Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, T. V.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491234126104217por
dc.contributor.advisor1FARIA, Rosa Malena Delbone de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025019310659967por
dc.contributor.referee1COSTA, B. C.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9067020492718182por
dc.contributor.referee2SOARES, T. F.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963435047032324por
dc.date.accessioned2019-04-11T17:19:35Z-
dc.date.issued2018-05-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, T. V. Impacto do Role Play na mudança de percepção do estudante de Medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica. 2018. 54f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/220-
dc.description.resumoA mudança da percepção do estudante de medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica foi avaliada após intervenção, utilizando-se o Role Play e a Aula Expositiva. Metodologia: Estudo experimental em Educação Médica, em que se comparou a percepção de estudantes do 4º Ano do curso de medicina da UNIFENAS, Campus Alfenas, sobre habilidades de comunicação ao assistirem ao filme de um atendimento clínico em ortopedia, antes e após intervenção. Os estudantes foram divididos em dois grupos. Os dois grupos assistiram a um vídeo de consulta ortopédica e registraram suas percepções relacionadas às habilidades de comunicação em um instrumento semiestruturado. Em seguida, o Grupo Controle teve uma aula expositiva e o Grupo Teste desenvolveu uma sessão de Role Play, ambas sobre habilidades de comunicação. Uma semana após, os dois grupos assistiram ao mesmo vídeo e realizaram novo registro sobre suas percepções relacionadas às habilidades de comunicação, em instrumento idêntico ao anterior. A percepção de cada estudante foi avaliada por meio dos registros realizados antes e após intervenção. Resultados: Os Grupos Teste (n=15) e Controle (n=18) foram pareados quanto à idade, sexo e desempenho acadêmico no curso de medicina, para evitar vieses no estudo. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significantes quanto à intervenção, tanto intragrupo quanto intergrupos, apesar de várias evidências científicas apontarem para a relevância da técnica de Role Play no treinamento de habilidades de comunicação, Conclusão: Tanto o Role Play quanto a aula expositiva não influenciaram de forma significativa a percepção dos alunos sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica. Possíveis limitações do estudo: 1. Tamanho da amostra para mostrar o efeito da intervenção; 2. O vídeo da consulta explicitou de forma muito clara a inabilidade de comunicação do médico; 3. O fato de a aula expositiva ter acontecido para apenas 18 alunos pode ter favorecido a interação entre professor e estudante e dificultado a diferença de resultado entre as duas intervenções; 4. O tempo de uma semana entre as fases pode ter propiciado a troca de informações entre os grupos.por
dc.description.abstractThe change in the perception of the medical student about communication skills demonstrated in a orthopedic appointment video was evaluated after intervention using Role Play and expository class. Methodology: Experimental study in medical education, in which compared the perception of students of the 4th year of the UNIFENAS medical school, Alfenas Campus, about the use of communication skills when watching the film of a clinical care in orthopedics, before and after intervention. The students were divided into two groups. The two groups watched an orthopedic appointment video and recorded their perceptions related to communication skills in a semi-structured instrument. Then , the Control Group had an expositive class and the Test Group developed a Role Play session, both about communication skills. One week later, both groups watched the same video and perfomed a new register about their perceptions related to communication skills, in an equal instrument to the previous one. The perception of each student was evaluated through records made before and after intervention. Results: The Test Groups (n = 15) and Control Groups (n = 18) were matched according to age, sex, and academic perfomance in medicine course , to avoid bias in the study. The results did not show statistically significant differences as to the intervention, both intragroup and intergroup, although several scientific evidences point to the relevance of the Role Play technique in the training of communication skills. Conclusion: Both Role Play and expository class did not influence significantly students' perceptions about communication skills demonstrated in orthopedic appointment video. Possible study limitations: 1. Insufficient sample size to show effect of intervention; 2. The video of the appointment explained very clear the inability of the doctor's communication; 3. The fact that the expository class has happened to only 18 students may have favored the interaction between teacher and student and may have hampered the difference of the result between the two interventions; 4. The time of one week between the phases may have allowed the exchange of information between the groups.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T17:13:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Thiago.pdf: 1575403 bytes, checksum: cd32c6064e1f6acdd695df89c72ff2bc (MD5) Guia Thiago.pdf: 389893 bytes, checksum: 231fa0ccee0085cf8d91eec77f9fb0da (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T17:15:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Thiago.pdf: 1575403 bytes, checksum: cd32c6064e1f6acdd695df89c72ff2bc (MD5) Guia Thiago.pdf: 389893 bytes, checksum: 231fa0ccee0085cf8d91eec77f9fb0da (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T17:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Thiago.pdf: 1575403 bytes, checksum: cd32c6064e1f6acdd695df89c72ff2bc (MD5) Guia Thiago.pdf: 389893 bytes, checksum: 231fa0ccee0085cf8d91eec77f9fb0da (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-11T17:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Thiago.pdf: 1575403 bytes, checksum: cd32c6064e1f6acdd695df89c72ff2bc (MD5) Guia Thiago.pdf: 389893 bytes, checksum: 231fa0ccee0085cf8d91eec77f9fb0da (MD5) Previous issue date: 2018-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesALEXANDER, S. C. et al. A controlled trial of a short course to improve residents’ communication with patients at the end of life. Academic Medicine, North Carolina, USA, v. 81, n.11, Nov. 2006. BRASIL. Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em:< http://download.inep.gov.br/educacao_superior/anasem/documentos/2016/apresentacao_anasem_v4.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017. ______. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: Ministério da Educação, 2014. ______. Matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas de médico obtidos no exterior. Brasília: Ministério da Educação, 2009. BERKHOF, M. et al. Effective training strategies for teaching communication skills to physicians: An overview of systematic reviews. Patient Education and Counseling, University Medical Center, Amsterdam, n. 84, p. 152–162, 2011. CHAN, C.S.Y. et al. Communication skill of general practitioners: any room for improvement? how much can it be improved? Medical Education, Colorado, n. 37, p. 514–526, 2003. COONAR, A.S. et al. The use of role-play in teaching medical students obstetrics and gynecology. Medical Education, Colorado, v. 13, n. 1, p.49-53, 1991. CRUESS, R. et al. The Professionalism Mini-evaluation Exercise: a preliminary investigation. Academic Medicine, Canadá, v. 81, n. 10, p. 74-8, 2006. FERTLEMAN, C.; GIBBS, J.; EISEN, S. Video improved roleplay for teaching Communication skills. Medical Education, Colorado, USA, n. 39, p. 1143–1172, 2005. FRANÇA, B. C.C. Elaboração e validação de instrumento de avaliação do atendimento clínico integral à pessoa e proposta de modelo de registro para este atendimento / Belo Horizonte, 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Patologia Geral) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. GOMES, R. et al. A formação médica ancorada na aprendizagem baseada em problema: uma avaliação qualitativa. Interface – Comunicação, Saude, Educação, Botucatu [online], v.13, n.28, p.71-83, 2009. HE, H.G. et al. The use of video Role Play for teaching therapeutic communication skills. International Journal of Caring Sciences, [S.l.], v. 4, n. 3, Sep-Dec, 2011. HOOGERHEIDE, V.; LOYENS, S.; VAN GOG, T. Comparing the effects of worked examples and modeling examples on learning. Computers in Human Behavior., Netherlands, v. 41, p. 80-91, Dec, 2014. JACKSON, V.A. BACK, A.L. Teaching communication skills using role-play: an experience-based guide for educators. Journal of Palliative Medicine, Massachusetts USA, v. 14, n. 6, p. 775-80, Jun, 2011. JOHNSON, R.; BHATTACHARYYA, G. Statistics principles and methods. New York: John Wiley & Sons, 1986, 578 p. JOYCE, B.L.; STEENBERGH, T.; SCHER, E. Use of the Kalamazoo Essential Elements Communication Checklist (Adapted) in an Institutional Interpersonal and Communication Skills Curriculum. Journal of Graduate Medical Education, Detroit, MI, v. 2, n. 2, p. 165-169, Jun, 2010. KABA, A.; BERAN, T. Twelve tips to guide effective participant recruitment for interprofessional education research. Medical Education, Canadá, v. 36, n. 7, p. 578-84, jul. 2014. KARAM, F.C.; LOPES, M.H.I. Ortopedia: origem histórica, o ensino no Brasil e estudos metodológicos pelo mundo. Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 3, jul./set. 2005. KNOWLES, M.S.; HOLTON, E.F.; SWANSON, R.A. The adult learner: the definitive classic in adult education and human resource development. 6th ed. New York: Elsevier; 2005. MILLIKEN, G.A.; JOHNSON, D.E. Analysis of Messy Data. New York: Chapman & Hall, 1992, 472 p. MONTGOMERY, D.C. Design and analysis of experiments. New York: John Wiley & Sons, 1991, 649 p. MOURA, J; Impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método clínico de atendimento integral a pessoa, aliado ou não ao uso do formulário específico para o registro do atendimento / Belo Horizonte. 2016, 88f. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, (2016). NESTEL, D. et al. Modelling the lay expert for first-year medical students: the actor-patient as teacher. Medical Education, London, UK, . 24, n. 5, p. 562-4, 2002. NESTEL, D.; TIERNEY, T. Role-play for medical students learning about communication: Guidelines for maximising benefits. BMC Medical Education, Australia, v. 7, n. 1; Feb, 2007. NICOL, D.J.; MACFARLANE-DICK. Formative assessment and self‐regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, [S.l.], v. 31, n. 2, p. 199-218, 2006. PASSI, V. et al. Doctor role modelling in medical education: BEME Guide No. 27. Medical Education, Coventry, v. 35, n. 9, p. 1422-36, Sep, 2013. RABELO, L.; GARCIA, V.L. Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Revista Brasileira de Educação Médica, Salvador – BA, v. 39, n. 4, p. 586-596, 2015. SHANKAR, P.R. Using case scenarios and role plays to explore issues of human sexuality. Educ Health; Lalitpur, Nepal, v. 21, n. 3, p.108, Dec. 2008. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. História da SBOT. São Paulo, 2017. Disponível em: www.portalsbot.org.br/sobre-a-sbot/historia/. Acesso em: 25 jul 2017. STEWART, M.A. Effective physician-patient communication and health outcomes: a review. Canadian Medical Association Journal, v. 152, n. 9, p. 1423-33, 1995. VAN GOG, T.; RUMMEL, N. Example-Based Learning: Integrating Cognitive and Social-Cognitive Research Perspectives. Educational Psychology Review, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 155-174, 2010. VAN MENTS, M. The effective use of roleplay: a handbook for teachers and trainers. New York: Nichols Publishing, 1989.  por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRole-Play. Habilidades de comunicação. Ortopedia.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleImpacto do Role Play na mudança de percepção do estudante de Medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Thiago.pdfDocumento principal1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Guia Thiago.pdfGuia Role Play380,75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.