Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAIVA, M. P.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0339835923062397por
dc.contributor.advisor1PEIXOTO, JM-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5863458866759154por
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Maria Mônica de Freitas-
dc.contributor.referee2PEREIRA, A. A.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686872647547229por
dc.date.accessioned2019-04-10T19:40:04Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationPAIVA, M. P. Avaliação da atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente na Universidade José do Rosário Vellano de Belo Horizonte. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/210-
dc.description.resumoIntrodução: Escolas médicas, em geral, têm o currículo focado nos aspectos biomédicos que favorecem o desenvolvimento de atitudes autoritárias e focadas na doença ao final do curso. Estudos têm avaliado a atitude do aluno diante de mudanças curriculares que transformam o método clínico. Objetivos: Avaliar a atitude dos estudantes de medicina em relação ao paciente: se apresentam atitudes centrada na pessoa ou na doença e se demonstram tendências de compartilhamento do poder e do cuidado, em uma escola que adota a metodologia do aprendizado baseado em problemas (ABP), após a introdução do ensino do método clínico centrado na pessoa na estratégia de treinamento de habilidades. Métodos: A atitude dos estudantes foi avaliada utilizando a escala EOMP, que mede as preferências individuais nos aspectos da relação médico-paciente. A EOMP fornece três tipos escores: o escore total da EOMP (ETOT), uma subescala que avalia a capacidade de compartilhar decisões, subescala de poder (SEP) e outra que avalia o quanto o profissional acredita que os sentimentos, as emoções e os problemas da vida pessoal do paciente devem ser considerados no processo de planejamento dos cuidados, a subescala de cuidado (SEC). Os participantes foram estudantes do 1°, 3º, 5º, 7º, 9º e 11º períodos, do 1º semestre de 2017. As médias dos escores foram comparadas utilizando a ANOVA. Resultados: As médias dos escores da EOMP para toda a amostra de respondentes foram: ETOT de 4,53 (± 0,46), SEC 4,92 (± 0,46) e SEP 4,15 (±0,67). A ANOVA mostrou que não existe interação do período do aluno e os escores da EOMP frente à relação médico-paciente, porém existe influência significativa entre o gênero e os fatores período do curso e o gênero na medida dos escores. Foi observado que a média dos escores da EOMP ao final do curso foi maior entre os alunos do gênero masculino em relação ao gênero feminino. A análise de conglomerados mostrou que há associação significativa dos escores e o fato de o aluno possuir bolsa de estudo. Os resultados se assemelham a um estudo prévio realizado nesta escola em 2008. Conclusão: As mudanças instrucionais do ensino do método clínico centrado na pessoa não modificaram o padrão de evolução da EOMP. Chama a atenção o ganho no escore dos EOMP em alunos do gênero masculino, do início para o final do curso, fato atribuído, no primeiro estudo, à metodologia do ABP.por
dc.description.abstractIntroduction: Medical schools, in general, have a curriculum focused on the biomedical aspects that favor the development of an authoritarian and disease-focused attitude at the end of the course. Studies have evaluated the student's attitude towards curricular changes that transform the clinical method. Objectives: Evaluate the attitude of medical students towards the patient: whether they show attitudes centered on the person or the illness and demonstrate tendencies of sharing of power and care, in a school that adopts the methodology of learning based on problems (PBL), after introducing the teaching of the person-centered clinical method in the skills training strategy. Methods: Student attitude was assessed using the EOMP scale, which measures individual preferences in aspects of the physician-patient relationship. The EOMP provides three types of scores: the total EOMP score (ETOT), a subscale that evaluates the ability to share decisions, power subscale (SEP), and another that assesses how much the professional believes that feelings, emotions and problems of the patient's personal life should be considered in the care planning process, the subscale of care (SEC). Participants were 1st, 3rd, 5th, 7th, 9th and 11th semester students of the 1st semester of 2017. The mean scores were compared using ANOVA. Results: The mean scores of EOMP for the whole sample of respondents were: ETOT of 4.53 (± 0.46), SEC 4.92 (± 0.46) and SEP 4.15 (± 0.67). ANOVA showed that there is no interaction between the student's period and the EOMP scores in relation to the doctor-patient relationship, however, there is a significant influence between gender and the course period and gender factors in the measurement of the scores. It was observed that the mean of the EOMP scores at the end of the course was higher among the male students in relation to the female gender. The analysis of conglomerates showed that there is a significant association between the scores and the fact that the student has a scholarship. The results resemble a previous study conducted at this school in 2008. Conclusion: The instructional changes in the teaching of the person-centered clinical method did not modify the pattern of evolution of PMPO. It is worth noting the gain in the EOMP score in male students, from the beginning to the end of the course, attributed fact, in the first study to the PBL methodology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-09T18:08:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mateus -.pdf: 2181994 bytes, checksum: 9a17162ed0fb6baf2118c3d2da3b8a16 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-10T19:37:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mateus -.pdf: 2181994 bytes, checksum: 9a17162ed0fb6baf2118c3d2da3b8a16 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2019-04-10T19:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mateus -.pdf: 2181994 bytes, checksum: 9a17162ed0fb6baf2118c3d2da3b8a16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T19:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mateus -.pdf: 2181994 bytes, checksum: 9a17162ed0fb6baf2118c3d2da3b8a16 (MD5) Previous issue date: 2018-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade José do Rosário Vellanopor
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFENASpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ensino em Saúdepor
dc.relation.referencesBATENBURG, V. et al. Are professional attitudes related to gender and medical specialty? Medical Education, Oxford, v. 33, n. 7, p. 489-493, 1999. BIBERG-SALUMAB, T. G. et al. Desenvolvimento e Avaliação de Competências Atitudinais no Contexto de Diferentes Metodologias para os Cursos de Medicina. Revista de Ensino Educação e Ciencias Humanas, Londrina, v. 19, n. 2, p. 181-185, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES n. 3. Brasília: CNE, 2014. BURACH, J. H. Teaching compassion and respect. Journal of General Internal Medicine [S.l.], v. 14, p. 49-55, 1999. DIEZ-GOÑI, N.; RODRIGUEZ-DIEZ, M. C. Por qué es importante la enseñanza de la empatía en el Grado de Medicina? Revista Clinica Espanhola, Barcelona, v. 217, n. 6, p. 332-335, Aug./Sept. 2017 DOLMANS, D. H. J. M. et al. Problem-based learning: future challenges for educational practice and research. Medical Education, Oxiford, v.39, p.732-41, 2005. ENGEL, G. L. The need for a new medical model: a challenge for biomedicine. Science New York, v. 196, p. 129–136, 1977. GALLAGHER, T J.; HARTUNG, P. J.; GREGORY, S. W. Assessment of measureof relational communication for doctor- patient interations. Elsevier Science Irland Ltd, [S.l.], v. 45, p. 211-218, 2001. HAFFERTY, F.W. Beyond curriculum reform. Confronting medicine´s hidden curriculum. Academic Medicine, [S.l.], v. 73, n. 4, p. 403-407, 1998. HAIDET, P. et al. Medical student attitudes toward the doctor–patient relationship. Medical Education, Oxford, v. 36, p. 568–574, 2002. KRUPAT, E.; HIAM, C. M.; FLEMING, M. Z.; FREEMAN, P. Patient--centeredness and its correlates among first year medical students. International Journal of Psychiatry in Clinical Practice, [S.l.], v. 29, n. 3, p. 347-56, 1999. KRUPAT, E. et al. The practice orientations of physicians and patients; the effect of doctor-patient congruence on satisfaction. Elsevier Science Irland Ltd [S.l.], v. 39, n. 1, p. 49-59, 2000. KURTZ, S. M.; SILVERMAN, J. D. The Calgary—Cambridge Referenced Observation Guides: an aid to defining the curriculum and organizing the teaching in communication training programmes. Medical Education, Oxford, v. 30, p. 83-89, 1996. LEE, K. H.; SEOW, A.; LUO, N.; KOH, D. Attitudes towards the doctor-patient relationship: a prospective study in an Asian medical school. Medical Education, Oxford, v. 42, n. 1, p. 1092-9, 2008. LOUREIRO, J. et al. Empatia na relação médico-doente. Acta médica portuguesa, Lisboa, v. 24, S. 2, p. 431-442, 2011 MOORE, M. What does patient-centred communication mean in Nepal? Medical Education, Oxford, v. 42, p. 18-26, 2008. NUNES, S. O. V. et al. O ensino de psiquiatria, habilidades de comunicação e atitudes no currículo integrado do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 32, n. 2, p. 210-6, 2008. PEIXOTO, J. M. Avaliação da atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente: comparação entre uma escola médica com modelo curricular do aprendizado baseado em problemas e outra com modelo curricular tradicional. 2009. 57f. Dissertação (Mestrado em Ciências Clínicas, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. PEIXOTO, J. M.; RIBEIRO, M. M. F.; AMARAL, C. F. S. Avaliação da atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente, no decorrer do curso Médico, em instituição de ensino com modelo curricular do Aprendizado Baseado em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 35, p. 229-236, 2011. PEREIRA, C. M. et al. Cross-Cultural validation of the Practitioner Orientation Scale (PPOS). Patient Education and Counseling, [S.l.], . v. 91, v. 1, p. 37-43, 2013. PEREIRA, C.M. Cross- Cultural validation of the Practitioner Orientation Scale (PPOS). Elsevier Science Irland Ltd, [S.l.], v. 91, p. 37-43, 2012. REZLER, A. G. Attitude changes during medical school: a review of the literature. Journal of Medical Education, Washington, v. 49, n. 11, p. 1023-30, 1974. RIBEIRO, M. M. F. Avaliação da atitude do estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, a respeito da relação médico-paciente, no decorrer do curso médico. 2006, 116f. Tese (Doutorado em Medicina) - Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. RIBEIRO, M. M. F.; AMARAL, C. F. S. Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 32, p. 90-97, 2008. ROTER, D. L.; HALL, J.; AOKI, Y. Physician gender effects in medical communication: a meta-analytic review. JAMA, [S.l.], v. 286, n. 6, p. 756-64, 2002. SHAW, W. S.; WOISZWILLO, M. J.; KRUPAT, E. Further validation of the Patient Orientation Scale (PPOS) from recorded visits for back pain. Patient Education and Counseling, [S.l.], v. 89, n. 2, p. 288-291, 2012. STEWART, M. Medicina Centrada na Pessoa: transformando o método clínico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 376p. TAQUETTE, S. R. et al. Situações eticamente conflituosas vivenciadas por estudantes de medicina. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 23-8, 2005. TSIMTSIOU, Z. et al. Medical students’ attitudes toward patient-centred care: a longitudinal survey. Medical Education, Oxford, v. 41, p. 146-53, 2007. WAHLQVIST, M. et al. Patient-centred attitudes among medical students: gender and work experience in health care make a difference. Medial Teacher, Dundee, v. 32, n. 4, p. e191-e198, 2010.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência Centrada no Paciente. Relação médico-paciente. Educação Médica. Atitude do Pessoal de Saúde.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação da atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente na Universidade José do Rosário Vellano de Belo Horizontepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Ensino em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mateus -.pdfDocumento principal2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.