Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/217
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aquisição e retenção de conhecimentos e habilidades em bases da técnica cirúrgica por estudantes de Medicina
Autor: BALDIM, M. O. A. 
Primeiro orientador: FUCCIO, M. B. de
Primeiro coorientador: FARIA, Rosa Malena Delbone de
Primeiro membro da banca: PEIXOTO, José Maria
Segundo membro da banca: SOUZA, V. C. T.
Resumo: O médico de formação geral necessita possuir competências essenciais em cirurgia para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Tais competências precisam ser adquiridas ao longo do curso de graduação, cabendo ao currículo da escola médica oportunizá-las. Objetivo: este trabalho tem o objetivo de verificar a aquisição e a retenção de conhecimentos e de habilidades em bases da técnica cirúrgica por estudantes de Medicina ao longo de um curso médico. Metodologia: trata-se de um estudo longitudinal e quase-experimental na Fase 1 e transversal e observacional na Fase 2, em educação médica, realizado com a participação de estudantes do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, distribuídos entre 6º, 7º, 9º e 11º períodos do curso, que verificou a aquisição e a retenção de conhecimentos e de habilidades em bases da técnicas cirúrgicas proporcionadas ao longo do currículo. Os participantes foram submetidos a testes teóricos e práticos pré e pós a atividade curricular de cirurgia desses períodos. Resultados: o desempenho geral dos participantes nas provas, teórica e prática, revela uma relevante aquisição de conhecimento e de habilidades cirúrgicas em alunos do 6º período após a realização da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica (BTC) (p<0,001). Entretanto, a retenção desses conhecimentos e habilidades sofre queda progressiva, atingindo seu nadir 18 meses após a aquisição (p<0,001), com uma tímida recuperação nos estágios de Clínica Cirúrgica I e II, em que a maior exposição às atividades práticas nesses estágios pareceu favorecer a recuperação de habilidades práticas, ainda que não tenham retornado ao patamar da aquisição, no 6º período, porém o mesmo não se deu com o conhecimento. Conclusão: 1. A disciplina de BTC, ofertada no 6º período do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, permite uma adequada aquisição de conhecimentos e de habilidades em técnicas cirúrgicas aos estudantes. 2. Existe uma queda progressiva no desempenho em técnicas cirúrgicas dos alunos ao longo do currículo de cirurgia entre o 6º e o 9º períodos, com uma pequena recuperação no 11º período do curso. 3. A retenção de conhecimentos e de habilidades em técnicas cirúrgicas por estudantes de Medicina ao longo do curso atinge seu nadir aos 18 meses. 4. Os estágios de Clínica Cirúrgica I e II favorecem a recuperação de habilidades em técnicas cirúrgicas mais do que de conhecimentos.
Abstract: The general medical practitioner needs to have essential surgical skills to perform minor surgical procedures. These competencies need to be acquired throughout the undergraduate course, and the medical school curriculum must opportunize them. Objective: This study aims to verify the acquisition and retention of knowledge and skills on Bases of Surgical Technique by medical students throughout a medical course. Methodology: This is a longitudinal and quasi-experimental study in Phase 1 and transversal and observational in Phase 2 in medical education carried out with the participation of students from UNIFENAS medical school, Campus Alfenas, distributed between 6th, 7th, 9th and 11th periods of the course, which verified the acquisition and retention of knowledge and skills in Bases of Surgical Techniques provided throughout the curriculum. The participants were submitted to theoretical and practical tests before and after the curricular activity of surgery of these periods. Results: The general performance of the participants in the tests, theoretical and practical, reveals a relevant acquisition of knowledge and surgical skills in students of the 6th period after completion Bases of Surgical Technique discipline (BST) (p <0.001). However, the retention of this knowledge and skills suffers a progressive decrease, reaching its nadir 18 months after the acquisition (p <0.001), with a slight recovery in the stages of Surgical Clinic I and II, where the greater exposure to the practical activities in these stages seemed to favor the recovery of practical skills, although they did not return to the level of the acquisition, in the 6th period, but the same did not happen with the knowledge.Conclusion: 1. The BST discipline, offered in the 6th period of UNIFENAS medical course, Alfenas campus, allows an adequate acquisition of knowledge and skills in surgical techniques to students. 2. There is a progressive decrease in the performance of students in surgical techniques throughout the 6th and 9th periods, with a slight recovery in the 11th period of the course.3. The retention of knowledge and skills in surgical techniques by medical students throughout the course reaches its nadir at 18 months. 4. The stages of Surgical Clinic I and II favor the recovery of skills in surgical techniques rather than knowledge.
Palavras-chave: Retenção de conhecimento. Retenção de habilidades. Cirurgia Geral. Competência Cirúrgica. Teoria cirúrgica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: BALDIM, Marcus Odilon Andrade. Aquisição e retenção de conhecimentos e habilidades em bases da técnica cirúrgica por estudantes de Medicina. 2018. 48f. Dissertação( Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/217
Data de defesa: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marcus Baldim final.pdfDocumento principal865,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.