Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/209
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Manual de treinamento em Inteligência Emocional |
Autor: | Tavela Júnior, José Sérgio |
Primeiro orientador: | Toledo Júnior, Antonio Carlos de Castro |
Primeiro membro da banca: | Moura, Eliane Perlatto |
Segundo membro da banca: | Osanan, Gabriel Costa |
Resumo: | A inteligência emocional (IE) pode ser compreendida como a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções próprias e de outras pessoas. Estudos mostram que pessoas com níveis mais alto de IE podem ter maior chance de sucesso na vida pessoal e profissional. Especificamente na Medicina, estudantes com maiores níveis de IE podem mostrar melhor desempenho acadêmico em comparação a estudantes com menor treinamento destas habilidades. A IE também pode influenciar a relação médico paciente e o estresse relacionado à prática profissional. Atualmente, a IE é considerada como conjunto de habilidades, que podem ser ensinados e aprimorados. O objetivo desse manual é descrever técnicas de treinamento de IE que possam ser utilizadas em cursos da área de saúde. Foram descritas as seguintes técnicas: mentalização, âncora, experiência referencial, aprendizagem baseada em casos, grupo Balint, portfólio reflexivo e role-play. |
Abstract: | Emotional intelligence (EI) can be understood as the ability to recognize and manage one's own and other people's emotions. Studies show that people with higher levels of IE have a higher chance of success in personal and professional life. Specifically in Medicine, students with higher levels of IE can demonstrate better academic performance compared to students with less training of these skills. EI can also influence the physician-patient relationship and the stress related to professional practice. Currently, IE is considered as a set of skills, which may be taught and improved. The objective of this manual is to describe IE training techniques that can be used in undergraduate health sciences courses. The following techniques were described: metallization, anchor, referential experience, case-based learning, Balint group, reflective portfolio and role-play. |
Palavras-chave: | Inteligência emocional. Capacitação. Competência clínica. Educação Médica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade José do Rosário Vellano |
Sigla da instituição: | UNIFENAS |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
Citação: | TAVELA JÚNIOR, José Sérgio. Manual de treinamento em Inteligência Emocional. 2018.37f. Dissertação( Programa de Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/209 |
Data de defesa: | 17-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Ensino em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação José Sérgio.pdf | Documento principal | 572,42 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.