Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, J. R.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575883464188349por
dc.contributor.advisor1TOLEDO JR, AC-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192040830710780por
dc.contributor.referee1BONFANTE, G. M. S.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465304166350433por
dc.contributor.referee2TURCI, M. A.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0507871671078661por
dc.date.accessioned2019-04-11T17:18:49Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationMIRANDA, J. R. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Odontologia da Unifenas – Câmpus de Varginha - MG. 2018. 54f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/219-
dc.description.resumoNa educação contemporânea a avaliação deixou de ser apenas um instrumento de quantificação da apreensão de conteúdo por parte do aluno e passou a ser um componente importante do processo de ensino-aprendizado. As avaliações devem se adequar aos domínios do conhecimento: cognitivo, psicomotor e afetivo, o que exige diferentes tipos de instrumentos. O objetivo desse trabalho é de elaborar manual sobre avaliação discente em cursos de odontologia, para apresentar aos docentes instrumentos que possam ser utilizados em diferentes domínios no curso de odontologia da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS -Campus de Varginha. Esse manual apresenta a definição, indicação e aspectos operacionais de cinco instrumentos de avaliação: portfólio, questões de múltipla escolha, questões discursivas, mini exercício clínico avaliativo e exame clínico objetivo estruturado.por
dc.description.abstractIn contemporary education, assessment is no longer just an instrument to quantify content apprehension by the student and has become an important component of the teaching-learning process. Assessment should fit the domains of knowledge: cognitive, psychomotor and affective, which requires different types of instruments. The objective of this work was to elaborate a manual fordentistry students assessment, to present to teachers instruments that can be used in different domains at the dentistry course of Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS - Campus de Varginha. This manual presents the definition, indication and operational aspects of five evaluation instruments: portfolio, multiple choice questions, discursive questions, mini-clinical evaluation exercise and objective structured clinical examination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T14:31:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertação José Ronaldo.pdf: 1105377 bytes, checksum: c0e75a02fca54be3b58c22ccf5d9e9b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T17:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação José Ronaldo.pdf: 1105377 bytes, checksum: c0e75a02fca54be3b58c22ccf5d9e9b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-11T17:17:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação José Ronaldo.pdf: 1105377 bytes, checksum: c0e75a02fca54be3b58c22ccf5d9e9b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-11T17:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação José Ronaldo.pdf: 1105377 bytes, checksum: c0e75a02fca54be3b58c22ccf5d9e9b6 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesABADIE, Y. et al. Uso de descriptores durante laimplementación de mini-CEX en la residencia de pediatría. Medicina, Buenos Aires, v. 75, n. 5, p. 289-296, 2015. ALBINO, J. et al. Assessing dental students’ competence: best practice recommendations in the performance assessment literature and investigation of current practices in predoctoral dental education. Journalof Dental Education, [S.l.], v. 72, n. 12, p. 1405-1435, 2008. ANDRADE, A. F.; MADEIRA, C. A. G.; AIRES, S. F. Osce virtual: simulação de avaliação de casos clínicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2, 2013, Porto Alegre, Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 454-464. ANTUNES, C. Como desenvolver as competências em sala de aula. 5. ed. Petrópolis: Vozes; 2001. BEM, A. B. et al. Validade e confiabilidade de instrumento de avaliação da docência sob a ótica dos modelos de equação estrutural. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 375-401, 2011. BORGES, M. C. et. al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 324-331, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Guia de Elaboração e Revisão de Itens, [S.l], 2017. ______. Ministério da Educação e Cultura. Proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em odontologia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Odont.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2018. COOK, D. A. et al. Effect of rater training on reliability and accuracy of mini-CEX scores: a randomized, controlled trial. Journal of General Internal Medicine, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 74-79, 2009. COTTA, M. M. et al. Construção de portfólios coletivos e currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, [S.l.], v. 17, n. 3, p. 787-796, 2012. CURTIS, D. et al. The correlation of student performance in preclinical and clinical prosthodontic assessments.Journal of Dental Education, [S.l.], v. 71, n. 3, p. 365-372, 2007. DENNEHY, P. C.; SUSARLA, S. M.; KARIMBUX, N. Y. Relationship between dental students’ performance on standardized multiple-choice examinations and OSCEs. Journal of Dental Education, [S.l.], v. 72, n. 5, p. 585-592, 2008. DIAS, F. G. R.; SILVEIRA, M. I. M. O teste cloze de múltipla escolha na avaliação em compreensão de leitura na língua inglesa: um estudo com mestrandos da área da saúde. WorkingPapers em Linguística, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 57-70, 2014. GASPARINI, S. R. S. Raciocínio clínico em prática clínica: o uso da ferramenta IDEA, da avaliação de competências e do teste de concordância de Script. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, na Área de Concentração em Ensino em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. GIORGIUTTI, E. M. E. P. El insólito atuendodel Dr. Leiune. Medicina, Buenos Aires, v. 73, n. 3, p. 286-287, 2013. GONTIJO, E. D. et al. Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.l.], v. 37, n. 4, p. 526-539; 2015. GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em medicina. Revista Docência do Ensino Superior, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 205-326, 2015. GORDON, M. J. Self-assessment programs and their implications for health professions training.Academic Medicine, [S.l.], v. 67, n. 10, p. 672-679, 1992. GRAHAM, R.; ZUBIAURRE BITZER, L. A.; ANDERSON, O. R. Reliability and predictive validity of a comprehensive preclinical OSCE in dental education. Journal of Dental Education, [S.l.], v. 77, n. 2, p. 161-167, 2013. HERNANDEZ, C. C. et al. Avaliação da aprendizagem em medicina baseada em casos clínicos: proposta de um ambiente dedicado. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/usuario/Downloads/1948-3122-1-SM%20(2).pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017. KUO-CHEN, L. et al. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: from faculty development to curriculum evaluation. BMC Medical Education, [S.l.], v. 13, n. 31, 2013. LOGAR, G. A.et al. O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Revista da ABENO, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 15-24, 2018. LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (Org). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009. MATOS, M. S.; TENÓRIO, R. M. A avaliação como instrumento de aperfeiçoamento do ensino em odontologia. In: LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (Org.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009, cap. 6, p. 123-153. MEGALE, L.; GONTIJO, E. D. e MOTTA, J. A. C. Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo Mini Exercício Clínico Avaliativo (Miniex). Revista Brasileira de Educação Médica, [S.l.], v. 33, n. 2, p. 166-175, 2009. MENDONZA, V. L. F. Avaliação de aprendizagem dos cursos da área de saúde. Revista Matogrossense de Enfermagem, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 183-191, 2011. MILANI, P. A. P. Avaliação e produtividade da disciplina de clínica integrada no curso de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná (contribuição ao modelo de ensino odontológico). 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Integrada) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. MILLER; G. E.The assessment of clinical skills/competence/performance. Academic Medicine, [S.l.], v. 65, suppl. 9, p. 63-67, 1990. MINAS GERAIS, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS. Caderno de Provas. Especialidade: Dentista. Conhecimentos específicos - discursiva, 2013. NASCIMENTO, C.; ALVIM, C. G. Portfólio. Revista Docência do Ensino Superior, [S.l.], v. 5, p. 216-221, 2015. PALMIER, A. C. et al. Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.l.], v. 36, n. 1, supl. 2, p. 152-157; 2012. PANÚNCIO-PINTO, M. P.; TRONCON, L. E. A. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 314-323, 2014. PIAGET, J. The psychology of intelligence. London: Routledge & Paul, 1950. ROGAUSCH, A. et al. The influence of students’ prior clinical skills and context characteristics on mini-CEX scores in clerkships – a multilevel analysis. BMC Medical Education, [S.l.], v. 14, p. 208, 2015. SOUZA, R. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. Rondônia: Universidade Federal de Rondônia, 2011. Disponível em: <http://www.medicina.ufrj.br/avaliacao_da_aprendizagem/arquivos/Avaliacao_RUY.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017. TIBÉRIO, I. F. L. C. et al (Org.). Avaliação prática em habilidades clínicas em medicina. São Paulo: Atheneu, 2012. UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO. Exercício de Mini Avaliação Clínica – Habilidades – Modelo Universidade Cidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.medicina.ufg.br/up/148/o/Anexo_3_formulario__-_5_Exercicio_de_mini_avalia__ao_clinica_habilidade-unicid.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017. UNIVERSIDADE DE COIMBRA. FACULDADE DE MEDICINA. DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Mini-CEX: um método de avaliação das competências clínicas. Disponível em: <https://www.uc.pt/fmuc/gabineteeducacaomedica/fichaspedagogicas/Essencias_n17_Mini-CEX>. Acesso em: 09 nov. 2017. VIANNA, H. M. Teste em educação. 4. ed. São Paulo: Ibrasa, 1982 VIEIRA, V. M. O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 6, n. 2, p. 149-153, 2002. VIVEIROS, A.; MARQUES, R. C. Uso do portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Docência do Ensino Superior, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 27-43, 2017. ZARTMAN, R. R. et al. Using OSCE-based evaluation: curricular impact over time. Journal of Dental Education, Dallas, v. 66, n. 12, p.1323-1330, 2002. ZERBINATI, L. P. et al. Avaliação sobre o conhecimento do laser entre alunos e professores do curso de odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador – BA. Revista Bahiana de Odontologia, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 5-21, 2014. ZUCCO, D. et al. Avaliação do nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de Odontologia da UNIVILLE sobre a utilização de dentes extraídos na graduação e banco de dentes. Revista Sul Brasileira de Odontologia, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 54-58, 2006.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOdontologia. Educação. Educação em odontologia. Desempenho acadêmicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleManual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Odontologia da Unifenas – Câmpus de Varginha - MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação José Ronaldo.pdf1,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.