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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto do Role Play na mudança de percepção do estudante de Medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica
Autor: RODRIGUES, T. V. 
Primeiro orientador: FARIA, Rosa Malena Delbone de
Primeiro membro da banca: COSTA, B. C.
Segundo membro da banca: SOARES, T. F.
Resumo: A mudança da percepção do estudante de medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica foi avaliada após intervenção, utilizando-se o Role Play e a Aula Expositiva. Metodologia: Estudo experimental em Educação Médica, em que se comparou a percepção de estudantes do 4º Ano do curso de medicina da UNIFENAS, Campus Alfenas, sobre habilidades de comunicação ao assistirem ao filme de um atendimento clínico em ortopedia, antes e após intervenção. Os estudantes foram divididos em dois grupos. Os dois grupos assistiram a um vídeo de consulta ortopédica e registraram suas percepções relacionadas às habilidades de comunicação em um instrumento semiestruturado. Em seguida, o Grupo Controle teve uma aula expositiva e o Grupo Teste desenvolveu uma sessão de Role Play, ambas sobre habilidades de comunicação. Uma semana após, os dois grupos assistiram ao mesmo vídeo e realizaram novo registro sobre suas percepções relacionadas às habilidades de comunicação, em instrumento idêntico ao anterior. A percepção de cada estudante foi avaliada por meio dos registros realizados antes e após intervenção. Resultados: Os Grupos Teste (n=15) e Controle (n=18) foram pareados quanto à idade, sexo e desempenho acadêmico no curso de medicina, para evitar vieses no estudo. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significantes quanto à intervenção, tanto intragrupo quanto intergrupos, apesar de várias evidências científicas apontarem para a relevância da técnica de Role Play no treinamento de habilidades de comunicação, Conclusão: Tanto o Role Play quanto a aula expositiva não influenciaram de forma significativa a percepção dos alunos sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica. Possíveis limitações do estudo: 1. Tamanho da amostra para mostrar o efeito da intervenção; 2. O vídeo da consulta explicitou de forma muito clara a inabilidade de comunicação do médico; 3. O fato de a aula expositiva ter acontecido para apenas 18 alunos pode ter favorecido a interação entre professor e estudante e dificultado a diferença de resultado entre as duas intervenções; 4. O tempo de uma semana entre as fases pode ter propiciado a troca de informações entre os grupos.
Abstract: The change in the perception of the medical student about communication skills demonstrated in a orthopedic appointment video was evaluated after intervention using Role Play and expository class. Methodology: Experimental study in medical education, in which compared the perception of students of the 4th year of the UNIFENAS medical school, Alfenas Campus, about the use of communication skills when watching the film of a clinical care in orthopedics, before and after intervention. The students were divided into two groups. The two groups watched an orthopedic appointment video and recorded their perceptions related to communication skills in a semi-structured instrument. Then , the Control Group had an expositive class and the Test Group developed a Role Play session, both about communication skills. One week later, both groups watched the same video and perfomed a new register about their perceptions related to communication skills, in an equal instrument to the previous one. The perception of each student was evaluated through records made before and after intervention. Results: The Test Groups (n = 15) and Control Groups (n = 18) were matched according to age, sex, and academic perfomance in medicine course , to avoid bias in the study. The results did not show statistically significant differences as to the intervention, both intragroup and intergroup, although several scientific evidences point to the relevance of the Role Play technique in the training of communication skills. Conclusion: Both Role Play and expository class did not influence significantly students' perceptions about communication skills demonstrated in orthopedic appointment video. Possible study limitations: 1. Insufficient sample size to show effect of intervention; 2. The video of the appointment explained very clear the inability of the doctor's communication; 3. The fact that the expository class has happened to only 18 students may have favored the interaction between teacher and student and may have hampered the difference of the result between the two interventions; 4. The time of one week between the phases may have allowed the exchange of information between the groups.
Palavras-chave: Role-Play. Habilidades de comunicação. Ortopedia.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: RODRIGUES, T. V. Impacto do Role Play na mudança de percepção do estudante de Medicina sobre habilidades de comunicação demonstradas em vídeo de consulta ortopédica. 2018. 54f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/220
Data de defesa: 28-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

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