Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/215
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da empatia nos médicos residentes do Hospital Universitário Alzira VELANO em Alfenas Minas Gerais
Autor: PAIVA, Antonio Henrique de 
Primeiro orientador: PEIXOTO, JM
Primeiro membro da banca: BAZZANO, F. C. O
Segundo membro da banca: MOURA, Eliane Perlatto
Resumo: Introdução: Muito se discute a importância da empatia na relação médico paciente. Poucos estudos avaliaram esta habilidade em médicos residentes (MR’s). Objetivo: Avaliar a empatia dos médicos residentes do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV), por meio da Escala Jefferson de Empatia Médica (EJEM), que fornece 4 tipos de escores: Empatia Geral (EG); Tomada de Perspectiva do Doente (TP); Compaixão (CP) e Capacidade de Colocar-se no Lugar do outro (LO). MÉTODOS: A EJEM é um questionário sociodemográfico, foram aplicados em 36 MR’s do HUAV no início do 2º semestre de 2016, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: A análise estatística pelo teste de Mann-Whitney mostrou que os escores de empatia apresentaram associação em relação às variáveis: sexo, área de atuação (clínica ou cirúrgica), período da residência em curso. Para a variável sexo, os seguintes achados foram encontrados: 1) MR’s do sexo feminino do 1° ano apresentaram escores de EG maiores que as MR’s no ≥ 2° ano (p=0.01); 2) MR’s do sexo feminino do 1° ano apresentaram escores de TP maiores que as MR’s do ≥ 2° ano (p=0.03). Em relação à área de atuação, foi encontrado: 1) os escores de EG dos MR’s do 1° ano eram maiores comparados aos MR’s no ≥ 2° ano, tanto para a área clínica (p=0,03) como para a cirúrgica (p=0,02); 2) MR’s da área cirúrgica apresentaram escores de TP mais elevados no 1° ano em relação aos MR’s no ≥ 2° ano (p= 0,01). Nenhuma associação aos fatores estudados foi observada para os escores CP e LO. Conclusão: Os dados demonstram que os escores de empatia dos MR’s dos anos finais são menores em relação aos MR’s do 1° ano, fato verificado também para MR’s do sexo feminino. Nossos dados comungam as observações da literatura e evidenciam a importância do desenvolvimento de estratégias instrucionais para o ensino da empatia entre médicos residentes.
Abstract: Introduction: Much is discussed about the importance of empathy in the patient physician relationship. Few studies have evaluated this ability in resident physicians (RPs). Objective: To evaluate the empathy of the resident physicians of the University Hospital Alzira Velano (HUAV), through the Jefferson Scale of Medical Empathy (EJEM), which provides 4 types of scores: General Empathy (EG); Patient Perspective (TP); Compassion (CP) and Ability to Put in Place the Other (LO). Methods: EJEM and a socio-demographic questionnaire were applied to 36 MRs of the HUAV at the beginning of the second semester of 2016, after signing the informed consent form. Results: Statistical analysis by the Mann-Whitney test showed that empathy scores were associated with variables: sex, area of performance (clinical or surgical) and period of residence in progress. For the sex variable, the following findings were found: 1) Female RPs of the 1 st year had higher EG scores than the RPs in the ≥ 2nd year (p = 0.01); 2) RP's females of 1st year had higher TP scores than RPs of ≥ 2nd year (p = 0.03). Regarding the area of performance, 1) the EG scores of the 1 st year RPs were higher compared to the RPs in the ≥ 2nd year, both for the clinical (p = 0.03) and for the surgical area (p = 0.02); 2) RPs of the surgical area had higher TP scores in the 1st year compared to RPs in the ≥ 2nd year (p = 0.01). No association to the factors studied was observed for CP and LO scores. Conclusion: The data show that the empathy scores of the RPs of the final years are lower in relation to the RPs of the 1st year, a fact also verified for female RPs . Our data share the observations of the literature and show the importance of the development of instructional strategies for the teaching of empathy among resident physicians.
Palavras-chave: Empatia. Educação médica. Médicos residentes.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano
Sigla da instituição: UNIFENAS
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ensino em Saúde
Citação: PAIVA, Antonio Henrique de. Avaliação da empatia nos médicos residentes do Hospital Universitário Alzira VELANO em Alfenas Minas Gerais. 2018. 46f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/215
Data de defesa: 4-Apr-2018
Appears in Collections:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Antonio Henrique.pdf1,98 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.