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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores associados à aprovação na prova de título de especialista em Ortopedia, Brasil 2017
Autor: ARAÚJO, R. O. D. 
Primeiro orientador: TOLEDO JR, A. C. C
Primeiro membro da banca: SAVASSI, L. C. M.
Segundo membro da banca: ELÓI-SANTOS, S. M.
Resumo: Objetivos: avaliar os fatores associados à aprovação na prova de TEOT. Materiais e métodos: estudo observacional comparativo, através de questionário autorrespondido, contendo questões sociodemográficas, comportamentais e associadas à residência médica, aplicado a residentes de Ortopedia e Traumatologia no Congresso Brasileiro da respectiva Sociedade, no ano de 2016, na cidade de Belo Horizonte, e realizaram a prova de título de especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT). Resultados: 190 residentes presentes ao Congresso Brasileiro realizaram o TEOT, sendo 169 aprovados e 21 reprovados. Foram selecionados, aleatoriamente, três controles (reprovados) para cada um dos 21 residentes, num total de 94 voluntários. Fatores associados à aprovação foram: ser disciplinado para o estudo (p=0,001) e ter domínio de língua estrangeira (p=0,006). Conclusões: residentes com uma maior disciplina e conhecimento de língua estrangeira apresentaram maior chance de sucesso na prova do TEOT. Nenhum fator sociodemográfico avaliado estava associado à aprovação.
Abstract: Objectives: evaluate factors associated to approval on the TEOT test. Method: observational, comparative study made through self-administered questionnaire containing sociodemographic, behavioral and associated to the medical residency questions applied to Orthopedics and Traumatology residentes at the Brazilian Congress from this Society in 2016, at Belo Horizonte and who took the test to get the Tittle of Specialist in Orthopedics and Traumatology (in Portuguese, TEOT). Results: 190 residents who were attending the Brazilian Congress took the TEOT: 169 were approved and 21 failed. For each one of the 21 residents, three control residents (who failed the test) were randomly selected, resulting in 94 volunteers. The factors which were associated to succeeding the test were: being disciplined when it concerns to studying (p=0,001) and mastering English (p=0,006). Conclusions: those residents who were more disciplined and who mastered English had better chances of succeeding at TEOT test. None of the evaluated sociodemographic factors were associated to being approved on the test.
Palavras-chave: Educação Médica. Ortopedia. Especialização. Especialidade Médica. Desempenho Acadêmico.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: ARAÚJO, R. O. D. Fatores associados à aprovação na prova de título de especialista em Ortopedia, Brasil 2017. 2018. 46f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/227
Data de defesa: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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