and psychological measurement, [S.l.], v. 61, n. 2, p. 349 - 365, 2001. HOJAT, M. et al. Physician empathy: definition, components, measurement, and relationship to gender and specialty. The American journal of psychiatry, Arlington, v. 159, n. 9, p. 1563-1569, 2002. HOJAT, M. Empathy in Patient Care: antecedents, development, measurement, and outcomes. New York, NY: Springer; 2007. 226p. HOJAT, M. et al. The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Academic Medicine, Philadelphia, v. 84, n. 9, p. 1182-1191, 2009. HOJAT, M. et al. An empirical study of decline in empathy in medical school. Medical education, Oxford, v. 38, n. 9, p. 934-941, Sep. 2004. HOGAN, R. Development of an empathy scale. Journal of Consulting and Clinical Psychology, Washington, v. 33,n. 3, p. 307-316, Jun. 1969. HUNSDAHL, J. B. Concerning Einfühlung (empathy): a concept analysis of its origin and early development. Journal of the History of the Behavioral Sciences, [S.l], v. 3, p. 180-191, 1967. IGLEHART, J. Forum on the future of academic medicine: session IV--the realities of the health care environment. Academic Medicine, Philadelphia, v. 73, n. 9, p. 956-961, Sep. 1998. KIM, S.; KAPLOWITZ, S.; JOHNSTON, M. The effects of physician empathy on patient satisfaction and compliance. Evaluation & the health professions, Newbury Park, v. 27, n. 3, p. 237-251, Sep. 2004. KOLLER, S. H.; CAMINO, L.; RIBEIRO, J. Adaptação e Validação Interna de Duas Escalas de Empatia para Uso no Brasil. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 18, n. 3, p. 43-53, 2001. LARSON, E.; YAO, X. Clinical empathy as emotional labor in the patient-physician relationship. JAMA, Chicago, v. 293, n. 9, p. 1100-1106, Mar. 2005. MELNICK, E. R.; POWSNER, S. M. Empathy in the Time of Burnout. Mayo Clinic proceedings, Rochester, v. 91, n. 12, p. 1678-1679, 2016. MEHRABIAN, A.; YOUNG, A. L.; SATO, S. Emotional empathy and associated individual differences. Current Psychology, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 221-240, 1988. MEHRABIAN, A. Manual for the Balanced Emotional Empathy Scale (BEES). Monterey, 1996. MEHRABIAN, A.; EMPSTEIN, N. A. A measure of emotional empathy. Journal of Personality, Malden, v. 40, n. 4, p. 525-543, Dec. 1972. MOORE, P.; ADLER, N.; ROBERTSON, P. Medical malpractice: the effect of doctor-patient relations on medical patient perceptions and malpractice intentions. The Western journal of medicine, San Francisco, v. 173, n. 4, p. 244-250, Oct. 2000. NIGHTINGALE, S. D.; YARNOLD, P. R.; GREENBERG, M. S. Sympathy, empathy and physician resource utilization. Journal of general internal medicine, Secaucus, v. 6, n. 5, p. 420-423, Oct. 1991. PASQUALI, L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. esp., p. 992-999, 2009. PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e Educação. 4. ed. Petropolis: Vozes, 2011. PARO, H. et al. Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. BMC Medical Education, London, v. 12, p. 73, Aug. 2012. PAWETCZYK, A.; PAWETCZYK, T.; BIELECKI, J. Differences in medical specialty choice and in personality factors among female and male medical students. Polski merkuriusz lekarski, Warszawa, v. 23, n. 137, p. 363-366, Nov. 2007. PIGMAN, G. W. Freud and the history of empathy. The International Journal of Psychoanalysis, [S.l.], v. 76, p. 237-256, 1995. ROBERGE, D. et al. Loyalty to the regular care provider: Patients' and physicians`views. Family Practice, Oxford, v. 18, n. 1, p. 53-59, Mar. 2001. SCHWELLER, M. et al. The Impact of Simulated Medical Consultations on the Empathy Levels of Students at One Medical School. Academic Medicine, Philadelphia, v. 89, n. 4, p. 632- 637, Apr. 2014. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Regimento geral. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://portalsbot.org.br/sobre-a-sbot/regimento-geral/>. Acesso em: 20 maio 2018. STOTLAND, E. Exploratory investigations of empathy. In: BERKOWITZ, L. Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press, 1969. v. 4, p. 271-314. 19. EISENBERG, N. Empathy and Related Emotional Response. San Francisco: Calif: Jossey-Bass, 1989. STRATTON, T. D.; SAUNDERS, J.A.; ELAM, C.L. Changes in medical students’ emotional intelligence: an exploratory study. Teaching and learning in medicine, Philadelphia, v. 20, n. 3, p. 279-284, Sep. 2008. SUARTZ. C. V. et al. Avaliação de Empatia em Residentes de Especialidades Clínicas e Cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, p. 320-325, 2013. SWING, S. The ACGME outcome project: retrospective and prospective. Medical Teacher, London, v. 29, n. 7, p. 648-654, 29 Sep. 2007. THOMAS, M. R. et al. How Do Distress and Well-being Relate to Medical Student Empathy? A Multicenter Study. Journal of General Internal Medicine, Rockville Pike, v. 22, n. 2, p. 177-183, 2007. WISPÉ, L. Historia del concepto de empatía. In: EISENBERG, N.; STRAYER, J. (Org.). Psicoterapias Cognitiva e Construtivista: novas fronteiras da prática clínica. Bilbao: [s.n], 1992. p. 27-48. ZACHARIE, R. et al. Association of perceived physician communication style with patient satisfaction, distress, cancer-related self-efficacy, and perceived control over the disease. British Journal of Cancer, London, v. 88, n. 5, p. 658-665, Mar. 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Médica. Empatia. Ortopedia. Escala Jefferson. Internet. Residência.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titlePerfil da empatia médica de residentes do 3º ano de Ortopedia e Traumatologia.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rogério Nunes.pdfDocumento principal1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.