Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, R. O. D.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6887819710126398por
dc.contributor.advisor1TOLEDO JR, A. C. C-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192040830710780por
dc.contributor.referee1SAVASSI, L. C. M.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3650989593840814por
dc.contributor.referee2ELÓI-SANTOS, S. M.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3155049426520303por
dc.date.accessioned2019-06-12T17:51:48Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, R. O. D. Fatores associados à aprovação na prova de título de especialista em Ortopedia, Brasil 2017. 2018. 46f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/227-
dc.description.resumoObjetivos: avaliar os fatores associados à aprovação na prova de TEOT. Materiais e métodos: estudo observacional comparativo, através de questionário autorrespondido, contendo questões sociodemográficas, comportamentais e associadas à residência médica, aplicado a residentes de Ortopedia e Traumatologia no Congresso Brasileiro da respectiva Sociedade, no ano de 2016, na cidade de Belo Horizonte, e realizaram a prova de título de especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT). Resultados: 190 residentes presentes ao Congresso Brasileiro realizaram o TEOT, sendo 169 aprovados e 21 reprovados. Foram selecionados, aleatoriamente, três controles (reprovados) para cada um dos 21 residentes, num total de 94 voluntários. Fatores associados à aprovação foram: ser disciplinado para o estudo (p=0,001) e ter domínio de língua estrangeira (p=0,006). Conclusões: residentes com uma maior disciplina e conhecimento de língua estrangeira apresentaram maior chance de sucesso na prova do TEOT. Nenhum fator sociodemográfico avaliado estava associado à aprovação.por
dc.description.abstractObjectives: evaluate factors associated to approval on the TEOT test. Method: observational, comparative study made through self-administered questionnaire containing sociodemographic, behavioral and associated to the medical residency questions applied to Orthopedics and Traumatology residentes at the Brazilian Congress from this Society in 2016, at Belo Horizonte and who took the test to get the Tittle of Specialist in Orthopedics and Traumatology (in Portuguese, TEOT). Results: 190 residents who were attending the Brazilian Congress took the TEOT: 169 were approved and 21 failed. For each one of the 21 residents, three control residents (who failed the test) were randomly selected, resulting in 94 volunteers. The factors which were associated to succeeding the test were: being disciplined when it concerns to studying (p=0,001) and mastering English (p=0,006). Conclusions: those residents who were more disciplined and who mastered English had better chances of succeeding at TEOT test. None of the evaluated sociodemographic factors were associated to being approved on the test.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T18:54:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rodrigo Otávio.pdf: 1896981 bytes, checksum: 6733837aa0130b8ba884c29d95da2fc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rodrigo Otávio.pdf: 1896981 bytes, checksum: 6733837aa0130b8ba884c29d95da2fc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-12T17:51:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rodrigo Otávio.pdf: 1896981 bytes, checksum: 6733837aa0130b8ba884c29d95da2fc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T17:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rodrigo Otávio.pdf: 1896981 bytes, checksum: 6733837aa0130b8ba884c29d95da2fc0 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL. Declaração de Helsinque. Edimburgo, 2000. Disponível em:<https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/declaracao_de_helsinque>. Acesso em: 05 fev. 2017. BIESTER, T. W. et al. Does Success on the American Board of Surgery General Surgery Qualifying Examination Guarantee Certifying Examination Success? Journal Surgical Education, New York, v. 69, n. 6, p. 731-734, Nov. 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html >. Acesso em: 15 maio 2017. CRESPO, N. A. Protocolo de avaliação e classificação dos programas de residência e de especialização em Otorrinolaringologia no Brasil. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, Brasília, v. 79, n. 5, sup.1, Sep./Oct. 2013. DOHERTY, E. M.; NUGENT, E. Personality factors and medical training: a review of the literature. Medical Education, Oxford, v. 45, n. 2. p. 132-140, Feb. 2011. DYRSTAD, B. W. et al. Predictive Measures of a Residents Performance on Written Orthopaedic Board Scores. The Iowa Orthopaedic Journal, [S.l.], v. 31, p. 238-243, 2011. EGOL, K. H.; COLLINS, J.; ZUCKERMAN, N. Success in Orthopaedic Training: Resident Selection and Predictors of Quality Performance. The Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, Rosemont, v. 19, n. 2, p. 72-80, Feb. 2001. FRANCO, C. et al. Qualidade e Equidade em Educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: avaliação política pública educacional, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, abr./jun. 2007. HERNDON, J. H. et al. Predictors of Success on the American Board of Orthopaedic Surgery Examination. Clinical Orthopaedics and Related Research, New York, v. 467, n. 9, p. 2436-2445, Sep. 2009. IGLESIAS, S. R. A.; BATISTA, N. A. A língua inglesa e a formação de mestres e doutores na área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 74-81, 2010. LECH, O.; RIBACK, S.; SANTOS, J. B. G. 40 anos de TEOT. São Paulo: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2011. Disponível em:< http://docplayer.com.br/12963208-40-anos-de-teot-11-c-e-n-sociedade-brasileira-de-ortopedia-e-traumatologia.html>. Acesso em: 30 set. 2016. MAKER, V. K. et al. Can we predict which Residents Are Going to Pass/Fail the Oral Boards? Journal of Surgical Education, New York, v. 69, n. 6, p. 705-713, Nov. 2012. PLINT, S.; PATTERSON, F. Identifying critical success factors for designing selection processes into postgraduate specialty training: the case of UK general practice Postgraduate Medical Journal, London, v. 86, n. 1016, p. 323-327, Jun. 2010. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. História da SBOT. São Paulo, 2017. Disponível em:< https://portalsbot.org.br/sobre-a-sbot/historia/>. Acesso em: 30 set. 2016. ______. TEOT – SBOT: como funciona a prova. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.ortopediabr.com.br/teot-2017-sbot>. Acesso em: 30 set. 2016. SPITZER A. B. et al. Factors Associated with Successful Performance in an Orthopaedic Surgery Residency. The Journal of Bone and Joint Surgery, Boston, v. 91, n. 11, p. 2750-2755, Nov. 2009 VIRGILIO, C. et al. Predicting Performance on the American Board of Surgery Qualifying and Certifying Examinations. Archives Surgery, Chicago, v. 145, n. 9, p. 852-856, Sep./Oct. 2016.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Médica. Ortopedia. Especialização. Especialidade Médica. Desempenho Acadêmico.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleFatores associados à aprovação na prova de título de especialista em Ortopedia, Brasil 2017por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rodrigo Otávio.pdfDocumento principal1,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.