Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/219
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Odontologia da Unifenas – Câmpus de Varginha - MG |
Autor: | MIRANDA, J. R. |
Primeiro orientador: | TOLEDO JR, AC |
Primeiro membro da banca: | BONFANTE, G. M. S. |
Segundo membro da banca: | TURCI, M. A. |
Resumo: | Na educação contemporânea a avaliação deixou de ser apenas um instrumento de quantificação da apreensão de conteúdo por parte do aluno e passou a ser um componente importante do processo de ensino-aprendizado. As avaliações devem se adequar aos domínios do conhecimento: cognitivo, psicomotor e afetivo, o que exige diferentes tipos de instrumentos. O objetivo desse trabalho é de elaborar manual sobre avaliação discente em cursos de odontologia, para apresentar aos docentes instrumentos que possam ser utilizados em diferentes domínios no curso de odontologia da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS -Campus de Varginha. Esse manual apresenta a definição, indicação e aspectos operacionais de cinco instrumentos de avaliação: portfólio, questões de múltipla escolha, questões discursivas, mini exercício clínico avaliativo e exame clínico objetivo estruturado. |
Abstract: | In contemporary education, assessment is no longer just an instrument to quantify content apprehension by the student and has become an important component of the teaching-learning process. Assessment should fit the domains of knowledge: cognitive, psychomotor and affective, which requires different types of instruments. The objective of this work was to elaborate a manual fordentistry students assessment, to present to teachers instruments that can be used in different domains at the dentistry course of Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS - Campus de Varginha. This manual presents the definition, indication and operational aspects of five evaluation instruments: portfolio, multiple choice questions, discursive questions, mini-clinical evaluation exercise and objective structured clinical examination. |
Palavras-chave: | Odontologia. Educação. Educação em odontologia. Desempenho acadêmico |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade José do Rosário Vellano |
Sigla da instituição: | UNIFENAS |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
Citação: | MIRANDA, J. R. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Odontologia da Unifenas – Câmpus de Varginha - MG. 2018. 54f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/219 |
Data de defesa: | 31-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação José Ronaldo.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.