Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, M. R.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433182179502536por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, A. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.contributor.referee1SANTOS, R. R.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565457057115441por
dc.contributor.referee2BATAGLIA, P. U. R.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823936738852264por
dc.date.accessioned2019-06-10T17:11:17Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationCASTRO, M. R. Avaliação da competência moral de estudantes de Medicina. 2019. 89f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/224-
dc.description.resumoIntrodução: o estudo da ética na medicina tem sido muito valorizado nas recentes plataformas curriculares, alinhado à formação integral e humanística. Entretanto, há lacunas acerca das estratégias de ensino e de avaliação. Vários autores sugerem estagnação ou regressão da competência moral na graduação médica, na maioria avaliados sob ótica das teorias cognitivo-evolutivas. Destaca-se o Teste de Competência Moral (MCT) de Lind que avalia “a capacidade de tomar decisões e emitir juízos morais (baseados em princípios internos) e agir de acordo com tais juízos”, compreendendo aspectos cognitivo e afetivo da moral. Objetivo: 1) avaliar a competência moral de estudantes de medicina; 2) comparar diferenças da competência moral dos estudantes em diferentes momentos do curso; 3) identificar aspectos sociodemográficos, curriculares, acadêmicos e extracurriculares relacionados à competência moral dos estudantes; 4) discutir a aplicabilidade da ferramenta de avaliação da competência moral entre os estudantes. Métodos: estudo quantitativo observacional transversal, com 139 alunos do 1º e 5º períodos e último ano do curso de medicina. Foram aplicados 2 questionários: o MCTxt (versão estendida do MCT, com três dilemas, em português), e outro com dados sociodemográficos, acadêmicos e extracurriculares. Foram realizadas análises estatísticas pela ANOVA e por modelo de regressão linear, considerando nível de significância estatística p < 0,05. Resultados: as médias de escores C-total MCTxt foram baixas nos três períodos avaliados, variando de 15,7, no 1º período, a 11,0, no último ano e, em análise univariada, a média do 1º período foi estatisticamente superior aos demais. Entretanto, na análise multivariada, com correlação entre períodos, dilemas e escores, observou-se que a média dos escores C-segmentados para os dilemas do operário e do juiz foram semelhantes e estatisticamente superiores à do médico, independentemente do período, e este dilema influenciou negativamente o escore global. Não foi detectada correlação relevante entre as variáveis sociodemográficas, acadêmicas e extracurriculares avaliadas com o escore de competência moral. Conclusões: o estudo detectou escores de competência moral baixos em todos períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso, e “fenômeno de segmentação” do MCT, com comportamento destoante e inferior do “dilema do médico”; e não identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e curriculares/extracurriculares com o desfecho escore de competência moral.por
dc.description.abstractIntroduction: the medical ethics study has been highly appreciated in recent curricular platforms, aligned to integral and humanistic training. However, there are gaps about the teaching and assessment strategies. Several authors suggest stagnation or regression of moral judgment during medical graduation, mostly evaluated from the perspective of cognitive-evolutionary theories. The Moral Competence Test (MCT) of Lind is highlighted to assess "the capacity to make decisions and judgments which are moral (i.e., based on internal principles) and to act in accordance with such judgments", including cognitive and affective aspects of morality. Objective: 1) to evaluate the moral competence of medical students; 2) comparing differences in students' moral competence at different times of the course; 3) identify sociodemographic, curricular, academic and extracurricular aspects related to students' moral competence; 4) discuss the application of evaluation instruments of moral competence among students. Methods: cross-sectional quantitative study with 139 students from the 1st and 5th semesters and the last year of the medical course. Two questionnaires were applied: the MCTxt (extended version of MCT, with three dilemmas, in portuguese) and other with sociodemographic, academic and extracurricular data. Statistical analyses were performed by ANOVA and by linear regression model, considering statistical significance level p <0.05. Results: the mean MCTxt C-total scores were low in the three periods evaluated, ranging from 15.7 in the 1st period to 11.0 in the last year, and the mean scores in the 1st period were statistically higher than the others in the univariate analysis. However, in the multivariate analysis of correlation between periods, dilemmas and scores, it was observed that the mean C-segmented score for the dilemmas of the worker and the judge were similar and statistically superior to the doctor, regardless of the period, and this last one influenced negatively the overall score. No significant correlation was detected between sociodemographic, academic and extracurricular evaluated variables with the moral competence score. Conclusions: the study has identified mean scores of MCT low in all evaluated periods with regression or stagnation of moral competence during the medicine course; it has detected an offbeat and lower performance of "doctor's dilemma", characterizing the "segmentation phenomenon" of MCT, and identified no significant correlation of sociodemographic, curricular and extracurricular variables with the final score of moral competenceeng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T16:43:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Marcio Castro.pdf: 2484762 bytes, checksum: 1633632048a29a30df8110a3820d20ff (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T17:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Marcio Castro.pdf: 2484762 bytes, checksum: 1633632048a29a30df8110a3820d20ff (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-06-10T17:10:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Marcio Castro.pdf: 2484762 bytes, checksum: 1633632048a29a30df8110a3820d20ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T17:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Marcio Castro.pdf: 2484762 bytes, checksum: 1633632048a29a30df8110a3820d20ff (MD5) Previous issue date: 2019-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesAGURTO, M. et al. Índice C en médicos de dos centros hospitalarios chilenos según el test de competencia moral de Lind. Revista Médica de Chile, Santiago, v. 145, n. 9, p. 1122-1128, 2017. BALINT, M. O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 1975. BATAGLIA, P. U. R. A Validação do Teste de Juízo Moral (MJT) para Diferentes Culturas: O Caso Brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 83-91, 2010. BATAGLIA, P. U. R. et al. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estudos de Psicologia, Natal, p. 25-32, 2010. BATAGLIA, P. U. R. et al. Moral segmentation in MJT studies: cultural influences [Resumo]. 32nd Annual Conference of the Association of Moral Education - Getting Involved: global citizenship development and sources of moral values. Proceedings, p. 54-55. Friburgo: Suíça. 2006. BEAUCHAMP, T. L. Promise of the Beneficence Model for Medical Ethics. J. Contemp. Health L. & Pol'y, Washington, v. 6, p. 145-155, 1990. BIAGGIO, A. M. B. Kohlberg e a "Comunidade Justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 10, n. 1 p. 46-69, 1997 BLAYA, M. Dinâmica de grupo em Psiquiatria. Alter, Brasília, v. 3, p. 193, 1972. BORGES, N. J. et al. Differences in motives between Millennial and Generation X medical students. Medical education, Oxford, v. 44, n. 6, p. 570-576, 2010. BRASIL; BRASIL. Resolução CNE/CES n° 3, de 20 de junho de 2014, Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 8-11, 23 de junho de 2014. CALLIARI, M. P. et al. Importância e urgência de uma revisão na abordagem geracional na atualidade: uma proposta. Dissertação de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. CARNEIRO, L.A., et al. O Ensino da Ética nos Cursos de Graduação da Área de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 412 – 421, 2010. CFM. Código de Ética Médica. Resolução CFM Nº1931/2009, Diário Oficial da União, Brasília, Seção I, p.173, 13 de outubro de 2009. Disponível em: <http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/> . Acesso em: 20 maio 2017. COOKE, M. et al. American medical education 100 years after the Flexner report. New England journal of medicine, Waltham, v. 355, n. 13, p. 1339-1344, 2006. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Bookman Porto Alegre, RS, 2003 COSTA, A. J. A competência moral dos contabilistas certificados portugueses. 2016. 228f. Tese (Doutoramento em Contabilidade) – Universidade de Aveiro, Portugal. 2016. DOUKAS, D. J. et al. Perspective: Medical education in medical ethics and humanities as the foundation for developing medical professionalism. Academic Medicine, Washington, v. 87, n. 3, p. 334-341, 2012. ECKLES, R. E. et al. Medical ethics education: where are we? Where should we be going? A review. Academic medicine, Washington, v. 80, n. 12, p. 1143-1152, 2005. FEITOSA, H. N. et al. Moral Judgment Competence of Medical Studentes: a Pilot study Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, p 05-14, 2013a FEITOSA, H. N. et al. Moral Judgment Competence of Medical Studentes: a transcultural study Advances in Health Sciences Education, New York, v. 18, p 1067-1085, 2013b FEUDTNER C. et al. Do clinical clerks suffer ethical erosion? Students' perceptions of their ethical environment and personal development. Academic Medicine, Washington, v. 69, n. 8, p. 670-9, 1994 GADON, M., GLASSER, M., Medical Professionalism and Social Accountability in Medical Education. Education for Health, Mumbai, v. 19, n. 3, p. 287-288, 2006 GONÇALVES, R. C. Ética do cuidado e empatia: em defesa de uma metaética sentimentalista para os direitos humanos. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Editora Vozes. 1999 HEBERT, P. C. et al. "Measuring the ethical sensitivity of medical students: a study at the University of Toronto." Journal of medical ethics, St Helens, v. 18, n.3, p. 142-147 1992 HOFFMAN, M. L. Empathy and moral development: Implications for caring and justice. Cambridge University Press, Cambridge, 2001. HOJAT, M. et al Physician Empathy: Definition, Componentes, Measurement, and Relationship to Gender and Specialty, American Journal of Psychiatry, Washington, v. 159, n. 9, p. 1563-1569, 2002. HOJAT, M. et al. The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Academic Medicine, Washington, v. 84, n. 9, p. 1182-1191, 2009. HUME, D. A Treatise of human nature. Claredon Hume Edition Series. Oxford University Press, Oxford, 2007 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 13 out 2018. KOHLBERG, L. Essays on moral development: The psychology of moral development: The nature and validity of moral stages, v. 2, Harper&Low, San Francisco, CA, 1984. LEPRE, R. M. Raciocínio Moral e Uso Abusivo de Álcool por Adolescentes. Tese de Doutorado, Marília, SP, 2005 LIND, G. The Meaning and Measurement of Moral Judgment Competence. A Dual-Aspect Model. In Fasko, D. & Willis, W. Contemporary Philosophical and Psychological Perspectives on Moral Development and Education. Creskill, Estados Unidos: Hampton Press, p. 185 – 220, 2008 LIND, G. Favorable learning environments for moral competence development. A multiple intervention study with 3.000 students in a higher education context. International Journal of University Teaching and Faculty Development, New York, n. 4, v.4. 2015 Disponível em <http://www.uni-konstanz.de/ag-moral/pdf/Lind-2015_Favorable_learning.pdf>. Acesso em: 15 nov 2018. LIND, G. How to Teach Morality: Promiting Deliberation and Discussio, Reducing Violence and Deceit, Logos Verlag Berlin GmbH, Berlim, 2016 LIND, G. Moral Regression in Medical Students and Their Learning Environment. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 24, n.3., p. 24-33, 2000a LIND, G. O significado e medida da competência moral revisitada: Um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n.3., p. 399-41, 2000b LIND, G. The cross-cultural validity of the Moral Judgment Test: Findings from 29 cross-cultural studies. In: Presentation at the conference of the American Psychological Association. Washington, p. 18-21, 2005. Disponível em <https://pdfs.semanticscholar.org/2138/799764086370c78e51114cd9bf1b1288f5fb.pdf>, Acesso em: 15 nov 2018 LORAUX, N. A Tragédia Grega e o Humano p.30, in NOVAES, A. Ética. São Paulo, Cia das Letras, 1992 MAHAJAN, R. et al. Professionalism and ethics: A proposed curriculum for undergrates. International Journal of Applied and Basic Medical Research. Mumbai, v. 6, n. 3, 2016 MARTINS, L.A.N. Atividade médica: fatores de risco para a saúde mental do médico. Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, São Paulo, n. 20, p. 355-64, 1991. MASCIA, A. R. et al. Atitudes relevantes da prática médica. Revista Brasileira De Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33 n. 1. p. 40 – 48, 2009. MEANEY, M. E. Freedom and democracy in health care ethics: Is the cart before the horse?. Theoretical Medicine And Bioethics, Cham,, v. 17, n. 4, p. 399-414, 1996. MELO, N. W. et al. Moral Competence and Spirituality in Medical Education: Challenge or Reality?. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 43-52, 2016. MORENO, C. Moral education in higher education and the transformation of a concern: a historical account. In: Annual Meeting of the Association for Moral Education, Cambridge, MA. 2005. NODDINGS, N. Complexity in caring and empathy. Abstracta, Düsseldorf, v. 6, n. 2, p. 6-12, 2010. NOVAES, A. Cenários p. 7, in NOVAES, A. Ética. São Paulo, Cia das Letras, 1992. NUREMBERG, Código de. Normas éticas sobre experimentación en seres humanos. Nuremberg, [s.n], 1947. PATERNAUDE, J., et al. Changes in students’ moral development during medical school: a cohort study. Canadian Medical Association Journal. Ottawa, v. 168, n. 7, p. 840 – 844, 2003. PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. PIMENTEL, D. OLIVEIRA, C. B., VIEIRA, M. J. Teaching of Medical Ethics: Student’s Perception in Different Periods of the Course. Revista Medica de Chile, Santiago, v. 139, p. 36-44, 2011 RAMOS-CERQUEIRA, A. T., LIMA, M. C. P. A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 6, p. 107-116, 2002. REGO, S. T. A. Saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos: estudo sobre a formação ética dos estudantes de medicina. 2001. 173 p. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2001 REGO, S. T. A. A Formação Ética dos Médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. 169 p. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2003 REST, J. R. DIT: Manual for the Defining Issues Test. University of Minnesota Center for the Study of Ethical Development, Minneapolis, 1986. REST, J. R. et al. Postconventional moral thinking: A neo-Kohlbergian approach. Psychology Press, Londres, 1999. REZENDE, J.M. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina, 408 p. São Paulo: Editora Unifesp, 2009 SANDARS, J; MORRISON, C. What is the Net Generation? The challenge for future medical education. Medical teacher, Dundee, v. 29, n. 2-3, p. 85-88, 2007. SELF, D. J.; BALDWIN, D. C.Jr. Moral reasoning in medicine. In: Moral development in the professions. Hove/UK, Psychology Press, 1994. p. 159-174. SELF, D. J., BALDWIN, D.C.Jr Does medical education inhibit the development of moral reasoning in medical students? A cross-sectional study Academic Medicine. Washington, v. 73, n. 10, p. S91-S93, 1998 SELF, D. J., et al. Further exploration of the relationship between medical education and moral development Cambridge Quarterly of Healthcare Ethics. Cambridge, v. 5 n. 3, p. 444-449, 1996 SERODIO, A. et al. The promotion of medical students’ moral development: a comparison between a traditional course on bioethics and a course complemented with the Konstanz method of dilemma discussion. International Journal of Ethics Education, New York, v. 1, n. 1, p. 81-89, 2016 SILVA, E. R. Psicologia clínica, um novo espetáculo: dimensões éticas e políticas. Psicologia, ciência e profissão. Brasília, v. 2,1 n. 4, 2001. SLOTE, M. The ethics of care and empathy. London, Routledge, 2007. TERNDRUP, C. A student’s perspective on medical ethics education. Journal of religion and health, Cham, v. 52, n. 4, p. 1073-1078, 2013. UNIFENAS, Prática Médica na Comunidade, Diário de Campo, 4º Período, Belo Horizonte, 2018 UNIFENAS, Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Jósé do Rosário Vellano (UNIFENAS), campus de Belo Horizonte, Belo Horizonte, 2019 VASCONCELOS, E. Juramento de Hipócrates. Revista Paulista de Medicina, São Paulo, v. 83, p. 196 – 204, 1974 VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1997 ZOBOLI, E. L. C. P. Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica. (Tese de Livre-Docência de Enfermagem em Saúde Coletiva). Universidade de São Paulo. 2010.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Médica. Ética Médica. Desenvolvimento Moral. Princípios Morais. Análise Ética.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação da competência moral de estudantes de Medicinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marcio Castro.pdfDocumento principal2,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.