Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, M. A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797674227670267por
dc.contributor.advisor1´PEREIRA, A. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.contributor.referee1MOURA, Eliane Perlatto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613067362478614por
dc.contributor.referee2Calzavara, MGP-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9249918894440416por
dc.date.accessioned2019-04-10T19:47:43Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationALMEIDA, M. A. O nível de Inteligência Emocional e o desempenho acadêmico de alunos de Medicina. 2019. 81f. Dissertação( Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/218-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo avaliar o nível de inteligência emocional e a correlação com o desempenho acadêmico de 76 alunos, do 2º e 3º períodos do curso de Medicina, em uma instituição privada no sul de Minas Gerais, Brasil. O estudo baseou-se em um corte transversal quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos auto preenchíveis de coleta de dados, um para a coleta de dados sócio demográficos e acadêmicos dos estudantes, e outro para a avaliação do nível de inteligência emocional baseado na escala TAEIS (Schutte Self Report EI Test). Os instrumentos auto preenchíveis foram aplicados em sala de aula e os dados de desempenho acadêmico foram obtidos diretamente a partir dos históricos escolares dos alunos dos períodos já cursados com cálculo da média geral, fornecida pela instituição de ensino. Os resultados apontaram para ausência de correlação entre as variáveis inteligência emocional e nota média obtida pelos alunos ao final de ambos os períodos estudados, com o valor de r geral em 0,08, confirmando a hipótese nula, indiferentemente das condições sócio demográficas, como sexo, idade e estado civil. Adicionalmente, no campo teórico, o estudo investigou o desenvolvimento da definição de inteligência emocional como uma habilidade autônoma, sendo que os últimos estudos de impacto sobre o tema apontam para a perspectiva de que a concepção de inteligência emocional não possui independência conceitual, mas constitui-se como um dos aspectos da inteligência social, construto mais amplo.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the level of emotional intelligence and the correlation with the academic performance of 76 medical students in a private institution in the south of Minas Gerais, Brazil. The study was based on a cross section in which two self-fulfilling data collection instruments were used, one for the collection of socio-demographic and academic data of the students and another for the evaluation of the level of emotional intelligence based on the TAIES Scale Schutte Self Report EI scale Test. The data were correlated with the academic performance obtained directly from the students' academic records during the periods already studied and the referred scores obtained in the evaluations, with calculation of the general average, provided by the educational institution. This pointed to a non-correlation between the variables, confirming the null hypothesis. In addition, in the theoretical field, the study investigated the development of the definition of emotional intelligence as an autonomous ability and the last studies of impact on the subject point to the perspective that the concept of emotional intelligence has no conceptual independence, as one of the aspects of social intelligence, a broader construct.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-09T17:40:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Almir.pdf: 1969141 bytes, checksum: 76c590520731f5afa44b9ea294b4567a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-10T19:37:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Almir.pdf: 1969141 bytes, checksum: 76c590520731f5afa44b9ea294b4567a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-10T19:47:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Almir.pdf: 1969141 bytes, checksum: 76c590520731f5afa44b9ea294b4567a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T19:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Almir.pdf: 1969141 bytes, checksum: 76c590520731f5afa44b9ea294b4567a (MD5) Previous issue date: 2019-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesARAÚJO, E. A. T. et al. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte: v. 24, n. 1, p. 60-83. 2014. ARORA, S. et al. Emotional intelligence in medicine: a systematic review through the context of the ACGME competencies. Medical education, Oxford: v. 4, n. 8, p. 749-764, aug. 2010. BAR-ON, R. The Development of an Operational Concept of Psychological Wellbeing., Eastern Cape: Rhodes University, 1988. (Unpublished Doctoral Dissertation) BAR-ON, R. The Bar-On model of emotional-social intelligence. Psicothema, [S.l.], n. 18 (sup.), p. 13-25, 2005. BASTIAN, A. V.; BURNS, N. R.; NETTELBECK, T. Emotional intelligence predicts life skills, but not as well as personality and cognitive abilities. Personality and Individual Differences, Thousand Oaks, v. 39, n. 6, p. 1135-1145, Oct. 2005. BEASLEY, K. The Emotional Quotient. Mensa Magazine, [S.l.], p. 25, May 1987. Disponível em:<https://eqi.org/beasley.htm>. Acesso em: 23 out. 2018. BRACKETT, A. M.; MAYER, D. J. Convergent, Discriminant, and Incremental Validity of Competing Measures of Emotional Intelligence. Personality and Social Psychology, Thousand Oaks, v. 29, n. 9, p. 1147-1158, 2003. BRANNICK, M. T. et al. Comparison of trait and ability measures of emotional intelligence in medical students. Medical education, Oxford, v. 43, n. 11, p. 1062-1068, 2009. CHEW, B. H.; ZAIN, A. M.; HASSAN, F. Emotional intelligence and academic performance in first and final year medical students: a cross-sectional study. BMC medical education, London, v. 13, n. 1, p. 44, Mar. 2013. COURY, M. I. F. Avaliação do nível de inteligência emocional em estudantes de medicina de diferentes períodos da graduação: estudo transversal, Belo Horizonte, 2017-2018. Dissertação de Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, Belo Horizonte, 2019. FERNANDEZ, R.; SALAMONSON, Y; GRIFFITHS, R. Emotional intelligence as a predictor of academic performance in first year accelerated graduate entry nursing students. Journal of Clinical Nursing, Oxford, v. 21, n. 23-24, p. 3485–3492, Dec. 2012. GANDRA, M. M. G. A importância da inteligência emocional nas competências de gestão. Um estudo de caso num operador logístico português. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado em Gestão) – Faculdade de Ciências Econômicas, Sociais e da Empresa, Porto, 2016. GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Artes Médicas, 1994. GOLEMAN, D.; SANTARRITA, M. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva, 1995. GREENSPAN, S. I.; WIEDER, S. Engaging autism: using the floor time approach to help children relate, communicate, and think. [S.l.]: Da Capo Lifelong Books, 2006. HEIN’ S. S. Steve Heins personal site. [2018?] Disponível em:<http://stevehein.com/>. Acesso em: 19 set. 2018. HERNANDEZ, M. A. M. et al. Uma análise multidisciplinar da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. 2004.171f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2004. HOLMAN, M. A. et al. Does emotional intelligence change during medical school gross anatomy course? Correlations with students’ performance and team cohesion. Anatomical sciences education, Hoboken, v. 9, n. 2, p. 143-149, 2016. HUMPHREY-MURTO, S. et al. Does emotional intelligence at medical school admission predict future academic performance? Academic Medicine, Philadelphia, v. 89, n. 4, p. 638, 2014. JOHNSON, D. R. Emotional intelligence as a crucial component to medical education. International journal of medical education, United Kingdom, v. 6, p. 179, 2015. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4691185/>. Acesso em: 20 set. 2018. JOSHI, V.; SRIVASTAVA, K.; RAYCHAUDHURI, A. A descriptive study of emotional intelligence and academic performance of MBBS students. Social and Behavioral Sciences, [S.l.], v. 69, n. 1, p. 2061- 2067, 2012. LEWIS, N. J. et al. Emotional intelligence medical education: measuring the unmeasurable? Advances in Health Sciences Education, Dordrecht, v. 10, n. 4, p. 339-355, Nov. 2005. LIBBRECHT, N. et al. Emotional intelligence predicts success in medical school. Emotion, Washington, v. 14, n. 1, p. 64-73, Feb. 2014. MARIN, A. H. et at. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, jul./dez. 2017. MASLOW, A. H. Motivation and Personality. New York: Harper. 1954. MAYER, J. D. What is emotional intelligence? In: SALOVEY, P.; SLUYTER, D. (Ed.). Emotional development and emotional intelligence: implications for educators. [S.l.]: Basic Books, 1997. p. 3-31. MAYER, J. D.; CARUSO, D. R.; SALOVEY, P. The ability model of emotional intelligence: Principles and updates. Emotion Review, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 290-300, 2016. MAYER, J. D.; ROBERTS, R. D.; BARSADE, S.G. Human abilities: Emotional intelligence. Annual review of psychology, [S.l.], v. 59, p. 507-536, 2008. MAYER, J. D.; SALOVEY, P.; CARUSO, D. Models of emotional intelligence. In: STERNBERG, J. R. (Ed.). Handbook of intelligence. New York, US: Cambridge University Press. 2000. p. 396-420. MAYER, J. D.; SALOVEY, P.; CARUSO, D.R. Emotional intelligence: New ability or eclectic traits? American psychologist, Palo Alto, v. 63, n. 6, p. 503, 2008. MORENO, C. M.; VICENTE, E. S. Revisión histórica del concepto de inteligencia: una aproximación a la inteligencia emocional. Revista latinoamericana de Psicología, Bogotá, v. 30, n. 1, p. 11-30, 1998. MUNHOZ, A. M. H. Uma análise multidisciplinar da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. 2004, 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2004. PAU, A. K.; CROUCHER, R. Emotional Intelligence and Perceived Stress in Dental Undergraduates. Journal of Dental Education, [S.l.], v. 67, p. 1023-1028, 2003. PAYNE, W. L. A. Study of Emotion: Developing Emotional Intelligence; Self- Integration; Relating to Fear, Pain And Desire. [S.l.:s.n.], 1985. Disponível em:< http://geocities.ws/waynepayne>. Acessado em: 22 set. 2018. SALOVEY, P. et al. The Positive Psychology of Emotional Intelligence. 2. ed. Oxford: The Oxford Handbook of Positive Psychology, 2012. Disponível em:< http://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780195187243.001.0001/oxfordhb-9780195187243>. Acesso em: 22 set. 2018. SALOVEY, P.; MAYER, J.D. Emotional intelligence. Imagination, cognition and personality, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 185-211, 1990. SCHUTTE, N. S. et al. Development and validation of a measure of emotional intelligence. Personality and individual differences, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 167-177, 1998. SOUSA, A. P. L. D. B. Inteligência Emocional e Desempenho Acadêmico em Estudantes do Ensino Superior. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional) - Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, 2010. TETT, R. P.; FOX, K. E.; WANG, A. Development and validation of a self-report measure of emotional intelligence as a multidimensional trait domain. Personality and Social Psychology Bulletin, Thousand Oaks, v. 31, n. 7, p. 859-888, Jul. 2005. THORNDIKE, E. L. Intelligence and its uses. Harper's magazine, [S.l.], v. 140, p. 227-235, 1920. TOLEDO JR., A.; DUCA, J. G. M.; COURY, M. I. F. Tradução e Adaptação Transcultural da Versão Brasileira do Schutte Self-Report Emotional Intelligence Test. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 4, p. 109-114, 2018.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabilidades. Medicina. Inteligência emocional. Desempenho acadêmico.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleO nível de Inteligência Emocional e o desempenho acadêmico de alunos de Medicinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Almir.pdfDocumento principal1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.